Venda de Veículos 100% Elétricos novos em janeiro de 2022 cresceu 68,9% em relação ao mês homólogo

No mês de janeiro venderam-se 2.405 Veículos Elétricos (100% Elétricos e Híbridos Plug-In), considerando todas as categorias de veículos ligeiros e pesados, o que representa um crescimento de 68,9% em relação ao mês homólogo.


Nota prévia: a partir deste ano de 2022, a UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos recolherá os dados de vendas de veículos novos, segundo os Representantes Oficiais das Marcas (ROM) e os valores de veículos importados usados e os veículos vendidos por Representantes Não Oficiais das Marcas (NROM). A fonte da informação é a ACAP – Associação dos Comerciantes Automóveis de Portugal. Com esta diferenciação de valores, a UVE pretende dar a conhecer o número mais aproximado possível da quantidade de veículos elétricos em circulação em Portugal, de forma a que possamos – como associação de utilizadores -, ter uma visão mais clara do crescimento do parque de Veículos 100% Elétricos e Híbridos Plug-In e da evolução da mobilidade elétrica no nosso país. Em breve publicaremos uma análise sobre estes números.


Na sequência da nota prévia, neste artigo colocaremos o foco apenas nas vendas de novos Veículos 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e Veículos Híbridos Plug-In (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle). De acordo com os ROM (Representantes Oficiais das Marcas) foram vendidos em Portugal 2.405 veículos em todas as categorias de veículos ligeiros e pesados.

Comparando os valores de vendas de veículos novos dos últimos dois anos, verificamos que se mantêm as tendências de crescimento mensal, quer nos BEV, PHEV, quer no valor total de BEV + PHEV. O início do ano 2022 é duplamente positivo, uma vez que os veículos elétricos continuam a ser muito procurados e em termos absolutos verifica-se um aumento de 981 veículos ligeiros e pesados relativamente a janeiro do ano passado.

Começando pela análise dos valores relativos aos veículos 100% elétricos (BEV), entrámos no ano novo com 714 novos veículos em todas as categorias. Quase que se triplicou o número de BEV vendidos em janeiro de 2021. Sem dúvida que o efeito pós pandemia desapareceu e talvez a conjuntura atual sobre a crise energética e económica seja responsável por este aumento. Ou pura e simplesmente, haverá cada vez mais empresas e pessoas interessadas em mudar de paradigma de mobilidade.

No caso dos PHEV, após três meses consecutivos de variação homóloga negativa, recuperam novamente em janeiro de 2022.


Variação de Vendas de Veículos Elétricos vs. Veículos de Combustão Interna

Relativamente aos veículos ligeiros de passageiros novos, enquanto que o mercado de venda de veículos de combustão interna em Portugal continua a cair (tendência que se mantém desde o ano passado), as vendas de Veículos Elétricos (100% Elétricos e Híbridos Plug-In) cresceram 57,3% em relação ao mês homólogo e representaram, em janeiro de 2022, uma quota de mercado de 22,6%. De salientar que o conjunto do mercado automóvel em Portugal continua a registar queda nas vendas, devido à contínua queda na categoria dos veículos com motor de combustão interna.

No gráfico seguinte – comparando os dois extremos da imagem: meses de janeiro de 2021 e 2022 -, verificam-se dois valores, um negativo em 2021 e um positivo em 2022. Há um ano, de 2020 para 2021, a variação registada foi negativa (-11,6%), mas a variação do ano 2021 para 2022 foi positiva (57,3%)! Ou seja, verifica-se um aumento de 68,9%, consequência dos 810 veículos ligeiros de passageiros vendidos. Janeiro de 2021 foi um mês muito afetado pelos efeitos da pandemia da covid-19.

Se compararmos apenas os Veículos 100% Elétricos, ligeiros de passageiros, esse crescimento alcançou os 131,7% em relação ao mês homólogo e representa uma quota de mercado de 9,8%.

No gráfico comparativo da variação de vendas dos VCI vs. BEV – na categoria ligeiros de passageiros -, as vendas dos VCI continuam com variação negativa, enquanto que as vendas de BEV dispararam de -53% em janeiro 2021 para +131,7%, que corresponde a um diferencial positivo de 184,7%.

Contudo, o crescimento das vendas de Veículos 100% Elétricos acentua-se ainda mais se considerarmos todas as categorias de veículos, apresentando um aumento de 168,4% em relação ao mês homólogo. Os Veículos Híbridos Plug-In, por sua vez, apresentaram um valor de crescimento de 26,7% em relação a janeiro do ano passado.


Variação de Vendas de Veículos Ligeiros de Passageiros, por tipo de Energia

Entre todos os veículos ligeiros de passageiros novos vendidos em janeiro de 2022, os Veículos Elétricos (100% Elétricos e Híbridos Plug-In) representam 22,65% de quota de mercado, que é a segunda quota mais alta de mercado, superando novamente os veículos ligeiros de passageiros com motor a gasóleo (19,84%).


Marcas mais vendidas em janeiro de 2022

Em janeiro de 2022 a Hyundai foi a marca que mais viaturas BEV vendeu (118), seguida da Audi (105) e da Peugeot (103). No que respeita às viaturas PHEV, o pódio é constituído pela BMW + BMWi no primeiro lugar, com 334 veículos, seguida da Mercedes Benz no segundo lugar com 243 veículos vendidos e no terceiro lugar ficou a Volvo, com 211 veículos vendidos. Ou seja, no global, BEV + PHEV, temos a BMW + BMWi, Mercedes Benz e Peugeot como maiores vendedores de veículos elétricos em Portugal.

Paralelamente às vendas dos veículos elétricos, importa dar relevo ao aspeto dos carregamentos, uma vez que Portugal já ultrapassou mais de 1.000 postos de carregamento rápido, super-rápido e ultrarrápido e mais de 6.000 postos de carregamento normal, e que as redes de carregamento, pública e privadas, e os postos DPC (Detentor de Posto de Carregamento) continuam em franca expansão, com o claro objetivo de aumentar a capilaridade da rede de carregamento em todo o território nacional.

Este ano de 2022, com a pandemia da covid-19 controlada como todos desejamos, ficará seguramente registado como um ano de grandes avanços na Mobilidade Elétrica em Portugal.

A Mobilidade Elétrica em grande expansão!

Artigos relacionados


Vendas de Veículos Elétricos em Portugal

Consulte todos os artigos mensais da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, onde são analisados os valores de vendas de veículos Elétricos em Portugal.


Veículo Elétrico ou Combustão Interna, o que polui mais?

A desinformação e as dúvidas levantadas pela poluição global causada pelos Veículos Elétricos, por comparação com os veículos com motor de combustão interna, são constantes. Recentemente, pelo canal de YouTube GasTroll, surgiu um trabalho bastante completo que analisa esta comparação.

A UVE procedeu à tradução do vídeo para português!