O número de veículos eléctricos vendidos no país no primeiro trimestre de 2015 igualou a totalidade destes carros comercializados em 2014.
Entre 2011 e o final do ano passado não houve qualquer incentivo a esta prática, mas em 2015 a situação mudou. A Reforma da Fiscalidade Verde lançada pelo Governo passou a prever um incentivo ao abate dos veículos de combustão com mais de 10 anos, dando 4.500 euros para a compra de um veículo eléctrico (VE). E marcas como a BMW ou a Renault começaram a oferecer um desconto com o mesmo valor.
A implementação dos VE’s em Portugal começou em 2010, quando o Governo de José Sócrates lançou um plano ambicioso sobre a mobilidade eléctrica chamado Mobi-E. Foram dados incentivos fiscais a quem adquirisse este tipo de veículos: 5.000 euros e isenção de pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC).
O primeiro posto de carga rápida (PCR) da Europa foi inaugurado na A5 ainda em 2010. A euforia era tal que a Nissan, um dos maiores players na área da mobilidade eléctrica, escolheu o Portugal para lançar o modelo ‘Leaf’.
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