Vendas de Veículos Elétricos em fevereiro 2024 seguem a tendência do mês anterior

À semelhança do primeiro mês deste ano, fevereiro de 2024 é também o melhor mês comparado com os meses homólogos dos últimos 5 anos, comprovando, uma vez mais, que a venda de veículos elétricos continua a sua trajetória exponencial. Na categoria dos veículos ligeiros de passageiros continua a aumentar a oferta de marcas e modelos e mantêm-se como a categoria mais vendida. Quanto ao tipo de motorização, entre os veículos elétricos (100% Elétricos ou híbridos plug-in), os veículos 100% elétricos continuam a ultrapassar os veículos híbridos plug-in, uma tendência que se mantém há quase dois anos (desde o mês de abril de 2022).


Em fevereiro de 2024 foram matriculados 7.529 veículos elétricos, de todas as categorias de veículos (novos e importados usados), dos quais 4.601 são veículos 100% elétricos e 2.928 são veículos híbrido plug-in. Para além dos ligeiros de passageiros 100% elétricos – que foi a categoria mais vendida – destacamos os veículos ligeiros de mercadorias 100% elétricos que mantém o seu crescimento (43% em relação ao mês homólogo em 2023), com 256 veículos matriculados em fevereiro. O crescimento deste tipo de veículos 100% elétricos é especialmente importante, visto que as frotas de veículos comerciais e de transporte de mercadorias representam uma percentagem relevante dos veículos em circulação nos meios urbanos, onde é cada vez mais urgente diminuir emissões poluentes, como forma de melhorar substancialmente a qualidade do ar nas cidades.

O mercado de veículos importados continua a crescer. Fevereiro de 2024 é o mês em que foram matriculados mais veículos elétricos importados usados, com 1.582 veículos – de todas as categorias – dos quais 1.048 são veículos 100% elétricos e 534 são veículos híbridos plug-in e, tal como no mercado de veículos novos, os veículos 100% elétricos dominam as importações em relação aos veículos híbridos plug-in (PHEV – Plug In Hybrid Electric Vehicle).

Considerando apenas os veículos novos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), em 2024 foram matriculados 6.458 veículos, que representa um crescimento de 17,23% em relação ao mesmo período de 2023. Se compararmos com o total de veículos 100% elétricos matriculados num ano, há quatro anos (em 2020, com 8.741 veículos novos matriculados), apenas em dois meses de 2024 matricularam-se 74% do total do ano de 2020.


Variação de Vendas e Quota de Mercado de Veículos Elétricos 
(Ligeiros de Passageiros)

Analisando a categoria com mais veículos matriculados em Portugal – os ligeiros de passageiros – a quota de mercado anual é já de 28,27% de veículos elétricos (BEV e PHEV). O crescimento homólogo continua próximo dos trinta por cento, com 28,8% em relação a fevereiro de 2022 e 25,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

No caso dos veículos 100% elétricos, o crescimento de fevereiro de 2024 é favorável em relação ao mês homólogo, com 23,1% e com uma representação em quota mensal de mercado de 15,76%.


Quota de Mercado – por tipo de energia 
(Ligeiros de Passageiros)

A quota de mercado de veículos 100% Elétricos e híbridos plug-in do mês de fevereiro atingiu os 27,23%. O aumento sustentando desta quota resulta da redução da venda de veículos a gasóleo que, mês após mês, tem vindo a baixar, tendo num ano reduzido para menos de metade. A redução foi a seguinte: de 15,6% em fevereiro de 2023, atingimos 7,4% em fevereiro de 2024. É inevitável referir que a venda de veículos movidos com o combustível que provoca mais emissões poluentes está a caminho de se tornar pontual.


Marcas de veículos elétricos mais vendidas em Portugal

Na categoria de veículos ligeiros de passageiros, no mês de fevereiro, a Tesla volta a liderar o top cinco de marcas, com grande vantagem, nos veículos 100% elétricos com 1.155 veículos, seguida da BMW (251 veículos), da Citroen (219 veículos), da Volvo (194 veículos) e Mercedes-Benz (190 veículos). No acumulado das motorizações BEV e PHEV, a Tesla recuperar o 1.º lugar, que manteve durante dois meses consecutivos (novembro e dezembro de 2023).

No acumulado desde o início do ano, o líder do mercado de veículos 100% elétricos ligeiros de passageiros é claramente a Tesla, com 1.704 veículos novos matriculados, seguida da BMW (576), Mercedes-Benz (371), Volvo (364) e Citroen (297). De notar que a Tesla tem três vezes mais veículos matriculados desde o início de 2024, que a marca em 2.º lugar.

No acumulado de BEV e PHEV, a Tesla lidera, embora por uma margem mais curta em relação ao 2.º lugar ocupado pela Mercedes-Benz (1.655), seguida da BMW (1.189), Volvo (687) e Peugeot (638).

No que diz respeito às restantes categorias, é interessante analisar a prevalência de algumas marcas (como nos motociclos e ciclomotores, com a Super Soco e BMW a liderar e no mercado de veículos pesados, com a Caetano e a Zhong Tong no topo da lista), mas também o alargamento de algumas marcas para novos segmentos e categorias de veículos – como a Silence, que surge no mercado de Triciclos e Quadriciclos, com o lançamento do novo modelo S04, no início do mês de março de 2024, alargando a sua gama de modelos disponíveis.


Em conclusão, em fevereiro houve um aumento das vendas relativamente ao início do ano, sinal de que a sociedade continua a manifestar a tendência para a mudança de paradigma. Note-se, por exemplo, a recente atribuição do carro do ano 2024 a um veículo 100% elétrico. O mercado continua a acelerar para a transição energética, as marcas continuam a apresentar novos modelos de veículos – tendencialmente mais acessíveis -, mas ainda não o suficiente para a desejada massificação. Aguarda-se pelos meses seguintes e pelo acesso mais fácil à aquisição de veículos 100% elétricos (BEV), seja pela via dos veículos novos, ou pela compra de veículos usados e importados.

Paralelamente, a expansão da rede pública de carregadores continua, mas é fundamental assegurar condições para que o caminho da implementação do regulamento europeu AFIR permita aos novos utilizadores uma utilização simples de todos os sistemas de carregamento disponíveis para os veículos elétricos.

O Futuro é elétrico!