Artigo de Henrique Sánchez, Presidente da UVE, no Notícias do Parque, jornal de distribuição gratuita no Parque das Nações com uma tiragem de 13.500 exemplares; sobre o desenvolvimento da Rede de Pública de Carregamento para os veículos elétricos, com mais de 70 pontos de carregamento em 20 localizações distintas (num só bairro!), com potências entre os 3.7 kW e os 22 kW em AC e os 50 kW em DC.
O Parque das Nações foi desde sempre um local pioneiro na instalação de Postos de Carregamento para Veículos Elétricos e provavelmente um dos bairros, não só de Lisboa, mas de todo o país, com maior índice de penetração dos veículos elétricos em Portugal, não só automóveis ligeiros de passageiros elétricos, mas também da mobilidade suave, bicicletas e trotinetes elétricas.
Passaram dez anos desde a instalação dos primeiros PCN – Posto de Carregamento Normal que permitiam o carregamento em AC a 3.7 kW, suficiente para os veículos elétricos existentes na altura, o Mitsubishi i-Miev, o Nissan Leaf e o Renault Fluence.
Hoje a realidade é bem distinta, depois de um período em que a mobilidade elétrica deixou de ser prioridade política, entre 2012 e 2015, a mobilidade elétrica voltou a ser prioridade nas políticas públicas, a Rede Pública de Carregamento que tinha estagnado começou a ser recuperada, os PCR – Posto de Carregamento Rápido, que permitem o carregamento em DC a 50 kW ou em DC a 50 kW e AC a 43 kW, dependendo do modelo, começaram a ser instalados e o Projeto Piloto da Mobi.E – a Entidade Gestora da Mobilidade Elétrica em Portugal – foi sendo gradualmente transferido, através da concessão a operadores privados, os OPC – Operador de Posto de Carregamento, e da entrada em mercado, com o início dos pagamentos dos carregamentos em novembro de 2018 nos carregamentos rápidos (de 50 kW a 100 kW em DC) e em abril de 2019 para os carregamentos normais (de 3.7 kW a 22 kW em AC).
No Parque das Nações temos provavelmente a maior concentração de carregadores pertencentes à Rede Pública de Carregamento para Veículos Elétricos, quer carregadores rápidos (PCR) quer carregadores normais (PCN), num só bairro, em todo o país.
Hoje a Mobilidade Elétrica é uma realidade no nosso bairro e o Parque das Nações é já um exemplo, a nível nacional, do que se pretende no futuro, não só temos uma diversidade de postos de carregamento instalados na via pública como foi inaugurada a primeira Estação de Carregamento Rápido para Veículos Elétricos com múltiplos carregadores (HUB) permitindo o carregamento de 12 veículos elétricos em simultâneo, através da instalação de 6 PCR de 50 kW em DC e 43 kW em AC que permitem, cada um deles, o carregamento simultâneo de um VE em DC a 50 kW e outro em AC a 43 kW, neste caso até 43 kW mas qualquer VE pode carregar a potências inferiores, de preferência entre os 11 kW e os 22 kW, onde se situam a maioria dos VE atualmente em comercialização em Portugal.
Além dos carregadores na via pública, existem também vários carregadores instalados em parques de estacionamento de zonas comerciais como sejam o Centro Comercial Vasco da Gama, com 4 carregadores normais de 22 kW em AC que permitem carregar o seu veículo elétrico enquanto faz as suas compras, vai a um cinema, a um restaurante ou ao supermercado, de uma forma cómoda, segura e eficiente, especialmente para aqueles que não o podem fazer nas suas próprias casas.
Temos provavelmente a maior concentração de carregadores pertencentes à Rede Pública de Carregamento para Veículos Elétricos, quer carregadores rápidos (PCR) quer carregadores normais (PCN), num só bairro, em todo o país.
Também no SuperCor, junto da rotunda dos Vice-reis, estão instalados carregadores normais de 22 kW, qualquer veículo elétrico pode carregar nestes postos às diferentes potências de 3.7 kW, 7.4 kW, 11 kW e 22 kW, apenas dependendo do carregador interno do próprio carro. Neste caso podem carregar em simultâneo 6 veículos elétricos, enquanto realiza as suas compras comodamente. Nunca se perde tempo pois enquanto fazemos as compras o nosso carro elétrico carrega.
No nosso bairro existem dezenas, eu diria centenas de carregadores domésticos privados e/ou particulares, quer em empresas e instituições, como seja o Campus de Justiça, quer nas garagens dos condomínios residenciais. Já visitei algumas dessas instalações, mas por razões óbvias, salvaguarda da privacidade dos seus proprietários, não serão mostradas fotografias não autorizadas.
Nas imagens, da direita para a esquerda:
(1) Dois Carregadores Rápido (50kW em DC) na Rua do Mar do Norte
(2) Dois Carregadores Rápidos (50 kW em DC e 43 kW em AC) na rotunda República da Colômbia
(3) 1ª Estação de Carregamento Rápido (HUB) inaugurada em Portugal
(4) Carregadores normais para 4 veículos elétricos no Centro Comercial Vasco da Gama
(5) Carregadores normais (22 kW) no Supercor, podem carregar 6 carros em simultâneo
O Parque das Nações é um exemplo de como a mobilidade elétrica se está a expandir em Portugal, sendo muito provavelmente o bairro com maior número de postos de carregamento para veículos elétricos em todo o país. De referir que a grande maioria destes postos permitem o carregamento simultâneo de 2 veículos elétricos, sendo que os das Ruas do Polo Norte e do Polo Sul permitem o carregamento simultâneo de 4 veículos elétricos.
Lista dos postos de carregamento da Rede Pública no Parque das Nações
Conheça todos os Postos de Carregamento Rápido, Super e Ultra Rápido em Portugal, a sua localização, operador, potência e disponibilidade em: https://www.uve.pt/page/postos-carregamento-rapido-portugal/
Num momento em que todos somos confrontados com os efeitos devastadores das alterações climáticas e da necessidade de mudarmos comportamentos, principalmente reduzirmos substancialmente o consumo de combustíveis fósseis, o Parque das Nações já permite condições para darmos esse passo, mesmo quem não tem possibilidades de o fazer em casa própria, através da Rede Pública de Carregamento para Veículos Elétricos.
É a Mobilidade Elétrica!
Henrique Sánchez
Presidente da UVE
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
É um dos melhores exemplos de que a mobilidade elétrica está aí, é o presente, é hoje, é agora, sendo a Rede Pública de Carregamento imprescindível para a mudança e a eletrificação do parque automóvel, a redução do consumo de combustíveis fósseis e a transição energética, indispensáveis no combate às alterações climáticas.