Vendas de Veículos Elétricos abrandaram em janeiro 2021

No primeiro mês de 2021 foram vendidos 1.424 Veículos Elétricos, dos quais 424 Veículos 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicles) e 1.000 Veículos Elétricos Híbridos Plug-In (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicles).

Em relação a janeiro de 2020, as vendas dos automóveis ligeiros de passageiros caíram 11,6%, contudo, a quota de mercado dos Veículos Elétricos, em janeiro de 2021, é de 14,1%, correspondente a uma ainda maior queda das vendas dos veículos com motores de combustão interna, que se cifrou em 32,9%.

Como consequência do confinamento geral, decretado na sequência do estado de emergência em Portugal, registou-se um abrandamento das atividades económicas em geral, refletindo-se na venda de Veículos Elétricos, consideradas todas as categorias de veículos, BEV e PHEV, ligeiros e pesados, de passageiros e mercadorias.

Na categoria dos Veículos 100% Elétricos (BEV), registou-se uma quebra em relação ao mês homólogo de 52,6%, com 424 veículos vendidos.

Em janeiro, com a venda de 1.000 unidades, a variação homóloga das vendas dos Veículos Elétricos Híbridos Plug-In (PHEV) registou uma subida de 38,7%.

No conjunto dos BEV e PHEV, contabilizando todas as categorias, a quebra das vendas no mês de janeiro cifrou-se em 11,9%.

O conjunto dos Veículos Elétricos (BEV+PHEV) ligeiros de passageiros, retrocedeu 11,6%, resistindo melhor às contingências e dificuldades atuais do mercado automóvel do que os veículos ligeiros de passageiros com motores de combustão interna (VCI), que registaram uma queda de 32,9%. A quota de mercado dos Veículos Elétricos cifra-se, atualmente, nos 14,1%, sendo expectável que mantenha a trajetória de subida ao longo de 2021.

Contabilizadas todas as categorias de Veículos Elétricos e eletrificados, BEV, PHEV e HEV, este grupo mantém uma quota de mercado de 35,1%, um pouco abaixo dos 36% do grupo dos ligeiros de passageiros movidos a gasolina, mas à frente do conjunto de veículos movidos com motores a gasóleo, que continua a ser o tipo de energia mais penalizado.


Por marcas, e nos automóveis ligeiros de passageiros, considerando os Veículos 100% Elétricos (BEV), de destacar o primeiro lugar do pódio ocupado pela Peugeot com 87 viaturas vendidas, com a Renault na segunda posição ao entregar 36 unidades, e a Nissan no terceiro lugar com 35 veículos vendidos.

Na categoria dos Veículos Híbridos Plug-In (PHEV), as três primeiras posições mantêm-se inalteradas: Mercedes (326 unidades) no primeiro lugar, a BMW (154 unidades) na segunda posição, e a Volvo (149 unidades) a fechar o pódio na terceira posição.

No acumulado BEV+PHEV também se mantêm as três primeiras posições.

Face à atual situação pandémica que se vive em Portugal e em todo o Mundo, com a brutal desaceleração das atividades económicas, por força dos sucessivos estados de emergência, era expectável este comportamento das vendas dos Veículos Elétricos (VE), que, ainda assim, mostram uma grande resiliência face à hecatombe das vendas dos veículos com motores de combustão interna (VCI), e dentro destes, dos movidos a gasóleo, altamente poluentes e prejudiciais à saúde das populações e à qualidade do ar das grandes áreas metropolitanas.

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