Este mês de abril de 2022 regista-se uma consolidação das vendas de veículos elétricos com um total de 1.159 Veículos 100% Elétricos (BEV) vendidos e 1.221 Veículos Elétricos Híbridos Plug-in (PHEV) entregues, o que representa um acumulado de BEV + PHEV de 2.380 veículos elétricos vendidos em abril de 2022.
Os veículos 100% elétricos registaram assim uma queda de 38.4% face ao mês de março de 2022, mas consolidaram a trajetória de crescimento com um aumento de 23.2% em relação ao mês homólogo, tendo-se vendido mais 218 unidades em abril de 2022 do que em abril de 2021.
Em relação aos veículos elétricos híbridos plug-in a queda em relação ao mês de abril de 2022 foi de 6.3% e em relação ao mês homólogo a queda cifrou-se em 13.4%.
No conjunto das duas categorias de veículos elétricos (BEV+PHEV) a queda face ao mês anterior foi de 25.3% tendo, no entanto, registado uma variação homóloga positiva de 1.2%.
Quota de Mercado dos Veículos Elétricos
Em relação à totalidade do mercado automóvel, as vendas de novos veículos automóveis ligeiros de passageiros com motores de combustão interna (VCI) continuam a registar perdas sucessivas tendo caído 18.1% este mês de abril e acumulam perdas de 2.9% desde o início do ano de 2022.
Com a generalidade do mercado automóvel de ligeiros de passageiros a cair, pela falta de componentes, transversal à generalidade das marcas, ou pelas interrupções nos transportes marítimos, os veículos elétricos têm consolidado a sua quota de mercado, com uma quota mensal de 17.9% e uma quota anual de 20.9%, o que quer dizer que, este ano de 2022, um em cada cinco automóveis ligeiros de passageiros vendidos em Portugal é elétrico!
Embora este mês de abril as quedas nas vendas de novos ligeiros de passageiros tenham sido transversais a todas as categorias, os veículos elétricos (VE) caíram menos do que os veículos com motores de combustão interna (VCI), -4.5% versus -18.1%, mantendo e consolidando a sua presença no mercado automóvel nacional.
Quando analisamos os veículos 100% elétricos, muito mais eficientes do que qualquer outra categoria, incluindo os veículos híbridos plug-in, verificamos que um em cada dez ligeiros de passageiros vendidos em Portugal já é 100% elétrico durante o ano de 2022, embora tenha tido um ligeiro retrocesso em abril onde registou uma quota de mercado de 8.1%. Os veículos 100% elétricos (BEV) representam a única categoria com crescimento em todos os primeiros quatro meses do ano, terminado o período com um crescimento invejável de 88.1%!
Comparando o crescimento homólogo, considerando todas as categorias de veículos 100% elétricos, estes crescimentos ainda são mais expressivos, atingindo os 113.1% desde o início do ano.
Quota de Vendas por Tipo de Energia
Os ligeiros de passageiros elétricos (VE) voltaram a registar uma quota de mercado superior aos ligeiros de passageiros com motores a gasóleo. Os VE registaram este mês de abril uma quota de mercado de 17.96% face aos ligeiros de passageiros movidos com motores a gasóleo, altamente poluentes, que obtiveram uma quota de mercado de 16.78%. Venderam-se, de novo, mais veículos elétricos do que veículos a gasóleo!
Marcas de Veículos Elétricos mais vendidas em Portugal
No mês de abril a marca mais vendida de Veículos 100% Elétricos (BEV) – na categoria de Ligeiros de Passageiros – foi a Peugeot com 138 viaturas entregues, seguida da Hyundai com 115 e da Renault com 100 a fechar o pódio, as únicas três marcas que conseguiram vender mais de 100 unidades no mês.
No acumulado do ano de 2022, como a marca mais vendida de BEV, mantém-se a Tesla com 556 viaturas entregues, seguindo-se a Peugeot no 2º lugar com 482 e a BMW em 3º lugar com 384 unidades vendidas.
Quer no mês, quer no ano, no top 3 de marcas mais vendidas dos PHEV e BEV+PHEV, mantém-se o trio BMW, Volvo e Mercedes-Benz, por esta ordem.
Ciclomotores, motociclos, triciclos e quadriciclos continuam em grande crescimento
Os veículos de duas rodas, ciclomotores e motociclos, mas também os triciclos e quadriciclos elétricos, os nossos conhecidos tuk-tuk, mas também, agora, um grande sucesso de vendas que é o Citroen AMI, vendidos nos primeiros quatro meses de 2022 já ultrapassam o total das vendas do ano passado.
Segundo os dados disponibilizados pelo fundo ambiental (aqui), o número de candidaturas na categoria de bicicletas elétricas (T4) e nos Motociclos, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e outros dispositivos de mobilidade pessoal elétricos (T5), são demonstrativos de que existe uma vontade de mudança para equipamentos alternativos – não poluentes – e suaves, para deslocação dentro das cidades e das grandes áreas metropolitanas, permitindo diminuir a utilização de veículos ligeiros de passageiros de uso particular nas deslocações mais curtas em meios urbanos.
Há muito tempo que a Mobilidade Elétrica passou a ser assunto do dia e longe vão os dias em que falar de veículos elétricos – sejam eles veículos automóveis ou equipamentos de mobilidade suave – suscitava confusão e cepticismo. Os Veículos Elétricos são um aspeto fundamental para a descarbonização dos meios urbanos e as escolhas dos cidadãos mostram isso mesmo: “Um em cada cinco automóveis ligeiros de passageiros vendido em 2022, é elétrico!“.
O Futuro é Hoje.
O Futuro é Elétrico!
Artigos relacionados
Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Emissões Nulas no Ano de 2022
No dia 22 de março foi publicado o Despacho n.º 3419-B/2022, que aprova o Regulamento de Atribuição do Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Emissões Nulas no Ano de 2022. A dotação total a ser entregue pelo Fundo Ambiental, para este Incentivo, é de 10.000.000€, mais do dobro em relação ao ano de 2021.
Vendas de Veículos Elétricos em Portugal
Consulte todos os artigos mensais da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, onde são analisados os valores de vendas de veículos Elétricos em Portugal.
Veículo Elétrico ou Combustão Interna, o que polui mais?
A desinformação e as dúvidas levantadas pela poluição global causada pelos Veículos Elétricos, por comparação com os veículos com motor de combustão interna, são constantes. Recentemente, pelo canal de YouTube GasTroll, surgiu um trabalho bastante completo que analisa esta comparação.
A UVE procedeu à tradução do vídeo para português!