A Nissan e-NV200 comprovou a sua autonomia de 301 km anunciados pela marca e superou as expectativas da Logic, demonstrando que um veículo 100% elétrico para percursos citadinos faz todo o sentido.
Em 3 meses, a Nissan e-NV200 ao serviço da Logic, percorreu mais de 10.000 km, efetuou 880 entregas, nas quais transportou mais de 22 toneladas de encomendas a clientes particulares e empresas.
[Mobilidade Elétrica] “é uma realidade tangível e que não há razões objetivas para alicerçar as desconfianças em relação à autonomia dos nossos veículos comerciais 100% elétricos.”Antonio Melica, Diretor-geral da Nissan em Portugal
Com as regras de emissões de CO2 cada vez mais apertadas e os crescentes anúncios de limitações futuras à entrada de veículos movidos a motores de combustão nos centros urbanos, a opção por um veículo comercial 100% elétrico faz todo o sentido. O teste da Nissan e-NV200 por parte da Logic permitiu realizar entregas em zonas de Lisboa, que seriam impossíveis com um veículo comercial a combustão (por exemplo nas zonas de Alfama, Mouraria ou Bairro Alto).
A utilização de um veículo 100% elétrico dentro de uma cidade traduz-se muitas vezes num receio para as empresas que pensam alterar as suas frotas para este meio de mobilidade, motivado pelo medo de falta de autonomia, contudo, este teste ajudou a desmistificar alguns preconceitos e provando que esta é uma resposta válida às questões que se levantam quanto ao futuro da mobilidade sustentável.
“este teste foi uma revelação a todos os níveis”
“Não só foi a primeira vez que utilizei um comercial elétrico nas minhas funções, como fiquei quase de imediato rendido às suas virtudes, em especial ao conforto e silêncio de funcionamento, mas também à mobilidade acrescida que oferece em ambiente urbano.”
“As dimensões compactas, aliadas à boa capacidade de carga, tornam a Nissan e-NV200 especialmente adaptada às entregas nas cidades. (…) E, para o tipo de entregas que fazemos (‘last mille’), a autonomia da e-NV200 é 100% viável, até porque a capacidade da Nissan de regenerar energia é incrível.”
“Sem dúvida que é o tipo de automóvel que gostaria de utilizar daqui para o futuro”
Jorge Lemos, colaborador da Logic e um dos condutores da viatura
Durante o teste da Nissan e-NV200 ao serviço da Logic, o veículo elétrico foi sujeito a condições de utilização real, não tendo sido feito qualquer ajuste ou poupança na carga a ser transportada, nem nos trajetos a cumprir, tal como no número de quilómetros a efetuar diariamente.
O carregamento da Nissan e-NV200 foi efetuado durante o período de inatividade noturna, à Wallbox nas instalações da empresa. Esta opção revelou ser suficiente para uma jornada inteira o que, em média, implicava cumprir 130 km e efetuar 16 entregas por dia na zona da Grande da Lisboa.
Durante o período de teste da e-NV200 não foi necessário efetuar nenhuma carga na rede pública de carregamento rápido, revelando que a ligação noturna à Wallbox era o suficiente.