A Mobilidade Elétrica veio mesmo para ficar! Em fevereiro de 2020 foram vendidos, em Portugal, 1.586 veículos elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle e PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle).
Valor ligeiramente menor que o total de janeiro, contudo, sendo fevereiro um mês mais curto, com menos dois dias, venderam-se mais veículos (se calcularmos a média simples diária).
O total de vendas de fevereiro é superior (tal com o de janeiro já foi) a qualquer total mensal de 2019. Aliás, em comparação com Jan-Fev de 2019, o número de vendas de Jan-Fev 2020 é quase o dobro (+73%).
Considerando os valores de BEV + PHEV:
- Jan-Fev 2019: 1.843
- Jan-Fev 2020: 3.202
Quanto às marcas mais vendidas, nos BEV, sem surpresas, a Nissan mantém a liderança nas vendas.
A Tesla sobe para o “top 5” de vendas de fevereiro, no entanto como é norma na marca, as vendas são concentradas no terceiro mês de cada trimestre, pelo que será de esperar um aumento substancial nas vendas da marca no final do próximo mês.
A antecipação pelos Inventivos de Aquisição continua a ser um dos motivos pelos quais as vendas de veículos 100% elétricos cresce nestes primeiros meses de 2020. Outro dos motivos é a chegada de novos modelos como é o caso do Peugeot, com o seu modelo 208 elétrico, que se fixou no “top 3”.
Nos PHEV, as marcas mais vendidas mantêm-se nas vendas acumuladas de janeiro e fevereiro, com a BMW e a Mercedes-Benz a confirmarem a liderança mais uma vez, seguidas da Volvo e da Peugeot. Já a MINI ultrapassou os valores de vendas mensais da Porsche em fevereiro, embora não o suficiente para se colocar no “top 5” de vendas acumuladas de 2020.
Uma grande parte dos Utilizadores que compraram um veículo elétrico em 2020, antecipam receber o valor correspondente ao incentivo estatal. Embora ainda não tenha sido publicado, esperamos que aconteça nos próximos dias.
A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos informará os seus Associados assim que tiver a indicação que as candidaturas estão disponíveis no portal do Fundo Ambiental.