Artigo de opinião, de Henrique Sánchez, Presidente da UVE, publicado na Revista Valor Magazine n.º 37, de agosto de 2023, sobre a Mobilidade Elétrica Urbana e Sustentabilidade.
Henrique Sánchez
Presidente da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
Em 2011 foram vendidos, em Portugal, os primeiros automóveis ligeiros de passageiros 100% elétricos. Foi o início de uma nova era.
Em Portugal, a mobilidade elétrica teve um crescimento residual até 2016, uma aceleração entre 2016 e 2019 e uma forte aceleração a partir de 2020 até aos nossos dias, colocando Portugal num lugar de destaque na Europa e no Mundo, no que diz respeito à adoção dos veículos elétricos.
Nas cidades e nas grandes áreas metropolitanas não é suficiente substituir todos os veículos com motores de combustão interna – altamente poluidores -, por veículos 100% elétricos. Temos de ir mais longe.
Esta substituição iria reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) e a poluição sonora – o ruído. No entanto, não resolveria dois importantes problemas com que nos debatemos nas nossas cidades: a ocupação do espaço público de superfície e a mobilidade nestas áreas urbanas. Para tal é urgente reduzir a utilização do automóvel particular, promover os transportes públicos de passageiros, de preferência elétricos, acelerar a adoção dos meios de mobilidade suave, trotinetes elétricas, bicicletas convencionais e elétricas, bicicletas de carga elétricas, triciclos e quadriciclos elétricos, criando uma rede de ciclovias e de vias partilhadas entre estes veículos suaves e os veículos ligeiros e pesados, de forma a garantir a segurança de todos.
A inversão da Pirâmide da Mobilidade é absolutamente urgente. Deve ser a prioridade de todos os governantes, desde a Administração Central às diversas Administrações Locais. Todos devemos participar nesta tarefa, por mais gigantesca que nos possa parecer, para o bem das atuais e das futuras gerações.
A cidade de Évora é um exemplo para todos os municípios de Portugal. A totalidade da sua frota de transportes coletivos urbanos de passageiros é composta por 23 autocarros elétricos, com duas tipologias de carroçaria. Felicitar a concessionária TREVO pela iniciativa. Évora passará, assim, a ser um exemplo para todos os municípios. Transportes públicos modernos, muito eficientes, não poluentes, agradáveis de conduzir e muito mais agradáveis de utilizar pelos cidadãos, além de ajudarem a preservar o património arquitetónico de Évora.
Os autocarros elétricos em testes. Início da operação dia 1 de agosto de 2023.
Tem sido um dos vetores de atuação da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos – UVE, divulgar a mobilidade elétrica em geral, os veículos elétricos, dando especial atenção aos autocarros elétricos de passageiros e aos veículos ligeiros e pesados de mercadorias, aos carregadores domésticos, às Redes de Carregamento, promovendo a simplificação da utilização dos carregadores da Rede Pública e particularmente combater a falta de informação de algo que é novo, disruptivo e essencial para a mitigação das graves consequências que as alterações climáticas já hoje provocam nas atividades dos humanos.
Qual o estado de desenvolvimento da Mobilidade Elétrica hoje?
As vendas de veículos elétricos (VE) têm batido sucessivos recordes, mês após mês, ano após ano, e em junho de 2023 foi batido o recorde absoluto de vendas, com um total de 7.316 veículos elétricos novos e importados usados vendidos em Portugal, considerando todas as categorias de veículos elétricos.
Já estão instaladas e a operar as primeiras Estações de Carregamento com múltiplos carregadores – os chamados HUB da mobilidade elétrica -, que permitem o carregamento simultâneo de vários veículos elétricos.
A superioridade do motor elétrico, em termos de eficiência energética, quando comparado com os motores de combustão interna, só por si, já seria uma razão para a adoção de um veículo elétrico. Se lhe adicionarmos os muito reduzidos custos de operação, o preço mais reduzido da eletricidade em relação aos combustíveis fósseis, a não emissão local de gases com efeito de estufa, e no caso de Portugal, o facto de mais de 60% de toda a eletricidade consumida no país ser de origem renovável, a opção por um veículo elétrico não só é vantajosa para o ambiente e para as futuras gerações como é também a opção economicamente mais vantajosa. O nosso bolso também agradece!
Artigo redigido a 25 de julho de 2023
Henrique Sánchez, Presidente do Conselho Diretivo da UVE
Valor Magazine n.º 37, agosto 2023