Pela 1ª vez em Portugal, a quota de mercado dos veículos 100% elétricos ultrapassa a quota de mercado dos veículos com motores a gasóleo na categoria de ligeiros de passageiros.
Em fevereiro de 2023 registou-se um novo recorde mensal de venda de veículos 100% elétricos (BEV) ao terem sido comercializados 2.852 BEV, sendo que no conjunto dos BEV e dos PHEV (veículos híbridos plug-in), também se registou um novo recorde mensal ao terem sido vendidos 4.595 veículos elétricos novos (VE).
O início do ano de 2023 regista um forte aumento das vendas dos veículos 100% elétricos destacando-se claramente dos registos anteriores, no que parece ser uma clara indicação de que o ano em curso será de forte crescimento dos veículos 100% elétricos, com uma cada vez maior e mais diversificada oferta, mais autonomia disponível, mais potência de carregamento em DC (carregamento rápido), o que permitirá uma redução no tempo de carregamento.
De salientar uma tendência que se vem acentuando há alguns meses do acelerar da curva ascendente das vendas dos BEV em contraste com um abrandar da curva de crescimento dos PHEV, embora esta se mantenha também em crescimento, mas mais suave.
Variação e Quota de Venda de Veículos Elétricos
Ligeiros de Passageiros
A variação homóloga no conjunto das duas categorias, BEV e PHEV, registou um crescimento de 80.5% em fevereiro e de 76.4% no conjunto dos dois primeiros meses do ano. Estas taxas de crescimento permitem ao conjunto dos veículos elétricos BEV+PHEV atingirem uma quota de mercado de 27.1% em fevereiro e de 26.8% no conjunto dos dois meses. Quer dizer que mais do que 1 em cada 4 ligeiros de passageiros vendidos em Portugal já é um veículo elétrico!
As quotas de mercado, mensal e anual, dos veículos elétricos têm registado um crescimento moderado, mas consolidado, o que nos permite antecipar que o crescimento da quota de mercado vai manter um crescimento constante e sustentável.
Em relação aos ligeiros de passageiros 100% elétricos (BEV), o mês de fevereiro registou uma variação homóloga de 146.4%, um crescimento exponencial que coloca a variação homóloga do conjunto dos dois primeiros meses do ano nos 141.2%, o que perspetiva um excelente ano de 2023 para a mobilidade elétrica em Portugal, especialmente para os veículos 100% elétricos. Os veículos 100% elétricos atingem uma quota de mercado mensal de 16.2% e uma quota de mercado anual de 15.9%, o que nos indica que praticamente 1 em cada 6 ligeiros de passageiros que se vendem em Portugal já é um Veículo 100% Elétrico!
Esta aceleração das vendas dos ligeiros de passageiros 100% elétricos, com crescimentos homólogos bem acima dos 100%, mais que duplicando o número de unidades vendidas, quer em janeiro, quer em fevereiro, mostra-nos um caminho que cremos se irá acentuar durante o ano em curso, com estas taxas de crescimento bem acima das taxas de crescimento dos veículos híbridos plug-in e dos veículos com motores de combustão interna (VCI – Veículos com motores de Combustão Interna) sinalizando claramente o declínio destas motorizações (PHEV e VCI), altamente poluidoras.
Quota de Mercado dos Veículos Ligeiros de Passageiros, por tipo de energia
O atual panorama das vendas dos veículos ligeiros de passageiros por tipo de energia, mostra-nos que a quota de mercado do conjunto dos veículos eletrificados, BEV+PHEV+HEV, atinge os 44.5% ultrapassando já a quota de mercado dos veículos com motores a gasolina (36.4%). Ainda mais significativo, a quota de mercado dos veículos 100% elétricos (16.2%) já ultrapassa, pela 1.ª vez, a quota de mercado dos veículos com motores a gasóleo (15.7%).
Marcas de Veículos Elétricos mais vendidas em Portugal
Ligeiros de Passageiros
Quando falamos de marcas, a Tesla, impõe-se a toda a concorrência. Este mês de fevereiro, nos veículos 100% elétricos, a Tesla destacou-se no 1.º lugar do pódio ao vender 876 viaturas, seguida da BMW com 267 unidades entregues e da Volkswagen com 205 veículos vendidos. Ainda mais significativo, para uma marca que só vende motorizações 100% elétricas, foi a Tesla ter sido a marca mais vendida no conjunto dos BEV + PHEV, ao vender os já referidos 876 veículos, seguida da BMW com 581 unidades entregues e da Mercedes-Benz com 509 vendas realizadas.
Em relação ao ano de 2023 e aos veículos 100% elétricos, o conjunto das vendas de janeiro e de fevereiro volta a colocar a Tesla no 1.º lugar do pódio com 1.106 viaturas vendidas, seguida da BMW com 460 unidades entregues e da Volkswagen com 348 veículos vendidos. No somatório das duas categorias, BEV e PHEV, o pódio foi ocupado pela BMW com 1.157 viaturas vendidas, seguida da Tesla com 1.106 unidades entregues e na terceira posição a Mercedes-Benz com a venda de 925 veículos.
Venda de Veículos Elétricos Novos e Importados Usados
Analisemos agora as vendas conjuntas dos veículos novos representados pelos ROM (Representantes Oficiais de Marca), pelos NROM (Representantes Não Oficiais de Marca) e dos importados usados, que já detêm uma quota de 16% da totalidade dos veículos 100% elétricos vendidos em Portugal. No total das motorizações BEV + PHEV e nestes dois primeiros meses do ano em curso já foram vendidos em Portugal 10.421 viaturas.
Em resumo, neste mês de fevereiro de 2023 os automóveis ligeiros de passageiros 100% elétricos ultrapassaram as vendas dos ligeiros de passageiros como motorização a gasóleo, um marco importante na aceitação dos veículos elétricos e os veículos 100% elétricos aceleram o seu crescimento em relação aos veículos híbridos plug-in, que embora tendo sido uma porta de entrada para muitos dos atuais utilizadores de veículos 100% elétricos, hoje em dia com a crescente oferta mais variada, mais marcas e mais modelos, com autonomias reais que já permitem uma utilização que satisfaça as necessidades dos utilizadores e, muito importante, com a expansão da Rede Nacional de Carregamento quer nas cidades, centros comerciais, grandes superfícies, hipermercados, parques de estacionamento, mas também na áreas de serviço nas auto estradas e estradas o que permite num país como Portugal viajar com tranquilidade.
Falta caminho, claro que falta. Mas o caminho faz-se caminhando e é esse o panorama atual da mobilidade elétrica em Portugal.
Experimente um veículo elétrico e sentirá a diferença, além de que os seus filhos agradecerão.
Não existe Planeta B!
Artigo atualizado a 21/08/2023 devido a erro identificado nos dados fonte, referentes a dezembro de 2022.
Artigos relacionados
Vendas de Veículos Elétricos em Portugal
Consulte todos os artigos mensais da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, onde são analisados os valores de vendas de veículos Elétricos em Portugal.
Assine a Petição Pública submetida pela UVE, para que sejam impostas restrições de vendas de veículos convencionais com motor de combustão interna, a partir de 2030.
O seu apoio é muito importante!