Em fevereiro de 2021 foram vendidos 1.481 Veículos Elétricos, dos quais 490 são Veículos 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e 991 são Híbridos Plug-In (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle).
As vendas de Veículos com motor de Combustão Interna (VCI) continuam a descer de forma acentuada, tendo recuado em fevereiro 63.5% em relação ao mês homólogo.
Apesar dos efeitos negativos da pandemia na generalidade das atividades económicas, as vendas de Veículos Elétricos, têm resistido e mantêm um bom ritmo neste início de 2021.
Os primeiros dois meses de 2021, comparados com os valores de igual período de 2019 e 2020 ainda nos mostram valores inferiores, no entanto, estamos a comparar um período afetado pela pandemia (2021) com períodos idênticos (2019 e 2020), mas sem o efeito negativo da pandemia.
Nestes últimos três anos, o crescimento do número de Veículos Elétricos Híbridos Plug-in (PHEV) tem sido constante, impulsionado pelo pacote de incentivos fiscais e à aquisição de Veículos Elétricos por parte das empresas. Este é um dos conjuntos de incentivos para empresas mais impulsionadores da Mobilidade Elétrica em toda a Europa.
Analisando em conjunto os BEV e os PHEV, a tendência é claramente de consolidação das vendas, esperando-se que nos próximos meses continue o seu crescimento sustentado.
Variação de Vendas de Veículos Ligeiros de Passageiros
Comparação 2020-2021
A hecatombe das vendas nos veículos com motor de combustão interna (VCI) acentua-se, registando uma queda de 63.5% em fevereiro e uma queda desde o início do ano de 51%. Estamos a assistir a um movimento disruptivo no que respeita à indústria automóvel que antecipa uma viragem na forma como nos movimentamos, e uma redução muito significativa na utilização dos combustíveis fósseis no transporte ligeiro e na mobilidade em geral. A quota dos Veículos Elétricos no total das vendas dos ligeiros de passageiros atingiu em fevereiro os 17.7% e no acumulado do ano essa quota atinge os 15.8%, número já muito significativo e com tendência para crescer.
Este gráfico espelha a atual realidade na comparação entre as vendas dos veículos com motores de combustão interna (VCI) e os Veículos Elétricos (VE). Queda cada vez mais acentuada dos VCI e recuperação dos VE.
Nesta análise por tipologia de energia, consolida-se a ultrapassagem das energias alternativas (BEV, PHEV e HEV), o conjunto dos veículos elétricos e eletrificados, sobre os veículos a gasóleo. Impensável há apenas uns poucos anos! É a Roda da História!
A UVE divulga e promove os veículos 100% elétricos (BEV) e os Híbridos plug-in (PHEV), que têm sido porta de entrada para a mobilidade 100% elétrica, privilegiando sempre os Veículos Elétricos puros, os BEV. No entanto, é cada vez mais interessante analisarmos o conjunto dos veículos a energias alternativas e verificarmos que os 100% elétricos têm vindo a ganhar espaço e é já a terceira categoria mais vendida ultrapassando as opções a gasóleo.
Constatamos, assim, uma alteração no perfil das vendas sendo que o conjunto dos VE (BEV+PHEV), com 60.5% de quota, já ultrapassou o conjunto dos híbridos convencionais (HEV) indicando claramente qual o caminho futuro da indústria automóvel mundial e em Portugal também.
Marcas de Veículos Elétricos mais vendidas em fevereiro
A Tesla foi a marca mais vendida na categoria dos 100% elétricos com 140 unidades vendidas em fevereiro, e 155 desde o início do ano. No 2.º lugar está a Peugeot com 60 viaturas entregues e em 3.º a Volkswagen 43 veículos vendidos, em fevereiro. Em termos anuais, a Nissan mantém o 3.º lugar (69), logo atrás da Tesla em 1.º lugar (155) e da Peugeot no 2.º lugar (147).
Na categoria dos híbridos plug-in (PHEV) mantém-se sem alteração o pódium das três marcas mais vendidas em Portugal. A Mercedes-Benz em 1.º lugar no mês (420) e no ano (746), a BMW em 2.º lugar no mês (145) e no ano (299) e no 3.º lugar a Volvo no mês (137) e no ano (286).
No conjunto das duas categorias, BEV e PHEV, de salientar o terceiro lugar da Tesla nas vendas em fevereiro, marca que só produz veículos 100% elétricos.
As vendas dos Veículos Elétricos, automóveis ligeiros e pesados, de passageiros e de mercadorias, impôem-se e antecipam uma mudança na preferência dos consumidores, fruto do aumento da oferta disponível, novas marcas e novos modelos, com mais autonomia, mais eficiência, mais económicos. Falta ainda ficarem equiparados em termos do preço de compra, no entanto, os custos de utilização num período de quatro anos compensam e muito. O aumento das Redes de Carregamento com mais de 600 Postos Rápidos e Ultra Rápidos e mais de 3.600 Postos Normais (Standard), bem como a manutenção dos Incentivos à Aquisição de Veículos Elétricos, têm sido fatores determinantes para a eletrificação da mobilidade e a descarbonização dos transportes.
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