As vendas de Veículos Elétricos (VE), quer de veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), quer de Veículos Híbridos Plug-In (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle) cresceram fortemente este mês de março. Registou-se um crescimento homólogo de 30.4%, fechando, assim, o 1.º trimestre deste ano também com um crescimento homólogo de 4.3%.
Em relação aos veículos 100% elétricos registamos um crescimento consolidado nestes primeiros três meses do ano com 1.627 unidades vendidas, apesar do estado de emergência, com todas as restrições consequentes, que se prolongam há várias semanas. De igual modo, o crescimento dos Híbridos Plug-In consolida-se, tendo sido vendidos 3.406 veículos, muito por força do grande aumento da oferta atual de novos modelos nesta categoria.
No primeiro trimestre de 2021 foram vendidos um total de 5.033 veículos elétricos novos.
As vendas de veículos 100% elétricos nos primeiros três meses do ano ainda se encontram abaixo das respetivas vendas homólogas, pois em 2020 as vendas foram principalmente afetadas nos meses de abril e maio, portanto estamos a comparar meses de severas restrições – os primeiros três meses de 2021 – com o período homólogo, 1.º trimestre de 2020, onde ainda não se faziam sentir os efeitos da pandemia em Portugal. Esperemos pelos números dos próximos dois meses que nos darão uma imagem mais real das vendas de Veículos Elétricos, comparando assim com meses em que também se verificava o confinamento e a instalação do estado de emergência em Portugal.
Em relação aos Híbridos Plug-In a situação é bem diferente. Impulsionada pelo início da eletrificação de muitas frotas de empresas, pelos benefícios fiscais associados a esta tipologia de veículos, e pelo grande aumento e diversificação da sua oferta atual, o crescimento tem sido constante e significativo durante o primeiro trimestre, e sempre superior quando comparado com os dois anos anteriores. Os veículos Híbridos Plug-In têm servido como porta de entrada para a mobilidade 100% elétrica para muitos dos seus utilizadores.
Analisando as duas tipologias, BEV e PHEV, o seu crescimento parece bastante consolidado face às condições muito adversas em que toda a economia tem vivido, em especial o setor da indústria automóvel que está a sofrer grandes transformações no processo de eletrificação das suas gamas e o abandono das motorizações com motores de combustão interna. É expectável que nos próximos meses, em que iremos comparar as vendas em períodos homólogos, ambos afetados pelas condições dos sucessivos estados de emergência, seja possível verificar o progressivo avanço na oferta da generalidade dos modelos elétricos e eletrificados.
Variação de Vendas de Veículos Ligeiros de Passageiros
Combustão Interna vs. Veículos Elétricos
Em relação aos automóveis ligeiros de passageiros com motor de combustão interna, março representou uma ligeira recuperação face aos dois meses inicais do ano, em que registaram fortes quedas. No entanto, no cômputo do primeiro trimestre, as vendas dos ligeiros de passageiros com motores de combustão interna muito poluentes, quer sejam a gasolina ou a gasóleo, registaram uma queda de 35.7% em relação ao trimestre homólogo.
Com uma trajetória muito mais marcada pela recuperação estão as vendas dos automóveis ligeiros de passageiros elétricos puros e eletrificados (BEV+PHEV), com um aumento significativo em março de 30.4%, e no acumulado do trimestre já com um valor positivo de 4.3%. De reforçar que estamos a comparar um trimestre com severas restrições (1.º trimestre de 2021), com um trimestre onde ainda não se faziam sentir as restrições em Portugal (1.º trimestre de 2020), o que ainda dá mais valor ao crescimento de 4.3% registado.
Portugal consolida assim quotas de mercado das vendas de Veículos Elétricos novos muito interessantes: 16.6% de quota de mercado no mês de março, e 16.1% de quota de mercado acumulada do primeiro trimestre de 2021. A este ritmo, Portugal deverá atingir, ou até antecipar, algumas das metas previstas para as vendas de Veículos Elétricos e eletrificados no decurso desta década.
No entanto, a recuperação visível no setor automóvel está muito direcionada para os novos modelos elétricos e eletrificados. Sendo estes muito menos poluentes, sem qualquer tipo de emissões locais de CO2 ou de outros gases tóxicos, são também muito mais eficientes do ponto de vista do consumo de energia para percorrer o mesmo número de quilómetros, mais avançados tecnologicamente, com uma manutenção muito inferior e muito mais económica, quando comparados aos modelos com motores de combustão interna, que estão em franco declínio, muito especialmente as motorizações a gasóleo.
