A ChargeGuru, um dos parceiros da UVE, desenvolveu uma análise de consumo de energia dos Utilizadores de Veículos Elétricos e identificou as motivações que levam muitos a optar pelo carregamento em casa. A UVE, enquanto Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, partilha, agora, a informação disponibilizada neste artigo de investigação.
![](https://www.uve.pt/page/wp-content/uploads/2023/01/ChargeGuru-study1.jpeg)
Em junho de 2022, o Parlamento Europeu apoiou a proposta da Comissão Europeia para proibir a venda de veículos automóveis de passageiros e comerciais ligeiros novos movidos a gasolina e gasóleo até 2035. Atualmente, a maioria dos fabricantes já oferecem modelos 100% elétricos e o volume de instalações de carregadores tem vindo a aumentar. Além disso, as vendas de veículos elétricos aumentaram 10 vezes na Europa apenas nos últimos 5 anos; com mais de 2,2 milhões de veículos elétricos vendidos em 2021, o que equivale a mais de 15% de todos os veículos novos vendidos na Europa. Em Portugal é igualmente notável o crescimento das vendas e do parque automóvel de veículos elétricos, tal como explicita o artigo da UVE, “Recorde de Vendas de Veículos Elétricos em dezembro e em 2022”.
A mudança para um veículo elétrico é cada vez mais considerada, mas traz algumas novidades técnicas e hábitos para o utilizador que, se ainda sem experiência, se interroga sobre a melhor forma de carregar o seu veículo de modo a obter maior eficiência e poupança.
Será mesmo possível ligar e carregar o meu carro elétrico em casa durante a noite de maneira tão fácil como faço com o meu smartphone?
Para responder com dados da vida real, a ChargeGuru, especialista europeu em soluções de carregamento, realizou um estudo durante um ano em 67 residências que instalaram um ponto de carregamento doméstico com a empresa, graças ao algoritmo e metodologias desenvolvidas pela sua equipa de I&D. Através de um processo de recolha sistemática de dados dos contadores domésticos inteligentes, foram abordados dois objetivos neste estudo: a evolução do consumo de eletricidade e os hábitos de carregamento em casa.
As oito principais conclusões deste estudo da ChargeGuru foram as seguintes:
![](https://www.uve.pt/page/wp-content/uploads/2023/01/ChargeGuru-study2-1.jpeg)
![](https://www.uve.pt/page/wp-content/uploads/2023/01/ChargeGuru-study3-1.jpeg)
1 – Ao carregar em casa, a gestão dinâmica de carregamento oferecida pelo carregador evita cortes de energia. Sem esta característica inteligente podem ocorrer cortes de energia em 40% do tempo durante o carregamento.
2 – É possível realizar um carregamento rápido em casa: dos utilizadores estudados, 85% instalaram um carregador de 7 kW em casa, o que permite carregar até 40 km de autonomia por hora.
![](https://www.uve.pt/page/wp-content/uploads/2023/01/ChargeGuru-study4.jpeg)
3 – Em média, o carregamento doméstico foi utilizado para viajar 300 km por semana. Alguns utilizadores domésticos carregam o suficiente para viajar mais de 1000 km por semana. Assim, é perfeitamente possível carregar o seu veículo elétrico em casa, mesmo quando este é utilizado como carro principal da família ou mesmo como veículo de empresa.
![](https://www.uve.pt/page/wp-content/uploads/2023/01/ChargeGuru-study5-1.jpeg)
![](https://www.uve.pt/page/wp-content/uploads/2023/01/ChargeGuru-study6-1.jpeg)
4 – Em geral, observou-se um aumento de 21% do consumo total de energia da habitação. Em média, estes utilizadores carregaram 50 kWh por semana, o que resultou num aumento de 30 a 40€ por mês na fatura da luz.
5 – Quando carregam em casa, geralmente as sessões de carregamento são curtas: em média duraram cerca de 3 horas e raramente mais de 5 horas.
![](https://www.uve.pt/page/wp-content/uploads/2023/01/ChargeGuru-study7-1.jpeg)
![](https://www.uve.pt/page/wp-content/uploads/2023/01/ChargeGuru-study8-1.jpeg)
6 – 57% dos utilizadores conectam o seu VE apenas quando a bateria está descarregada, outros 43% sempre que estacionaram.
7 – A maioria dos utilizadores preferiram carregar durante a noite: dois terços das sessões de carregamento ocorreram entre as 19 horas e as 6 horas do dia seguinte.
![](https://www.uve.pt/page/wp-content/uploads/2023/01/ChargeGuru-study9.jpeg)
8 – Foram identificados 3 perfis de carregamento: zen, eco e confort. Cada perfil apresenta diferentes hábitos e necessidades. Os utilizadores são livres de carregar em casa como querem: o carregamento doméstico não é uma limitação.
Para aceder ao estudo completo, consulte o ficheiro abaixo. O conteúdo deste ficheiro é da autoria da ChargeGuru e encontra-se disponível em inglês.
![](https://www.uve.pt/page/wp-content/uploads/2019/08/UVE_site_Separador_folhas-1024x50.jpg)
Artigos relacionados
![](https://www.uve.pt/page/wp-content/uploads/2022/02/UVE-Blueauto_Capa-02-2022-01-1024x538.jpg)
Vou comprar um carro elétrico! Onde carregar? Como carregar?
Artigo publicado na revista Blueauto nº 52, de fevereiro de 2022.
![](https://www.uve.pt/page/wp-content/uploads/2023/01/2022-12_Quanto-Custa-Percorrer-100km-VE-1024x486.jpg)
Quanto custa percorrer 100 km com um veículo 100% elétrico?
Comparação entre veículos automóveis 100% elétricos e veículos automóveis com motores de combustão interna (gasolina e gasóleo). Estes valores são atualizados mensalemente.