Veículos 100% Elétricos crescem mais de 40% em relação ao ano passado e atingem novo recorde de quota de mercado

Janeiro de 2025 foi o melhor mês de janeiro dos último 6 anos, tanto em vendas de veículos 100% elétricos novos, como em veículos importados usados. Os veículos 100% elétricos novos registaram um crescimento homólogo de 28,5%, enquanto que os importados usados cresceram 80,1% – no acumulado de veículos novos e importados usados, cresceram 40,97% em relação ao mês homólogo de 2024.


No mês de janeiro foram matriculados em Portugal 5.339 veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), dos quais 3.733 são veículos novos e 1.666 são veículos importados usados. Embora na sua maioria sejam veículos ligeiros de passageiros (4.878), de salientar que foram matriculados 521 veículos das restantes categorias [309 veículos ligeiros de mercadorias, 12 pesados de mercadorias (todos eles da marca Ford), 28 motociclos, 76 ciclomotores e 96 triciclos e quadriciclos]. Esta variedade de categorias é relevante, pois permitirá que a eletrificação seja verdadeiramente transversal a todos os meios de mobilidade, com especial importância no transporte de mercadorias de longo curso (pesados de mercadorias) e nos transportes públicos (pesados de passageiros).

Sobre os veículos BEV ligeiros de passageiros, novos, vendidos em janeiro de 2025, registaram um crescimento homólogo de 30,91%, face à diminuição generalizada das restantes motorizações (que decresceram -15,13% em relação ao mês homólogo de 2024). A quota de mercado dos veículos BEV ligeiros de passageiros, novos, atingiram um novo recorde em janeiro de 2025, com 22,51%.

Relativamente às marcas de veículos 100% elétricos, ligeiros de passageiros, mais vendidas em Portugal em janeiro, a Tesla continua a liderar o mercado, seguida da BMW e BYD (ambas em segundo lugar), Peugeot, Mercedes-Benz e Dacia.

Veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) de todas as categorias, novos e importados usados, matriculados durante o mês de janeiro em Portugal. Num total de 5.399, dos quais 3.733 correspondem a veículos novos e 1.666 veículos importados usados.

Veículos 100% elétricos de todas as categorias, novos e importados usados, matriculados mensalmente nos últimos 13 meses em Portugal.

Veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), de todas as categorias, novos, matriculados mensalmente em Portugal, nos últimos 6 anos.

Variação homóloga de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), matriculados em Portugal e a quota mensal.

Evolução da quota mensal e anual de veículos ligeiros de passageiros, novos, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), matriculados em Portugal.

Comparação entre a variação mensal de vendas, dos veículos ligeiros de passageiros, novos, matriculados em Portugal, segundo o tipo de motorização (veículos com motor de combustão interna vs. veículos 100% elétricos).

Variação homóloga de veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), novos e importados usados, de todas as categorias, matriculados em Portugal.


Veículos ligeiros de passageiros, novos, por tipo de energia, matriculados em Portugal no mês de janeiro e a respetiva quota mensal.

Todas as categorias de veículos, novos, por tipo de energia, matriculados em Portugal no mês de janeiro e a respetiva quota mensal.


Top das marcas de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle), novos, matriculados em Portugal no mês de janeiro de 2025.

Top de marcas de veículos novos ligeiros de mercadorias, motociclos e ciclomotores 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), matriculados em Portugal em 2025.


“Ainda o comboio não saiu da estação” e já prevemos que 2025 seja um ano de grande mudança para a Mobilidade Elétrica em Portugal – ainda com potencial para que seja para melhor. Contudo, o equilíbrio precário que se instalou a nível nacional com a discussão da alteração do modelo da Mobilidade Elétrica, poderá trazer mudanças significativas no modo como o mesmo opera em Portugal, sem necessariamente compreender todas as necessidades da maioria dos utilizadores – principalmente para as frotas comerciais.

A UVE manter-se-á atenta a estas mudanças e colaborará com todos os intervenientes de forma a garantir que haverá verdadeiramente interoperabilidade na rede, que o investimento no crescimento da infraestrutura de carregamento não abranda e que o acesso à rede pública, por todos os utilizadores, seja o denominador comum para impulsionar todas essas melhorias.

O Futuro é Elétrico!