Já estão instalados os primeiros carregadores da Efacec para veículos eléctricos com 350 kW, os mais potentes do mundo. Destinam-se a carros, camiões e pick-ups, mas não os Tesla. Saiba porquê.
A nova gama de carregadores de alta tensão da Efacec, denominada HV (de High Voltage), começou já a ser instalada no terreno, compreendendo potências de 50, 160, 175 e 350 kW, de forma a cobrir as futuras necessidades do mercado.
A diferença face aos carregadores de carga rápida já conhecidos (como os recentemente fornecidos às áreas de serviço das auto-estradas nacionais), conhecidos como QC (de Quick Charging), capazes de fornecer uma tensão entre 400 e 500 volts, reside na maior tensão que os novos HV podem atingir (um máximo de 1.000 volts), o que lhes garante uma potência superior.
Entre os novos sistema de carga, destaque para o carregador HV175, capaz de fornecer uma tensão nominal acima de 920 volts, e uma corrente máxima de 350 amperes, quando combinando duas unidades, que acabam por formar o HV350. Este supercarregador está especialmente dedicado a veículos com baterias de grande capacidade, e é o primeiro do mundo no seu género a chegar ao mercado. Há muitos fornecedores deste tipo de equipamentos que estão a desenvolver soluções igualmente potentes, mas a empresa portuguesa foi a primeira a conseguir construí-los em série e a fornecê-los ao mercado.
Mais informação: Observador