Cinco meses consecutivos com quotas de vendas acima dos 20%. A um mês de chegar o meio do ano 2022, as vendas de veículos elétricos continuam bem consolidadas no mercado nacional. Em maio foram vendidos 1.457 Veículos 100% Elétricos (BEV) e 1.237 Veículos Elétricos Híbridos Plug-In (PHEV), perfazendo um total de 2.694 veículos BEV + PHEV vendidos.
Relativamente ao mês homólogo verificou-se um aumento de 64% e relativamente há dois anos, (em plena pandemia), o aumento é cinco vezes maior.
Sobre a venda de Veículos Híbridos Plug-In (PHEV), a tendência relativa aos meses homólogos continua, isto é, maio traduziu-se no terceiro mês consecutivo deste ano em que as vendas homólogas foram superiores às deste ano. Relativamente a maio do ano passado, houve uma diminuição de 234 veículos vendidos, o que, em nossa opinião continua a dever-se ao facto de as alternativas dos veículos 100% elétricos serem já uma melhor opção em termos de autonomia e velocidade de carregamento rápido, aliado ao facto de a rede pública de carregamento continuar em franca expansão semana após semana.
Em maio, o conjunto de veículos BEV + PHEV superou os valores do mês passado em 324 veículos, o que se traduz numa variação homóloga positiva de 14%.
Quota de mercado dos Veículos Elétricos
A venda de veículos com motores de combustão interna (VCI) em maio, traduziu-se no pior mês do ano, com uma variação negativa de 28.4% relativamente ao ano passado, em virtude de terem sido vendidos menos 4.068 veículos ligeiros de passageiros. Reforçando a tendência de quebra nas vendas dos ligeiros de passageiros com motores poluentes, seja a gasolina ou a gasóleo.
As vendas de veículos elétricos continuam a ser descritas com a mesma frase desde o início do ano: este ano de 2022, um em cada cinco automóveis ligeiros de passageiros vendidos em Portugal é elétrico! O valor da variação mensal homóloga recuperou do valor negativo que se verificou em abril e passou para os 7.9%. Em termos mensais, a quota de maio foi de 19.7%, enquanto que a quota anual cifrou-se nos 20.6%. Ou seja, a venda de veículos elétricos ligeiros de passageiros, BEV + PHEV, mantém-se estável, mês após mês, acima dos 20%.
O mês de fevereiro de 2022 foi uma exceção em termos das vendas de VCI, visto que foi o único em que se verificou um aumento nas vendas. Todos os restantes meses foram de variações negativas. Por seu turno, o cenário das vendas de veículos elétricos está numa situação oposta, isto é, houve apenas um mês – em abril -, onde se verificou uma ligeira variação negativa. Olhamos com expectativa para os valores do próximo mês de junho para confirmar a tendência da variação positiva, mesmo levando em conta o atual cenário de falta de veículos para entrega aos clientes, fenómeno esse que é transversal a muitos segmentos da economia mundial, em virtude das diversas situações de falta de componentes, especialmente micro-processadores.
A imagem do gráfico seguinte confirma o que foi escrito anteriormente. Neste momento, um em cada cinco veículos ligeiros vendidos é elétrico. Em termos médios, o valor da quota de mercado está em 20.6% ao final de cinco meses de 2022.
Se a quota mensal das vendas de veículos elétricos referida anteriormente está estável acima 20%, então também se pode confirmar a estabilidade na variação da quota de mercado das vendas de veículos 100% elétricos ligeiros de passageiros, que está nos 10%, quer em termos mensais quer em termos anuais.
Comparando o crescimento homólogo, considerando todas as categorias de veículos 100% elétricos, o crescimento em maio foi de 63.7%, consolidando o crescimento nos primeiros 5 meses do ano de 2022 acima dos 100%.
Quotas de Venda por Tipo de Energia
Mais um mês em que a tendência continua: os ligeiros de passageiros elétricos (VE) voltaram a registar uma quota de mercado superior aos ligeiros de passageiros com motores a gasóleo. Em maio os VE registaram uma quota de mercado de 19.62% face aos ligeiros de passageiros movidos com motores a gasóleo, que obtiveram uma quota de mercado de 17.43%. Venderam-se, novamente, mais veículos elétricos do que veículos a gasóleo!
Marcas de Veículos Elétricos mais vendidas em Portugal
No mês de maio a marca mais vendida de Veículos 100% Elétricos (BEV) na categoria de ligeiros de passageiros foi a Citroën com 148 viaturas entregues, seguida da também francesa Peugeot com 131 e da Mercedes-Benz com 121 a fechar o pódio. Portanto, em relação ao mês passado, as duas marcas francesas continuam firmes, enquanto que a Hyundai deixou o pódio a favor da Mercedes-Benz.
No acumulado do ano de 2022, relativamente à marca mais vendida de BEV, verificou-se uma troca nos três primeiros lugares. A Peugeot ultrapassou a Tesla com 613 viaturas entregues, a Tesla ocupa o 2.º lugar com 591 e a BMW surge em 3.º lugar com 456 unidades vendidas.
Nada de novo no top 3 das marcas mais vendidas dos veículos elétricos híbridos plug-in, os PHEV. Mantém-se o trio BMW, Volvo e Mercedes-Benz, por esta ordem.
O meio do ano de 2022 aproxima-se rapidamente e continuamos a assistir a um conjunto de circunstâncias do dia-a-dia relacionadas com a muito necessária e urgente transição energética: o aumento do preço dos combustíveis, a recente aprovação pelo Parlamento Europeu da proibição das vendas de novos carros com motor de combustão a partir 2035, o aumento sustentado das vendas de VE, a renovação dos transportes públicos em algumas localidades através dos veículos elétricos e a contínua instalação de novos postos de carregamento na via pública e, simultaneamente, em diversas empresas e entidades privadas. O somatório de todos estes sinais continua a despertar na sociedade civil o desejo de sair do paradigma da exploração de combustíveis fósseis e mudar para um modelo que seja sustentável.
Para benefício de toda a Humanidade é urgente que a Mobilidade Elétrica faça parte desse modelo.
O Futuro é Hoje.
O Futuro é Elétrico!
Artigo corrigido a 20 de junho de 2022 com a retificação do top 5 de marcas mais vendidas de janeiro a maio de 2022, na categoria de Automóveis Ligeiros de Passageiros, 100% elétricos.
Artigos relacionados
Assine a Petição Pública submetida pela UVE, para que sejam impostas restrições de vendas de veículos convencionais com motor de combustão interna, a partir de 2030.
O seu apoio é muito importante!
Vendas de Veículos Elétricos em Portugal
Consulte todos os artigos mensais da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, onde são analisados os valores de vendas de veículos Elétricos em Portugal.
Veículo Elétrico ou Combustão Interna, o que polui mais?
A desinformação e as dúvidas levantadas pela poluição global causada pelos Veículos Elétricos, por comparação com os veículos com motor de combustão interna, são constantes. Recentemente, pelo canal de YouTube GasTroll, surgiu um trabalho bastante completo que analisa esta comparação.
A UVE procedeu à tradução do vídeo para português!