A empresa Solarrolla, de Ashland, Oregon (Estados Unidos da América) converte carrinhas VW, de combustão, para eletrossolares.
Com principal foco em carrinhas VW, a Solarrolla tem como conceito a criação de veículos de lazer em família, possibilitando assim viajar em silêncio, pela natureza, com o mínimo de impacto, movido a energia solar.
A carrinha Volkswagen é um excelente veículo para a conversão eletrossolar, devido à área de superfície do teto, permitindo a instalação de uma área maior com painel fotovoltaico.
A empresa apresenta dois modelos de carrinhas Volkswagen convertidas:
- Solar Electric VW Bus
- Redfoo’s Electric VW Bus
Os veículos Solarrolla possibilitam também o carregamento da bateria na rede, para maior comodidade ou caso as condições atmosféricas não permitam a utilização dos painéis fotovoltaicos para carregamento.
Solar Electric VW Bus
A empresa criou ainda um sistema em que se pode inclinar os painéis, para a máxima exposição solar. Na cabine principal, o VW tem espaço para o funcionamento de uma cozinha, com mesa e outras necessidades para acampar e viver em comodidade durante a viagem.
Para mais informação sobre a conversão de carrinhas VW, pode aceder ao site da Solarrolla, dedicado a este modelo.
Redfoos’s Electric VW Bus
Na primavera de 2019, a Solarrolla completou a conversão de uma carrinha VW, para um veículo totalmente elétrico e com alimentação solar. A conversão foi feita a pedido de um cantor/compositor dos EUA, Redfoo.
Este veículo é impulsionado por um motor elétrico, dos mais eficientes do mercado. O NetGain Hyper9HV pode providenciar até 94% de eficiência de conversão elétrica para mecânica.
Esta carrinha é incomparável, com quase 3 kW de potência solar entre o telhado e os dois toldos solares que deslizam lateralmente (semelhante ao modelo eStar desenvolvido pela Solarrolla).
A carrinha Redfoo’s tem 7 módulos de bateria Tesla Model S, 5,3 kWh para um total de 37,5 kWh, o que equivale a cerca de 160 quilómetros de autonomia.
Esta carrinha VW era originalmente um veículo de transporte de carga, mas foi convertida para incorporar uma cozinha equipada, sofá (que se transforma em cama) e espaço para dormir no topo da carrinha.
Navistar International eStar
A Solarrolla tem também disponível um modelo de maiores dimensões, a Navistar International eStar. Este modelo foi produzido pela primeira vez em 2011 por uma colaboração da empresa Navistar International e a Modec.
Concebidos como veículos de carga, 100% elétricos, foram produzidos com a ajuda de uma concessão do Departamento de Energia dos EUA. Contudo, em 2013 foram descontinuados como parte de um plano de reestruturação das empresas envolvidas, para focar na produtividade das mesmas.
A conversão dos modelos eStar é mais simples, pois já é, de origem, um veículo 100% elétrico. Contudo, visto que é um modelo descontinuado, a disponibilidade é mais limitada, em comparação aos modelos VW convertidos, que a Solarrolla disponibiliza.
Em junho de 2018, a Solarrola converteu o seu primeiro eStar, e preparou o mesmo para a viagem “Route Del Sol” a ser efetuada por Joel Gregory Hayes, em que percorreu a estrada Pan-Americana do Alasca até à Argentina, totalmente com a energia recolhida do sol.
Para maximizar a autonomia do eStar, foi adicionada uma bateria secundária para que este veículo possa percorrer até 320 km (200 milhas) com um só carregamento.
Também pode assistir à reportagem sobre a Solarrolla, no programa Now You Know, onde pode conhecer a evolução da empresa, os desafios que enfrentaram e as inovações que implementaram desde a criação do projecto:
Para mais informação sobre a Solarrolla, pode aceder ao site da empresa, página de Facebook, Instagram, Twitter ou canal de Youtube.