Com o fecho de mais um ano civil, é-nos possível analisar o desenvolvimento do parque de veículos elétricos em Portugal, por categoria e tipo de veículo, desde 2010 até 2024. Em termos de variação homóloga, os veículos 100% elétricos novos registaram um aumento de 10,6% e os importados usados registaram um aumento de 83,4%. No total, o parque de veículos 100% elétricos em Portugal conta com mais 60.720 veículos matriculados em 2024, que significa um aumento de 22,3%, em relação ao ano passado.
Todos os meses, a UVE analisa o número de veículos novos e importados usados matriculados em Portugal, tendo como fonte os números publicados pela ACAP, considerando os veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle).
O ano de 2024 terminou com uma sucessão de recordes de vendas de veículos elétricos em Portugal, nos últimos quatro meses: em setembro atingimos um marco histórico com os veículos 100% elétricos a serem os mais vendidos na categoria de ligeiros de passageiros; em outubro alcançámos um novo recorde mensal de veículos elétricos matriculados em Portugal, que foi sucessivamente ultrapassado em novembro e em dezembro.
O mês de dezembro de 2024 foi o melhor mês de sempre para as vendas de veículos elétricos em que, pela 1ª vez, foram registados mais de 10.000 veículos elétricos (BEV e PHEV) num só mês em Portugal!
Todos os artigos UVE sobre as vendas mensais e anuais, podem ser consultados aqui.
Vendas e Parque de Veículos Elétricos em Portugal
Vendas
2024 | jan | fev | mar | abr | mai | jun | jul | ago | set | out | nov | dez |
BEV | 3830 | 4601 | 5038 | 4407 | 4572 | 5351 | 4944 | 3884 | 5562 | 5521 | 5951 | 7059 |
PHEV | 2655 | 2928 | 3123 | 2803 | 3252 | 2953 | 3162 | 2518 | 2972 | 3642 | 3657 | 3383 |
TOTAL | 6485 | 7529 | 8161 | 7210 | 7824 | 8304 | 8106 | 6402 | 8534 | 9163 | 9608 | 10442 |
Legenda:
BEV – Battery Electric Vehicle = Veículo 100% Elétrico; PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle = veículo híbrido plug-in
Veículos novos e importados usados matriculados em Portugal, de todas as categorias de veículos ligeiros e pesados.
Fonte: ACAP
Parque
2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 | |
BEV | 950 | 1303 | 1594 | 2055 | 2459 | 3411 | 4838 | 8005 | 14391 | 22834 | 33749 | 52292 | 80271 | 129929 | 190649 |
PHEV | 36 | 39 | 69 | 99 | 215 | 687 | 1781 | 4590 | 9675 | 17368 | 31007 | 48011 | 66037 | 97741 | 134789 |
TOTAL | 986 | 1342 | 1663 | 2154 | 2674 | 4098 | 6619 | 12595 | 24066 | 40202 | 64756 | 100303 | 146308 | 227670 | 325438 |
Legenda:
BEV – Battery Electric Vehicle = Veículo 100% Elétrico; PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle = veículo híbrido plug-in
Veículos novos matriculados e importados usados, de todas as categorias de veículos ligeiros e pesados.
Valores de 2010 a 2022: Parque de veículos segundo valores publicados pelo IMT; Valores de 2023 a 2024: corresponde à soma do parque de veículos segundo o IMT e veículos matriculados novos e importados usados, segundo a ACAP.
Evolução do Parque de Veículos Elétricos | 2010-2024
A trajetória inicial da comercialização de veículos elétricos, iniciada em 2010, revela a prevalência inicial dos ciclomotores, motociclos, quadriciclos e triciclos elétricos, que basicamente reflete a oferta existente no mercado na altura: oferta muito reduzida de veículos ligeiros de passageiros e quase nula no caso dos ligeiros de mercadorias. Entretanto, com a popularização e produção em massa dos primeiros modelos de veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos e híbridos plug-in, essa tendência evoluiu rapidamente ao longo dos anos seguintes, impulsionada também pelas alterações políticas que re-introduziram os incentivos de aquisição de veículos elétricos em 2015 – ano em que se nota um salto significativo no número de veículos elétricos, ligeiros de passageiros.
