Mobilidade Elétrica Urbana e Sustentabilidade

Artigo de opinião, de Henrique Sánchez, Presidente da UVE, publicado na Revista Valor Magazine n.º 37, de agosto de 2023, sobre a Mobilidade Elétrica Urbana e Sustentabilidade.


Henrique Sánchez
Presidente da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos


Em 2011 foram vendidos, em Portugal, os primeiros automóveis ligeiros de passageiros 100% elétricos. Foi o início de uma nova era.

Em Portugal, a mobilidade elétrica teve um crescimento residual até 2016, uma aceleração entre 2016 e 2019 e uma forte aceleração a partir de 2020 até aos nossos dias, colocando Portugal num lugar de destaque na Europa e no Mundo, no que diz respeito à adoção dos veículos elétricos.


Nas cidades e nas grandes áreas metropolitanas não é suficiente substituir todos os veículos com motores de combustão interna – altamente poluidores -, por veículos 100% elétricos. Temos de ir mais longe.

Esta substituição iria reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) e a poluição sonora – o ruído. No entanto, não resolveria dois importantes problemas com que nos debatemos nas nossas cidades: a ocupação do espaço público de superfície e a mobilidade nestas áreas urbanas. Para tal é urgente reduzir a utilização do automóvel particular, promover os transportes públicos de passageiros, de preferência elétricos, acelerar a adoção dos meios de mobilidade suave, trotinetes elétricas, bicicletas convencionais e elétricas, bicicletas de carga elétricas, triciclos e quadriciclos elétricos, criando uma rede de ciclovias e de vias partilhadas entre estes veículos suaves e os veículos ligeiros e pesados, de forma a garantir a segurança de todos.

A inversão da Pirâmide da Mobilidade é absolutamente urgente. Deve ser a prioridade de todos os governantes, desde a Administração Central às diversas Administrações Locais. Todos devemos participar nesta tarefa, por mais gigantesca que nos possa parecer, para o bem das atuais e das futuras gerações.

A cidade de Évora é um exemplo para todos os municípios de Portugal. A totalidade da sua frota de transportes coletivos urbanos de passageiros é composta por 23 autocarros elétricos, com duas tipologias de carroçaria. Felicitar a concessionária TREVO pela iniciativa. Évora passará, assim, a ser um exemplo para todos os municípios. Transportes públicos modernos, muito eficientes, não poluentes, agradáveis de conduzir e muito mais agradáveis de utilizar pelos cidadãos, além de ajudarem a preservar o património arquitetónico de Évora.

Os autocarros elétricos em testes. Início da operação dia 1 de agosto de 2023.


Tem sido um dos vetores de atuação da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos – UVE, divulgar a mobilidade elétrica em geral, os veículos elétricos, dando especial atenção aos autocarros elétricos de passageiros e aos veículos ligeiros e pesados de mercadorias, aos carregadores domésticos, às Redes de Carregamento, promovendo a simplificação da utilização dos carregadores da Rede Pública e particularmente combater a falta de informação de algo que é novo, disruptivo e essencial para a mitigação das graves consequências que as alterações climáticas já hoje provocam nas atividades dos humanos.


As vendas de veículos elétricos (VE) têm batido sucessivos recordes, mês após mês, ano após ano, e em junho de 2023 foi batido o recorde absoluto de vendas, com um total de 7.316 veículos elétricos novos e importados usados vendidos em Portugal, considerando todas as categorias de veículos elétricos.

Já estão instaladas e a operar as primeiras Estações de Carregamento com múltiplos carregadores – os chamados HUB da mobilidade elétrica -, que permitem o carregamento simultâneo de vários veículos elétricos.

A superioridade do motor elétrico, em termos de eficiência energética, quando comparado com os motores de combustão interna, só por si, já seria uma razão para a adoção de um veículo elétrico. Se lhe adicionarmos os muito reduzidos custos de operação, o preço mais reduzido da eletricidade em relação aos combustíveis fósseis, a não emissão local de gases com efeito de estufa, e no caso de Portugal, o facto de mais de 60% de toda a eletricidade consumida no país ser de origem renovável, a opção por um veículo elétrico não só é vantajosa para o ambiente e para as futuras gerações como é também a opção economicamente mais vantajosa. O nosso bolso também agradece!

Artigo redigido a 25 de julho de 2023
Henrique Sánchez, Presidente do Conselho Diretivo da UVE

Valor Magazine n.º 37, agosto 2023