Veículos 100% elétricos cresceram 42% no primeiro trimestre de 2025

No primeiro trimestre de 2025 foram matriculados 19.160 veículos 100% elétricos em Portugal, de todo o tipo de categorias, dos quais 13.417 são veículos novos e 1.743 são veículos importados usados. Embora na sua maioria sejam veículos ligeiros de passageiros, é importante realçar que todas as restantes categorias registam veículos matriculados, o que reafirma a versatilidade dos veículos 100% elétricos para todas as necessidades associadas à mobilidade.


As vendas de veículos 100% elétricos no 1º trimestre de 2025 trazem um cenário positivo para o crescimento da mobilidade elétrica. Somente em 3 meses foram matriculados mais de dezanove mil veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) em Portugal, considerando todas as categorias de veículos novos e importados usados, o que representa um crescimento de 42,25% face ao trimestre homólogo de 2024.

No caso dos veículos novos, ligeiros de passageiros, 100% elétricos, estes apresentam um crescimento mensal homólogo de 32,76% em relação a março 2024 e, no acumulado do trimestre de 2025 cresceram 29,19% em relação ao trimestre homólogo de 2024. Atualmente, os ligeiros de passageiros 100% elétricos representam uma quota de mercado de 20,80%.

Relativamente ao mercado de veículos importados usados, 100% elétricos, o 1º trimestre de 2025 representou um crescimento de 97,29% face ao trimestre homólogo de 2024. Se considerarmos o total de março de 2025, os veículos importados usados cresceram 120,9% em relação a março de 2024.

Quanto às marcas mais vendidas de veículos 100% elétricos, ligeiros de passageiros, a Tesla mantêm a liderança, seguida da Peugeot, BYD, BMW e Renault – esta última beneficiando do recente lançamento do Renault 5 E-Tech, um modelo que reinventa um clássico, bastante aguardado pela comunidade de entusiastas do mundo automóvel.

No que diz respeito à categoria de veículos ligeiros de mercadorias, 100% elétricos, as marcas que lideram o 1º trimestre de 2025 são a Peugeot, Toyota, Citroen, Renault e Opel, que são também marcas bem conhecidas desta categoria nas motorizações a combustão, o que revela a clara vontade das marcas em adaptar os seus modelos à eletrificação, como resposta à necessidade de descarbonizar a rede de transporte de mercadorias.

Embora ainda com valores tímidos de vendas, a categoria de pesados 100% elétricos, mostra alguns sinais de vida com 25 veículos matriculados em março de 2025 – 41 veículos no total do 1º trimestre de 2025 -, mas, embora animador, é um dos setores da mobilidade que necessita seriamente de acelerar o processo de eletrificação para que seja possível ter acesso a uma rede de transportes de longo curso (seja de mercadorias o passageiros) mais sustentável.

Veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) de todas as categorias, novos e importados usados, matriculados durante o mês de março em Portugal. Num total de 7.476, dos quais 5.404 correspondem a veículos novos e 2.072 veículos importados usados.

Veículos 100% elétricos de todas as categorias, novos e importados usados, matriculados mensalmente nos últimos 13 meses em Portugal.

Veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), de todas as categorias, novos, matriculados mensalmente em Portugal, nos últimos 6 anos.

Variação homóloga de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), matriculados em Portugal e a quota mensal.

Evolução da quota mensal e anual de veículos ligeiros de passageiros, novos, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), matriculados em Portugal.

Comparação entre a variação mensal de vendas, dos veículos ligeiros de passageiros, novos, matriculados em Portugal, segundo o tipo de motorização (veículos com motor de combustão interna vs. veículos 100% elétricos).

Variação homóloga de veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), novos e importados usados, de todas as categorias, matriculados em Portugal.


Veículos ligeiros de passageiros, novos, por tipo de energia, matriculados em Portugal no mês de março e a respetiva quota mensal.

Todas as categorias de veículos, novos, por tipo de energia, matriculados em Portugal no mês de fevereiro e a respetiva quota mensal.


Top das marcas de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle), novos, matriculados em Portugal no mês de março de 2025.

Top das marcas de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle), novos, matriculados em Portugal no ano de 2025.

Top de marcas de veículos novos ligeiros de mercadorias, motociclos e ciclomotores 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), matriculados em Portugal em 2025.


Adicionalmente, a 7 de abril de 2025, teve lugar a apresentação oficial do Observatório da Mobilidade Elétrica, uma iniciativa inovadora da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos desenvolvida com o objetivo de monitorizar, analisar e divulgar dados relevantes sobre a mobilidade elétrica em Portugal.

Observatório da Mobilidade Elétrica surge da necessidade identificada pela UVE de uma maior transparência e rigor na recolha e disponibilização de dados sobre a evolução da mobilidade elétrica em Portugal.

O Futuro é Elétrico!