No final de 2024, o parque em circulação de veículos elétricos – considerando os veículos 100% elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV) – de todas as categorias, era de 325.4381 veículos, um número deveras impressionante e que reflete a perceção do aumento de veículos elétricos que vemos em circulação nas estradas.
No final de 2024, existiam em circulação 190.6491 veículos 100% elétricos em Portugal, das mais variadas categorias. Um valor que rapidamente atingirá os 200.000 veículos ainda no primeiro trimestre de 2025 – considerando a manutenção da tendência do número de veículos novos e importados usados matriculados todos os meses em Portugal.
- Valor obtido segundo os valores apresentados pelo IMT de 2010 a 2022 nos Anuários Estatísticos da Mobilidade e Transportes (segundo as matrículas registadas anualmente) acrescido do número de veículos novos e importados usados matriculados em Portugal, em 2023 e 2024, segundo a ACAP. A este valor total será necessário retirar os veículos fora de circulação por abate ou exportação, dados que não possuímos.
O que há 10 anos era algo que deixava muitas pessoas admiradas – e até de alguma forma perplexas -, ao ver um veículo silencioso, sem emissões, a circular numa estrada é hoje algo cada vez mais comum e brevemente será a norma. Não são somente os números que apontam para tal, basta ficar atento à publicidade a novos modelos e marcas de veículos – sejam motas, automóveis, pesados, etc. – e a tendência das grandes marcas automóveis em electrificar os modelos que comercializam ou até em criar de raiz novos modelos exclusivamente elétricos; tal como as empresas que gradualmente electrificaram as suas frotas comerciais – muitas inicialmente optaram apenas por híbridos plug-in, mas rapidamente passaram a optar pelos veículos 100% elétricos.
O caminho, no entanto, apresenta ainda vários desafios que precisamos superar para que a adoção dos veículos elétricos seja um processo simples para todos. O crescimento da rede pública de carregamento e a simplificação de utilização da mesma são os aspetos fundamentais que permitirão desmistificar os dois maiores pontos de resistência para adoção de Veículos Elétricos: “não existem postos onde carregar” e “é muito caro e complicado carregar nos postos“.
Vários trabalhos e estudos foram desenvolvidos pela UVE que apresentam soluções viáveis para melhorar o sistema existente, de forma a adaptar-se às necessidades dos utilizadores. Como por exemplo, o Grupo de Trabalho UVE / CEiiA, Novo Modelo da Mobilidade Elétrica, Simplificar o Tarifário da Rede Pública de Carregamento, Manifesto UVE – O Estado da Rede de Carregamento (2019), etc. Adicionalmente, a UVE apresenta, todos os anos, propostas para o Orçamento do Estado na área da Mobilidade Elétrica e participa em várias consultas públicas, sempre com os direitos dos utilizadores em vista com o objetivo de apoiar o crescimento da Mobilidade Elétrica em Portugal.
A UVE acompanha e fomenta este percurso da electrificação da mobilidade há quase 10 anos e o que sempre afirmámos e defendemos verifica-se hoje com o crescimento constante do parque de veículos elétricos e com uma maior consciencialização dos cidadãos para com as questões relativas à sustentabilidade e mitigação dos efeitos das alterações climáticas.
Recordamos uma afirmação recorrente nos nossos artigos, que nunca é demais reforçar:
A Mobilidade Elétrica representa um ponto essencial na mudança dos nossos hábitos e, embora não seja a única área que vá trazer a mudança completa e absoluta a todos os níveis da sociedade que necessitam de ser reformulados para caminharmos em direção a um futuro mais sustentável, reserva em si o potencial que permitirá alcançar esse futuro.
E, como sempre: O Futuro é Elétrico!