Foram entregues as primeiras 55 viaturas elétricas a 32 entidades durante a cerimónia
No dia 20 de fevereiro de 2018, no Terminal de Cruzeiros de Lisboa, decorreu a cerimónia da entrega das primeiras 55 viaturas elétricas do primeiro lote de 170.
Ao longo da tarde, os discursos da Diretora do Fundo Ambiental, do Ministro do Ambiente e do Primeiro Ministro tiveram um só fio condutor, com início nas alterações climáticas, passando pela obrigatória descarbonização dos transportes individuais e coletivos e terminando na distribuição das chaves de 55 carros elétricos pelas seguintes entidades da Administração Pública:
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O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, começou por desejar aos colegas presentes na cerimónia uma ótima condução quando saíssem do evento, referindo que veículos 100% elétricos eram 4.230 a circular em Portugal no final do ano passado, tendo sido vendidas 1.860 unidades 100% elétricas durante o ano de 2017. Frisou um aspeto importante no que já é vulgar no dia-a-dia de muitas famílias portuguesas: “com a autonomia que os carros já têm hoje, todas as viagens casa-trabalho em Portugal podem ser feitas em veículo elétrico com o carregamento durante a noite em casa de cada um”. Terminou o seu discurso com o compromisso de que vai ser possível rodar elétrico por todo o país e acrescentou: “Eu próprio, prometo que a partir de hoje passarei a ir ao Porto sempre de carro elétrico”.
O Primeiro Ministro, António Costa, não é um principiante nestas andanças. Deu o seu testemunho pessoal quando presidiu a autarquia de Lisboa e fez questão de relembrar o dia da sua tomada de posse a bordo de um Nissan Leaf azul, muito carismático. Há vários anos que se transporta na cidade de Lisboa em viatura elétrica, e afirmou que para além de ser bom para o ambiente, os VE são muito bons para a nossa tranquilidade, porque o carro elétrico acrescenta o enorme conforto do silêncio.
É uma ameaça para os pombos que não estão habituados a viaturas que não produzem ruído, mas para o condutor ou passageiro, é, para além do mais, um enorme sossego, por isso, aqueles que vão passar a circular em carro elétrico saberão que não só contribuem para o ambiente, mas contribuirão para a sua própria saúde.
A Diretora do Fundo Ambiental, Alexandra Carvalho, resumiu as várias etapas do programa ECO.mob – Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública. Programa este que tem por objetivo substituir os carros com motores térmicos por elétricos, sendo que, à data, conta com a adesão de todos os ministérios, está implementado de norte a sul incluindo as regiões autónomas, e Portugal está no caminho da descarbonização da Administração Pública.
O ECO.mob é um programa faseado e possuiu uma dotação global prevista de 23.588.900,00 €, onde se inclui a aquisição de veículos elétricos, a instalação dos respetivos pontos de carregamento e sistema de monitorização.
Entre 2015 e 2023 irão desenrolar-se as seguintes fases de implementação do programa:
Fase Piloto (2015-2019) |
30 VE |
880.000,00 € |
1.ª Fase (2017- 2021) |
170 VE |
5.548.900,00 € |
2.ª Fase (2018-2022) |
200 VE |
4.680.000,00 € |
3.ª Fase (2019-2023) |
800 VE |
12.480.000,00 € |
Na Fase Piloto (2015-2019), abriu-se um concurso dirigido às entidades da administração central e institutos públicos (apenas para o Ministério do Ambiente e Ministério das Finanças), tendo-se desenvolvido do modo seguinte:
- Foram usados 30 Peugeot iOn em regime AOV 4 anos (outubro 2015)
- Instalaram-se 25 pontos de carregamento (em 2016)
- 12 entidades beneficiárias
- 30 veículos abatidos (+10 anos)
- Os custos serão suportados pelo Fundo Ambiental
- Renda AOV veículos 608,85€ / mês / veículo, mais o sistema de monitorização, num total de 876.744,00 €
- Aquisição, instalação e operação de pontos de carregamento (1 ano) 63.166,00 €
Seguidamente, resumiu-se de modo inequívoco a mudança de paradigma do petróleo para a eletricidade.
A distância total percorrida pelas viaturas elétricas foi 233.813 km, tendo sido realizadas 38.599 viagens. Em termos de energia elétrica, o consumo médio de energia foi de 0,12 kWh/km, o que equivale a 12 kWh/100 km, ou ainda de um modo mais direto, a 2,28€/100km. Em termos económicos foram poupados 10.574,88€ e evitou-se a emissão local de 19.550 kg de CO2 para a atmosfera.
Desde 2017 que está a ser implementada a 1.ª Fase do ECO.mob, em que foi aberto um concurso dirigido a todas as entidades da administração central e institutos públicos. Neste universo concorreram 91 entidades para a futura atribuição de 337 viaturas. Para este concurso foi divulgado que:
- Foram selecionadas 52 entidades e distribuídos 170 veículos (152 Renault Zoe e 18 Nissan Leaf)
- Financiamento de pontos de carregamento
- Até 5.000 € / ponto abastecido por energia convencional
- Até 10.000 € / ponto abastecido por energia renovável
- Os custos serão suportados pelo Fundo Ambiental (valores aproximados)
- Renda AOV veículos 350 € / mês / veículo (incluindo sistema de monitorização), num total de 2,9 M€
- Pontos de carregamento (valor estimado) – 950.000,00 €
Entre março e maio de 2018 serão entregues as restantes 115 viaturas elétricas e o ECO.mob tem como objetivo substituir 1.200 veículos da Administração Pública.
A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos congratula a primeira entrega de distribuição de Veículos Elétricos e espera que a utilização diária de todas estas viaturas tenha um efeito de propagação por toda a sociedade das vantagens de usar um VE através da divulgação dessas experiências.