Sinal muito positivo foi o crescimento dos veículos 100% elétricos, num mês em que a Tesla não registou qualquer entrega, e houve uma ligeiríssima quebra nos veículos elétricos híbridos plug-in.
As vendas de veículos 100% elétricos (BEV-Battery Electric Vehicle) aumentaram 32% em abril revelando um crescimento cada vez mais sustentado. Venderam-se em abril 941 BEV contra 713 BEV em março passado. As vendas dos veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV-Plug-in Hybrid Electric Vehicle) mantiveram-se quase inalterados com uma ligeira quebra de cinco unidades (-0.4%). Foram vendidos 1410 em abril contra 1415 em março. No acumulado dos Veículos Elétricos (BEV+PHEV) registou-se um crescimento de 10.5%, tendo sido vendidas em abril um total de 2351 unidades contra 2128 em março, consideradas todas as categorias de veículos ligeiros e pesados.
O aumento significativo das vendas dos modelos 100% elétricos estará relacionado com uma muito maior oferta de novos modelos, nos diferentes segmentos de mercado, bem como de marcas que iniciaram agora a sua oferta elétrica. Os meses de abril e e maio de 2020 foram os mais penalizados pela pandemia da covid-19.
Apesar do aumento da oferta nos veículos elétricos híbridos plug-in, especialmente com novos modelos de segmentos mais populares e mais económicos, notou-se um abrandamento do ritmo de crescimento nesta tipologia por parte das empresas.
Analisando todas as categorias de veículos elétricos (BEV+PHEV) este ano de 2021, apesar das fortes restrições impostas pela pandemia da covid-19, tem mostrado como o mercado dos Veículos Elétricos continua a crescer de uma forma sustentada. Será importante vermos qual o comportamento no final deste 2.º trimestre.
Variação de Vendas de Veículos em Portugal
Combustão Interna vs Elétricos
Quando apenas falamos dos automóveis ligeiros de passageiros, os Veículos Elétricos (VE) registam um crescimento de 354% no mês de abril de 2021, face ao mês homólogo (de referir que os meses de abril e maio de 2020 foram os meses mais atingidos pelas restrições derivadas da pandemia da covid-19). No total do ano de 2021, as vendas dos ligeiros de passageiros elétricos registam um aumento de 38.3%, com uma quota de mercado no mês de abril de 15.8%, e no total acumulado do ano de 2021 de 16%.
Os veículos com motores de combustão interna (VCI), cujas vendas tinham colapsado em abril e maio de 2020, registaram em abril de 2021 um crescimento de 461%, sendo que, no acumulado do ano em curso, ainda registam uma quebra muito significativa de 10%.
Comparando as duas principais motorizações, temos uma queda nas vendas de 10% nos veículos com motores de combustão interna, os muito poluentes, sejam movidos a gasóleo ou a gasolina, contra uma subida de 38.3% dos Veículos Elétricos, os muito menos pouentes, sejam veículos 100% elétricos, ou veículos elétricos híbridos plug-in.
Marcas de Veículos Elétricos mais Vendidos em Portugal
Por marcas, e na vertente de ligeiros de passageiros (ainda a esmagadora maioria), o primeiro lugar foi para a Nissan (194 unidades vendidas), seguida da Volkswagen (109), e da Mercedes-Benz (88). A Nissan faz um esforço final para vender o seu modelo Nissan Leaf antes da chegada ao mercado do muito antecipado crossover elétrico Nissan Ariya.
De registar e salientar que a Tesla, apesar de não ter entregue qualquer veículo em abril, ainda mantém o 3.º lugar no pódio dos mais vendidos do ano, logo a seguir à Nissan, no 1.º lugar com 334 viaturas entregues, e da Peugeot em 2.º lugar com 322 unidades vendidas.
Nos automóveis ligeiros e passageiros híbridos plug-in mantêm-se as três primeiras posições no pódio, com a Mercedes-Benz a ser a rainha deste segmento, muito destacada com 1657 unidades vendidas entre janeiro e abril, seguida da BMW (902) e em 3.º lugar da Volvo (680). Este é um segmento muito forte nas vendas para as frotas das empresas.
O conjunto dos BEV e dos PHEV espelha o predomínio dos híbridos plug-in no conjunto das vendas de VE, que, no entanto, este mês de abril de 2021, registaram uma quebra no seu ritmo de crescimento.
Comparação de Veículos Vendidos em Portugal
Por Tipo de Energia
Por tipo de energia, de assinalar a contínua queda nas vendas dos veículos movidos a gasóleo, que já só representam menos de 25% do total das vendas, quando já foram dominantes no mercado português e a quota já muito interessante dos veículos 100% elétricos, que já atingem 6.25% das vendas em Portugal.
Apesar de ainda vivermos numa situação de grande incerteza, fruto da situação pandémica que atravessamos, parece claro que os cidadãos estão muito mais atentos aos problemas que a própria pandemia da covid-19 ajudou a tornar mais visíveis: a poluição atmosférica e sonora nas grandes áreas metropolitanas, os prejuízos que daí advêm para a saúde das pessoas, para o meio ambiente, para a bio diversidade e em último caso para o nosso futuro sustentável como espécie.
Se ainda nunca experimentou um carro elétrico ou uma mota elétrica convidamos a estarem presentes no ENVE 2021, que se realizará nos próximos dias 5 e 6 de junho, no Parque das Gaivotas, na Figueira da Foz, onde poderá ver em exposição toda a oferta atualmente disponível em Portugal, e fazer o seu Test-Drive – o seu batismo elétrico! Experimente e verá como estamos falar de um mundo novo na forma como nos transportamos, sem ruídos, sem vibrações, sem emissões de gases nocivos para todos nós e para a natureza, com motores muito mais eficientes e com um grande prazer de condução. Primeiro estranha-se, depois entranha-se. Venha à Figueira da Foz. Nós lá estaremos para ajudar a clarificar quaisquer dúvidas.
Cool people drive electric – Gente fixe conduz elétricos
Artigos relacionados
Vendas de Veículos Elétricos crescem 30.4% em março
As vendas de Veículos Elétricos (VE), quer de veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), quer de Veículos Híbridos Plug-In (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle) cresceram fortemente este mês de março. Registou-se um crescimento homólogo de 30.4%, fechando, assim, o 1.º trimestre deste ano também com um crescimento homólogo de 4.3%.
Veículo Elétrico ou Combustão Interna, o que polui mais?
A desinformação e as dúvidas levantadas pela poluição global causada pelos Veículos Elétricos, por comparação com os veículos com motor de combustão interna, são constantes. Recentemente, pelo canal de YouTube GasTroll, surgiu um trabalho bastante completo que analisa esta comparação.
A UVE procedeu à tradução do vídeo para português!