Vendas de automóveis ligeiros de passageiros em 2020 por tipo de energia

Artigo publicado na edição nº40 da revista Blueauto de fevereiro de 2021, sobre as vendas de Veículos Elétricos em Portugal, em 2020, por tipo de energia.


Henrique Sánchez
Presidente da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
Artigo Mensal de Opinião da Revista Blueauto


Os dados das vendas de automóveis ligeiros de passageiros que são publicados mensal e anualmente têm registado fortes quedas nas vendas dos veículos com motores de combustão interna (VCIVeículos com motor de Combustão Interna) e o registo de subidas significativas nas vendas dos veículos elétricos (VEVeículos Elétricos).

Estas duas grandes categorias de veículos contemplam diversas outras sub-categorias. Para a análise dos valores das vendas dos automóveis ligeiros de passageiros por tipo de energia e para melhor evidenciar a crescente alteração da tendência de compra e utilização de veículos movidos a energias alternativas em detrimento das vendas de veículos movidos a combustíveis fósseis, considero as seguintes tipologias de motorização:

  • Gasolina
  • Gasóleo
  • Elétrico (100%) (BEVBattery Electric Vehicle)
  • Elétrico Híbrido Plug-in (PHEVPlug-in Hybrid Electric Vehicle)
  • Híbrido Elétrico (HEVHybrid Electric Vehicle)
  • Híbrido Não Elétrico
  • GNC/GNL

Em dezembro de 2020, as vendas dos Veículos Elétricos aumentaram 135.6% face ao mês homólogo e no total do ano de 2020 registaram um crescimento de 55.3%. Os veículos com motores de combustão interna, também em 2020, registaram uma queda de 40.6%. Numa análise por tipo de energia, a venda de veículos movidos a energias alternativas (100% elétricos, híbridos plug-in e híbridos elétricos) representou 37.01% das vendas totais de veículos ligeiros de passageiros em Portugal, em dezembro de 2020.

O mês de dezembro de 2020 marca assim um ponto de viragem significativo na alteração dos hábitos de compra e utilização dos automóveis ligeiros de passageiros em Portugal.


Quota de Mercado

Vendas de automóveis ligeiros de passageiros
em 2020 por tipo de Energia

Registo das vendas de automóveis ligeiros de passageiros por tipo de combustível/energia em dezembro de 2020. Sopram ventos de mudança!

Pela primeira vez, em dezembro de 2020, as vendas do conjunto dos automóveis ligeiros de passageiros elétricos e eletrificados (100% elétricos, híbridos plug-in e híbridos elétricos), com um total de 37.01% de quota, ultrapassaram as vendas dos ligeiros de passageiros a gasolina (34.7%), ou as vendas dos ligeiros de passageiros a gasóleo (25.95%), estes em queda acentuada.

As vendas do mês de dezembro acentuaram ainda mais a tendência verificada ao longo do ano: subida dos modelos elétricos e eletrificados e queda dos modelos com motores de combustão interna.

Os veículos com motores a gasóleo são os que registam uma maior queda, que tudo indica irá acentuar-se ainda mais durante os próximos anos.

Os veículos 100% elétricos (BEV) já representam 1/4 da totalidade das vendas dos veículos elétricos/eletrificados, sendo que são os Híbridos Plug-in a gasolina que ocupam a maior fatia com 31.52% das vendas.

O conjunto dos Veículos Elétricos (BEV+PHEV) obtém cada vez mais importância relativamente aos híbridos elétricos convencionais (HEV).


Variação das vendas dos automóveis
ligeiros de passageiros

Comparação 2019 | 2020

O ano de 2020 trouxe uma diminuição no volume de vendas global, com principal incidência nos meses de março a maio, durante o qual vigorou o estado de emergência com maiores constrangimentos e restrições. Essa diminuição das vendas foi particularmente acentuada nos veículos movidos com motores de combustão interna (gasolina e gasóleo).

Registo da queda dos Veículos com motores de Combustão Interna (VCI), em particular os movidos a gasóleo.

A subida registada nos dois últimos meses do ano por parte dos veículos híbridos plug-in e híbridos convencionais deve-se à antecipação de compras deste tipo de veículos, que veem o seu preço aumentado em 2021 fruto da alteração da lei que passará a exigir uma autonomia mínima de 50 km e umas emissões máximas de 50 g/km para acederem aos benefícios fiscais em 2021.

É com enorme satisfação que registo a repetida e consolidada subida das vendas dos Veículos Elétricos e Eletrificados, em detrimento dos veículos com motores altamente poluentes, muito pouco eficientes e prejudiciais à saúde de todos nós. É uma das missões da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos.

O ano de 2021 certamente nos mostrará uma realidade ainda mais sustentável, com o aumento da oferta de modelos elétricos e eletrificados com maior autonomia, com baterias e motores ainda mais eficientes e a preços cada vez mais aproximados ao dos veículos equivalentes com motores movidos a combustíveis fósseis, definitivamente ultrapassados.


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