Recorde de vendas de Veículos 100% Elétricos em janeiro de 2023

Um novo recorde mensal nas vendas dos Veículos 100% Elétricos (BEV) novos foi registado neste início de ano, perspetivando mais um fantástico ano para o desenvolvimento da mobilidade elétrica em Portugal. Em janeiro de 2023 venderam-se 2.509 veículos 100% elétricos (BEV), um crescimento de 3.8% relativamente a dezembro de 2022 e um fantástico crescimento homólogo de 120,5%.


As vendas de veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV) revelaram a transição a que temos assistido nos últimos meses de uma maior procura por veículos 100% elétricos em substituição dos PHEV que vão perdendo quota entre as categorias dos veículos elétricos e eletrificados, por força de cada vez maiores autonomias disponíveis nos muito mais eficientes BEV.

Em 2022 pudemos verificar como os finais de trimestre registaram picos nas vendas dos BEV, muito impulsionados pelas vendas da Tesla que continua a concentrar o maior número de entregas nos finais de trimestre. Veremos qual o comportamento em 2023, pois o início do ano manifestou-se já muito forte, assinalando desde já um ano muito promissor.

Este forte início de 2023, com 4.082 veículos elétricos (BEV+PHEV) vendidos indiciam desde já um forte crescimento da mobilidade elétrica para o ano em curso. A manter-se este crescimento mensal registar-se-ão novos recordes de vendas dos VE novos em Portugal em 2023. Em breve iremos analisar o crescimento do mercado de veículos elétricos importados usados em Portugal, que já representa um número considerável de viaturas vendidas todos os meses.


Variação das vendas e Quotas de Mercados de Veículos Elétricos em Portugal

Ligeiros de Passageiros

Centrando a nossa análise apenas nos automóveis ligeiros de passageiros elétricos (BEV+PHEV) registou-se um crescimento homólogo de 72,1% o que equivale a uma quota de mercado de 26,4%, terceiro melhor registo mensal de sempre. Um pouco mais de um em cada quatro ligeiros de passageiros novos vendidos em Portugal, em janeiro de 2023, foi um Veículo 100% Elétrico (BEV) ou um veículo elétrico híbrido plug-in (PHEV).

Esta entrada muito forte em janeiro, das vendas de ligeiros de passageiros elétricos novos (VE), projeta-nos para um crescimento sustentado da quota de mercado dos VE em Portugal, já para valores acima de ¼ do mercado, revelando assim a maturidade do mercado de automóveis elétricos em Portugal, apesar da sua juventude.

Se analisarmos apenas os veículos 100% elétricos (BEV) o crescimento homólogo ainda é mais forte com um aumento das vendas de 135,4%, o que equivale a uma quota de mercado de 15,5%. Um pouco mais de um em cada sete automóveis ligeiros de passageiros novos vendidos em Portugal é já um Veículo 100% Elétrico!


Variação das vendas e Quotas de Mercados de Veículos Elétricos em Portugal

Todas as Categorias

Se analisarmos todas as categorias de veículos, ligeiros e pesados, de passageiros e de mercadorias, o crescimento homólogo dos 100% elétricos foi de 120,5%, muito acima do crescimento homólogo dos híbridos plug-in que registaram um crescimento de 24,2%, numa clara indicação de que existindo oferta 100% elétrica com autonomia, diversidade de opções, com preços cada vez mais acessíveis, e também com o aumento da Rede Nacional de Carregamento que cresce em capilaridade e em potência disponível, são os BEV que crescem muito mais rapidamente, impulsionando a mobilidade elétrica em Portugal.


Quotas de Mercados por Tipo de Energia

Ligeiros de Passageiros

As vendas do conjunto dos BEV e dos PHEV ligeiros de passageiros (26,38%), superam cada vez mais confortavelmente a venda dos ligeiros com motorização a gasóleo (16,56%) que terão os seus dias contados num prazo mais curto do que se esperaria, e bem, dizemos nós! Quanto aos BEV (15,54%) estão apenas a um ponto percentual de ultrapassarem, sozinhos, os veículos movidos por motores a gasóleo.


Marcas de Veículos Elétricos mais vendidas em Portugal

Ligeiros de Passageiros

A grande surpresa este mês de janeiro, ou talvez não, foi o primeiro lugar nas vendas dos ligeiros de passageiros atingido pela Dacia, com um total de 231 unidades vendidas, seguida de muito perto da Tesla, apenas com menos 1 viatura entregue, 230. Bons resultados também para a Volvo com 201 veículos 100% elétricos vendidos, que representam 46% da totalidade das vendas da marca em todas as motorizações durante o mês de janeiro, com o Volvo XC40 Recharge sido mesmo o modelo mais vendido da marca. E porquê a Dacia talvez não seja uma surpresa? Pela simples razão que é a marca com o modelo 100% elétrico mais económico à venda em Portugal que consegue assim suprir a crescente procura por parte do público de veículos 100% elétricos a preços mais económicos.


Vendas de Veículos Elétricos Novos e Importados Usados

O peso dos veículos usados importados elétricos teve um peso de 15% no total das vendas neste início de ano. Mantém-se assim com um peso importante no total das vendas de VE em Portugal, permitindo suprir a procura pelos cidadãos pelos VE, mas também a oferta de veículos elétricos mais económicos permitindo assim o acesso a um cada vez maior número de pessoas à mobilidade elétrica.

No total dos BEV e dos PHEV, vendidos pelos importadores oficiais da marca (ROM), pelos importadores não oficiais da marca (NROM) e pelos importados usados, verificou-se a matriculação de quase 5.000 unidades, mais precisamente 4.909, neste início de ano que promete ser um ano de crescimentos significativos nas vendas da generalidade dos veículos elétricos.


Que podemos desejar para 2023? Que as marcas lancem mais modelos e mais económicos, que a oferta permita satisfazer a crescente procura pelos veículos elétricos, que continue a crescer a um ritmo ainda mais intenso a Rede Nacional de Carregamento de Veículos Elétricos, não só a Rede Pública de Carregamento, sob gestão da Mobi.E, mas também as diversas Redes Privadas que servem de complemento à Rede Pública. Reforçamos a urgente necessidade de abertura das estações de supercarregadores da Tesla (SuC) já instaladas e que carecem das condições totais para a sua abertura, pouco interessando para os utilizadores as razões da cada vez mais inaceitável demora na sua abertura.

Os Veículos Elétricos triunfarão porque simplesmente são melhores!


Artigos relacionados


Vendas de Veículos Elétricos em Portugal

Consulte todos os artigos mensais da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, onde são analisados os valores de vendas de veículos Elétricos em Portugal.


Petição Pública UVE: Restrições de vendas de veículos convencionais com motor de combustão interna, a partir de 2030

Assine a Petição Pública submetida pela UVE, para que sejam impostas restrições de vendas de veículos convencionais com motor de combustão interna, a partir de 2030.
O seu apoio é muito importante!