Vendas de Veículos Elétricos abrandam em abril de 2023, mas mostram crescimento significativo em relação a abril de 2022

Em abril de 2023 verificamos um abrandamento do ritmo de crescimento das vendas de Veículos Elétricos influenciado por quatro fatores:

  1. o aumento significativo das vendas no final de cada trimestre com o consequente abrandamento no 1º e 2º mês de cada trimestre;
  2. a dificuldade que as marcas têm em satisfazer a procura, com prazos de entrega muito dilatados no tempo;
  3. o preço elevado dos veículos elétricos comparativamente aos modelos equivalentes com motores térmicos, especialmente nos segmentos de entrada de gamas, os mais económicos;
  4. o número de candidaturas ao Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Emissões Nulas no Ano de 2023 (VEN2023), na tipologia 1 – veículos ligeiros de passageiros (M1), que rapidamente ultrapassou o montante alocado a esta categoria.

Apesar dos fatores já referidos que provocaram um abrandamento no ritmo de crescimento das vendas de veículos elétricos este mês de abril, venderam-se 2.243 veículos 100% elétricos e um total de 4.148 veículos elétricos na soma das duas motorizações, 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicles) e híbridos plug-in (PHEV – plug-in hybric electric vehicles).

Quando analisamos a totalidade das vendas de 2023 de veículos 100% elétricos nestes primeiros quatro meses, 11.431 viaturas, constatamos que em apenas quatro meses já se venderam mais de 50% da totalidade dos BEV vendidos em todo o ano de 2022, 20.176 unidades, o que nos permite antecipar um novo recorde de vendas de BEV no final de 2023.

No conjunto dos veículos elétricos, BEV e PHEV, temos uma situação semelhante, em quatro meses venderam-se metade dos veículos elétricos (VE) vendidos na totalidade de 2022.


Variação percentual e Quota de Mercado na venda de Veículos Elétricos em Portugal
Ligeiros de Passageiros

Analisando exclusivamente a categoria dos ligeiros de passageiros verificou-se um crescimento homólogo de 75,2% que corresponde a uma quota de mercado na venda de veículos elétricos novos de 24,6% em abril e de 26,3% nos primeiros quatro meses de 2023.

O crescimento das vendas dos veículos elétricos, BEV e PHEV, nestes primeiros quatro meses do ano foi de 80,4%.

Com estas taxas de crescimento a quota de mercado estabilizou nos 25%, o que quer dizer que um em cada quatro automóveis ligeiros de passageiros vendidos em Portugal já é um veículo elétrico.

Na categoria dos veículos 100% elétricos o crescimento é mais expressivo, em virtude da atual oferta desta tipologia já oferecer veículos com autonomias que já permitem uma utilização sem qualquer tipo de ansiedade, devido também à expansão da Rede Pública de Carregamento de veículos elétricos que mantém um crescimento médio de 30 novos postos de carregamento por semana.

A taxa de crescimento praticamente duplicou em abril com uma variação homóloga de 98,4% no mês e um crescimento homólogo de 120,4% nos primeiros quatro meses do ano em curso.

Os veículos exclusivamente movidos a bateria (BEV) atingem uma quota anual de mercado de 15,4%. Um em cada (quase) sete automóveis ligeiros de passageiros novos vendidos em Portugal é um veículo 100% elétrico.

O crescimento das vendas dos automóveis ligeiros de passageiros abrandou em abril em todas as categorias de veículos, 100% elétricos, híbridos plug-in e veículos com motores de combustão interna (VCI – Veículo com motor de Combustão Interna), no entanto o abrandamento foi mais pronunciado nos VCI, com um crescimento de apenas 17,4%, muito inferior – e ainda bem – ao crescimento das vendas dos veículos exclusivamente elétricos (BEV), que registaram um crescimento de 98,4%.


Quotas de Mercado na venda de Veículos Ligeiros de Passageiros, por Tipo de Energia

Os veículos 100% elétricos (BEV) com uma quota de mercado de 12,6% mantêm-se à frente nas vendas de veículos com motores a gasóleo que registam uma quota de mercado de 11,7%, uma tendência que veio para ficar. Na soma das duas categorias de veículos, os BEV e os PHEV, a quota de mercado está estabilizada nos 25%, confirmando que ¼ das vendas de automóveis ligeiros de passageiros em Portugal já são de veículos elétricos (VE).


Marcas de Veículos Elétricos mais vendidas em Portugal

No que diz respeito às marcas mais vendidas, a Tesla volta a destacar-se na categoria de ligeiros de passageiros, 100% elétricos, com 282 veículos vendidos em abril, seguida da Volkswagen com 216 unidades e da Peugeot com 180 viaturas vendidas. O top 5 de vendas de BEV fecha com a Mercedes-Benz e a Dacia, com 168 e 142 veículos respetivamente. No caso dos veículos PHEV, sem grandes alterações em relação aos meses anteriores, a BMW, Mercedes-Benz, Peugeot e Volvo, mantém-se no top 5 de vendas, sendo que são as marcas com mais modelos PHEV à venda em Portugal.

No total entre BEV e PHEV de destacar novamente a Tesla, que só vende veículos 100% elétricos, que com 282 unidades vendidas alcança o quarto lugar concorrendo com marcas que acumulam as vendas dos BEV e dos PHEV.

No acumulado destes primeiros quatro meses do ano a Tesla reforça a liderança nas vendas dos 100% elétricos com 2.378 unidades vendidas, a grande distância da BMW (863), da Volkswagen (795), da Peugeot (669) e da Mercedes-Benz (649), o que por si só revela a grande aceitação da marca que vende exclusivamente veículos 100% elétricos, pelos utilizadores de automóveis ligeiros de passageiros.


Venda de Veículos Novos e Importados Usados

Além das vendas de veículos elétricos novos através dos Representantes Oficiais das Marcas (ROM) e dos Representantes Não Oficiais das Marcas (NROM) também temos registo das vendas de veículos elétricos importados usados, que tem sido a porta de entrada de mais utilizadores de veículos elétricos em Portugal. Nos primeiros quatro meses do ano foram vendidos 3.513 veículos elétricos importados usados.

O peso dos veículos elétricos importados usados mantém-se relativamente estável, tendo a sua quota se cifrado nos 16% neste mês de abril. O recurso aos veículos elétricos importados usados tem permitido que muitas pessoas possam adquirir um veículo elétrico, devido ao seu menor custo, e muitas outras adquiram um VE usado importado para comprovarem que este tipo de veículos já os satisfaz nas suas necessidades de mobilidade diária.


A Mobilidade Elétrica continua assim em grande expansão, no entanto estamos ainda longe, muito longe, das necessidades face à urgência da eletrificação e descarbonização dos transportes rodoviários, para melhorarmos o ar das nossas cidades, reduzir o ruído, acelerar a diminuição do consumo de combustíveis fósseis, diminuir a dependência do exterior face às variações de preço, utilizando cada vez mais eletricidade produzida em Portugal por energias alternativas, eólica, fotovoltaica e hídrica, que são na realidade os nossos recursos naturais, reduzindo também os impactos negativos na nossa balança de pagamentos ao exterior.

Vivemos tempos de emergência climática, que diariamente podemos comprovar com as alterações climáticas que impactam na vida de todos nós, a adoção de um veículo exclusivamente elétrica é apenas uma das formas de o fazermos.

Não existe planeta B!


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