Elétrico vs Combustão

Comparamos os dois tipos de motorização: o Veículo Elétrico (VE) e o Veículo a Combustão Interna (VCI), a nível de desempenho, manutenção e impacto ambiental.

A desinformação e as dúvidas levantadas pela poluição global causada pelos Veículos Elétricos, por comparação com os veículos com motor de combustão interna, são constantes. Recentemente, pelo canal de YouTube GasTroll, surgiu um trabalho bastante completo que analisa esta comparação. A UVE procedeu à tradução do vídeo para português!

Foi importante para a UVE fazer a tradução do vídeo para português, mas mais do que a simples tradução, foi fundamental adaptar os números à Europa e, particularmente, à realidade portuguesa. A versão em português produzida pela UVE teve validação por parte dos autores da versão original.

No vídeo supra referido, é feita apenas a comparação do impacto de produção de eletricidade vs. produção de combustível, os veículos elétricos têm mais aspetos que são importantes comparar com os veículos a combustão:

Desempenho

Potência máxima disponível imediatamente na aceleraçãoProgressão da aceleração através da caixa de velocidades
Silêncio durante a conduçãoBarulho constante do funcionamento do motor

Manutenção

Um Veículo Elétrico tem cerca de 1% de peças móveis comparado com um veículo a combustão.

Sem óleosÓleo do Motor
Substituição a cada 10.000 km
Poupança de travões e pneus
(devido à travagem regenerativa com o motor, os travões e pneus são bastante poupados)
Substituição de pastilhas de travão (em média a cada 60.000 km) e pneus (em média 40.000 km)
Sem velasVelas do Motor
Substituição, em média, aos 50.000 km
Sem Líquido de RefrigeraçãoLíquido de Refrigeração
Substituição a cada 2 anos ou 30.000 km
Custo médio da manutenção anual
50 €
Custo médio da manutenção anual
180 €

Impacto Ambiental

Sem emissões de gases poluentes
0 g/km de CO2
Emissão dos seguintes gases pelo funcionamento do motor a Combustão:
Dióxido de Carbono (CO2)
– a partir de 95 g/km de CO2
Monóxido de carbono (CO)
Hidrocarbonetos (HC)
Dióxido de Enxofre (SO2)
Aldeídos (CHO)
Óxido de Nitrogénio (NOx)
Mais de 60% da energia elétrica produzida em Portugal provêm de Fontes Renováveis
(fonte: APREN)
Se optar por efetuar os Carregamentos durante a noite permite utilizar a energia produzida pelas centrais eólicas, que de outra forma seria desperdiçada na rede.
Dependente de combustíveis fósseis provenientes da prospeção de petróleo.
Para além da prospeção, é necessário o transporte da matéria prima para refinarias e para as estações de abastecimento.
Baterias do Veículo Elétrico podem durar até 30 anos antes de serem enviadas para reciclagem, recuperando até 95% da matéria primaAbate do veículo, com reciclagem muito reduzida dos componentes
Não emite ruído
Contribui para a diminuição da poluição sonora nas cidades
Ruído do motor
Contribui para o aumento da poluição sonora nas cidades

Saiba mais: