Vendas de veículos elétricos em maio de 2024. Quase 8 mil VE comercializados em Portugal.

O mês de maio trouxe bons dados relativamente à comercialização de veículos elétricos. No mês de maio verificou-se um aumento de 8,5% relativamente a abril no conjunto de todas as categorias, veículos novos, importados usados, ligeiros, pesados, de passageiros, de mercadorias, motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos.

Continua em crescimento o número de veículos elétricos introduzidos no parque automóvel nacional. O que, em conjunto com o ritmo interessante de instalação e ligação de novos pontos de carregamento de veículos elétricos, a mobilidade elétrica continua a avançar a bom ritmo em Portugal. Há, de facto, mais particulares e empresas a adotar a mobilidade elétrica como meio de transporte de pessoas e bens.

A fasquia dos seis mil veículos elétricos novos (100% elétricos + híbridos plug-in) – entre todas as categorias -, foi ultrapassada relativamente a abril. Os veículos elétricos novos registaram um aumento de 542 unidades e os veículos elétricos importados usados, também registaram um aumento de 72 unidades relativamente a abril. Como número final das vendas de maio temos 7.824 veículos elétricos novos e usados importados. Portanto, quase na marca dos oito mil veículos num mês!

A análise do gráfico das vendas de veículos elétricos novos e importados usados resume-se ao seguinte: em maio, todas as categorias assinalaram variações positivas! Maio confirmou ser o segundo melhor mês de vendas totais, com os referidos 7.824 veículos – incluíndo todas as categorias de Veículos 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicles) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicles). O melhor mês do ano continua a ser março (8.161 viaturas).

Sobre as vendas de veículos 100% elétricos novos, entre todas as categorias, o aumento relativo ao mês anterior foi ligeiro, com mais 130 veículos 100% elétricos vendidos. Um crescimento de 3,92%.


No total dos veículos elétricos (BEV+PHEV), na categoria dos veículos ligeiros de passageiros, apesar da variação homóloga continuar em terreno positivo, com um crescimento de 16,25%, maio registou o menor crescimento do ano relativamente a 2023, com apenas 1,07%. As quotas de mercado mensal e anual, continuam estáveis perto dos 30%.

Em relação aos veículos 100% elétricos (BEV), também na categoria dos ligeiros de passageiros, este mês de maio registou um decréscimo de 6,84% nas vendas. O crescimento no conjunto dos primeiros 5 meses do ano foi de 11,69%. As quotas de mercado mensal e anual, continuam próximas dos 16%.


A análise dos valores das quotas de mercado por tipo de energia permite concluir que abril e maio registaram valores, para o conjunto de veículos elétricos (BEV e PHEV) praticamente idênticos – 28,92% e 28,96%, respetivamente.


Mais um mês e a Tesla, e com enorme destaque novamente, foi a marca que mais vendeu. Sozinha consegue superar as três marcas seguintes em conjunto. A Tesla vendeu 906 viaturas. Em segundo e terceiro lugar surgem a BMW e Volvo, com 326 e 278 viaturas vendidas, respetivamente. A Peugeot reentrou para o quarto lugar, com 246 viaturas vendidas. A fechar o Top 5 ficou a Mercedes-Benz com 218 viaturas entregues.

No conjunto dos BEV + PHEV, a Tesla (906) voltou a liderar, seguida da Mercedes-Benz (835) e da BMW (636). A Volvo ficou na 4ª posição com 618 viaturas entregues. A Audi regressou à tabela, ocupando o quinto lugar, com um total de 461 viaturas vendidas.

No quadro das vendas anuais, notar a reentrada da Peugeot para o quinto lugar dos BEV, com um acumulado de 895 viaturas vendidas, enquanto nos restantes lugares as marcas mantiveram exatamente as mesmas posições: Tesla (4245) em primeiro lugar destacada, seguida da BMW (1599), Volvo (1145) e Mercedes-Benz (1045). 

Nas vendas anuais BEV + PHEV, a Tesla está apenas a 78 viaturas de alcançar a primeira posição. De referir novamente que a Tesla apenas fabrica veículos 100% elétricos, enquanto a Mercedes-Benz fabrica veículos BEV e PHEV.

Por tipologia de veículos e em relação às cinco marcas mais vendidas, relativamente à categoria dos ciclomotores e motociclos, verificou-se um crescimento significativo que é de salientar. Em relação aos veículos pesados o mês de maio continuou a ser portador de bons valores: 

  • Ciclomotores e motociclos: aumento de 91 para 141 veículos (+54,94%);
  • Veículos pesados: aumento de 32 para 38 veículos (+18,75%);

Maio registou algum abrandamento nas taxas de crescimento em algumas categorias de veículos elétricos. Para estes resultados tem contribuído uma campanha de desinformação que decorre a nível nacional e internacional, – que era expectável e para a qual temos alertado -, o atraso injustificável da abertura das candidaturas no Fundo Ambiental ao Incentivo à Aquisição de Veículos de Emissões Nulas (VEN2024), às notícias sobre a aplicação de taxas, por parte da União Europeia, à importação de veículos elétricos chineses – algo ainda não fechado -, nem no desenho final, nem na data da sua entrada em vigor, pois as negociações continuam entre as autoridades europeias e chinesas.

De salientar que semanalmente, a instalação e ligação de novos postos de carregamento, normais, rápidos, super-rápidos e ultrarrápidos, continua a bom ritmo e que o índice de cumprimento do regulamento AFIR (Regulamento para a Infraestrutura de Combustíveis Alternativos) continua em linha com os objetivos. Todavia, não ao ritmo desejável, pois a necessidade de construir novos HUB’s com vários carregadores é real. As vendas mensais de cinco ou seis mil veículos elétricos a isso obrigam, assim como um olhar mais atento dos Operadores de Posto de Carregamento (OPC) para instalar mais postos de carregamento no terreno!

Portugal continua a estar muito bem colocado, na Europa e no Mundo, no que respeita ao desenvolvimento da mobilidade elétrica. Em simultâneo, assistimos a um aumento muito favorável na produção de energia elétrica de origem renovável. O modelo da mobilidade elétrica não se restringe apenas às vendas de veículos elétricos e a UVE continua atenta às diversas variáveis e vetores que a tecnologia tem vindo a colocar nas nossas vidas.

O Futuro é hoje!
O Futuro é Elétrico!


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