Marcas mais vendidas em março de 2021
Quanto às marcas mais vendidas na categoria de ligeiros de passageiros 100% elétricos, a Tesla, como já nos habituou, tem sempre um final de trimestre com um aumento significativo das suas vendas, por força da política interna da marca de dar bastante visibilidade aos finais dos trimestres. Mais uma vez, a Tesla foi a marca mais vendida no mês, com 162 viaturas vendidas, seguida da Peugeot, marca cada vez mais presente nos lugares cimeiros, com a venda de 103 unidades, e a Nissan, com 71 veículos vendidos, a fechar o pódio, com um modelo que já se encontra no mercado há mais de 10 anos, o Nissan Leaf, apesar de algumas alterações estéticas e de motorização.
No trimestre, os três primeiros lugares reforçam a posição destas três marcas: 1.º lugar para a Tesla, com 317 viaturas vendidas, 2,º lugar para a Peugeot, com 250 unidades entregues, e em 3.º lugar a Nissan, com 140 veículos vendidos.
O panorama nos veículos elétricos Híbridos Plug-In, tem-se mantido constante e inalterável com os três primeiros lugares do pódio a serem distribuídos pelas marcas que têm um maior leque de oferta nesta categoria. A Mercedes-Benz com vendas de 500 unidades no mês e de 1.246 unidades acumuladas no trimestre mantém o 1.º lugar destacado, seguida da BMW com 293 vendas no mês e de 592 no trimestre, e a fechar o pódio a Volvo com 177 unidades entregues no mês e 463 no trimestre. Este ano de 2021 estão a chegar ao mercado os elétricos Híbridos Plug-In de segmentos que ainda não tinham relevância nesta categoria, aumentando significativamente a sua oferta.
Quando consolidados os dois tipos de Veículos Elétricos, os 100% Elétricos e os Híbridos Plug-In, as três marcas já referidas na categoria dos Híbridos Plug-In mantêm as suas posições nos três primeiros lugares. O grande destaque vai para a Tesla, única marca que só comercializa automóveis ligeiros de passageiros 100% elétricos, a intrometer-se nas seis marcas mais vendidas, ocupando o 5.º lugar nas vendas do trimestre, e o 4.º lugar nas vendas do mês de março, em igualdade com a Peugeot.
Face à enorme queda nas vendas da indústria automóvel tradicional com os seus modelos com motores de combustão interna, (ineficientes e altamente poluidores), os Veículos Elétricos aumentam as suas vendas e preparam-se para fazer crescer significativamente a sua quota de mercado, fruto do grande aumento da oferta de novas marcas que acabam de entrar, ou vão entrar este ano no mercado – como sejam a Mazda, a Honda, a MG, a Lexus, a Fiat, a Jeep, a Ford, a Maxus, ou de novos modelos de marcas que já produzem veículos elétricos, como são a Nissan, a BMW, a Mercedes, a Renault, a Tesla, a KIA, a Hyundai, a Peugeot, a Opel e a Porsche. Enfim, a oferta não vai faltar com modelos com mais autonomia, motores ainda mais eficientes, e preços que se vão aproximando dos preços dos modelos com motores térmicos.
O Futuro está aí. Não é amanhã, é hoje, é agora! Urge reduzir drasticamente o consumo dos combustíveis fósseis, eletrificando a mobilidade dos humanos, muito mais eficiente, sustentável e económica.
Nos próximos dias 5 e 6 de junho, na Figueira da Foz, realizar-se-á o Encontro Nacional de Veículos Elétricos – ENVE 2021, a maior mostra de veículos elétricos e eletrificados e de toda a gama de acessórios para a Mobilidade Elétrica, que se realiza em Portugal. Mas, ainda mais importante, também se encontrará disponível a maior e mais diversificada gama de Veículos Elétricos para poder fazer um Test-Drive e realizar o seu batismo elétrico!
Esperamos por si na Figueira da Foz.
Artigos relacionados
Vendas de Veículos Elétricos recuperam em Fevereiro de 2021
Em fevereiro de 2021 foram vendidos 1.481 Veículos Elétricos, dos quais 490 são Veículos 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e 991 são Híbridos Plug-In (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle).
Veículo Elétrico ou Combustão Interna, o que polui mais?
A desinformação e as dúvidas levantadas pela poluição global causada pelos Veículos Elétricos, por comparação com os veículos com motor de combustão interna, são constantes. Recentemente, pelo canal de YouTube GasTroll, surgiu um trabalho bastante completo que analisa esta comparação.
A UVE procedeu à tradução do vídeo para português!