Em agosto a venda de Veículos 100% Elétricos, contabilizando todas as categorias, cresceu 62,8% em relação ao mês homólogo, mostrando mais uma vez que a Mobilidade Elétrica em Portugal mantém um crescimento acelerado e, simultaneamente, consolidado.
Se analisarmos a totalidade do mercado automóvel, considerando todas as motorizações, mantém-se a tendência dos últimos meses, com a venda de novos veículos em Portugal a ficar aquém dos valores atingidos no período homólogo. A crise no mercado de microprocessadores e outros componentes essenciais para a indústria automóvel mantém-se como o principal motivo deste decréscimo nas vendas de veículos novos, com tendência a agravar-se nos próximos meses com o aumento do valor de matérias primas e energia. A pressionar em baixa a venda de veículos novos, encontram-se as motorizações com combustíveis fósseis, gasolina e gasóleo.
No mês de agosto de 2022 venderam-se 2.324 veículos de todas as categorias de Veículos 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicles) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybric Electric Vehicles), dos quais 1.358 são BEV e 966 são PHEV.
Os números de venda de Veículos 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicles) embora reflitam as limitações de entrega de novos veículos por parte das marcas – apresentando uma ligeira diminuição em relação ao mês anterior – não são um sinal de diminuição da procura deste tipo de motorização que continua muito elevada. Este ano de 2022 é expectável que seja batido, o recorde de vendas de Veículos 100% Elétricos novos.
Os números de venda de veículos híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicles) continuam a decrescer, não necessariamente devido à falta de veículos novos para entrega – embora sejam também afetados por essa limitação – mas por ser cada vez mais evidente para os utilizadores deste tipo de veículos de que são uma opção menos económica – quando comparada à dos Veículos 100% Elétricos. Em agosto de 2022 foram vendidos 966 veículos híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicles), na sua quase totalidade ligeiros de passageiros.
Nos valores combinados entre todas as categorias de Veículos 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e veículos híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicles) foram vendidos 2.324 veículos. Também no conjunto das vendas dos VE (BEV + PHEV) será expectável que o recorde anual seja de novo batido.
Quota de mercados dos Veículos Elétricos
Em agosto de 2022, no mercado de veículos ligeiros de passageiros – a maioria do parque de veículos em circulação em Portugal – os veículos de combustão interna decresceram 23% em relação ao mês de julho de 2022. Embora se verifique um aumento em relação ao mês homólogo em 2021, o mercado de veículos novos de combustão interna, ligeiros de passageiros, mantém-se em terreno negativo com uma diminuição de 4% em relação ao mesmo período de 2021.
Por sua vez, no mercado de veículos elétricos (Veículos 100% Elétricos e veículos híbridos plug-in) ligeiros de passageiros, verifica-se um crescimento de 10,7% em relação ao mês homólogo e 18,5% em relação ao período homólogo de janeiro a agosto.
A quota de mercado dos veículos elétricos (BEV + PHEV), ligeiros de passageiros, consolida-se em torno dos 20%, mais precisamente nos 18,8% na quota mensal e nos 19.6% na quota anual. O que quer dizer que 1 em cada 5 veículos novos vendidos em Portugal é elétrico, seja um Veículo 100% Elétrico um veículo híbrido plug-in.
Se isolarmos os Veículos 100% Elétricos, o crescimento é mais pronunciado, com 44,8% de crescimento em relação ao mês homólogo e 56,8% em relação ao período de janeiro a agosto.
Sendo que a respetiva quota de mercado mensal está nos 10.3% e a quota de mercado anual cifra-se nos 9,9%, o que quer dizer que 1 em cada 10 veículos novos vendidos em Portugal é um Veículo 100% Elétrico.
Este crescimento consolidado nos últimos anos reflete-se claramente quando analisamos a variação de venda de Veículos 100% Elétricos com os veículos com motor de combustão interna e os veículos híbridos plug-in nos últimos 12 meses: os Veículos 100% Elétricos mostraram sempre valores positivos em relação aos meses homólogos, enquanto que as restantes motorizações demoraram mais de 12 meses até se aproximarem dos valores de crescimento dos veículos 100% elétricos. Em agosto de 2022, os Veículos 100% Elétricos cresceram 44,8% e as restantes motorizações cresceram 42,1%, em relação ao mês homólogo.
Considerando todas as categorias de veículos, o crescimento homólogo dos BEV + PHEV foi em agosto de 18.8% e no acumulado do ano de 24,8%, tendo-se registado uma variação positiva em todos os oito meses já decorridos desde o início do ano.
Ainda considerando todas as categorias de veículos – mas referindo apenas os Veículos 100% Elétricos – este crescimento é ainda mais acentuado, registando-se uma variação positiva de 62,8% no mês de agosto e uma variação positiva acumulada dos oito primeiros meses do ano em curso ainda mais acentuada atingindo os 76,5%.
Conforme temos vindo a registar, devido à maior oferta de Veículos 100% Elétricos, com mais autonomia, com uma maior diversidade de escolha e com uma ligeira descida dos preços finais de venda ao público, as vendas dos veículos híbridos plug-in, têm tido variações negativas desde o mês de março, refletindo assim a cada vez maior apetência e satisfação pelas motorizações 100% elétricas por parte dos potenciais compradores.
Quota de vendas por Tipo de Energia
O somatório das quotas de mercado das vendas dos Veículos 100% elétricos (10,18%) e dos veículos híbridos plug-in (7,48% + 1,05%) atinge neste momento os 18,71%, acima da quota de mercado dos veículos com motores a gasóleo que se fixa nos 18,03%. Mais uma vez registamos uma maior quota de mercado nas vendas dos veículos elétricos em relação aos veículos com motores a gasóleo.
Marcas de Veículos Elétricos mais vendidas em Portugal
Na categoria de ligeiros de passageiros, em agosto, a BMW + BMWi foi a marca mais vendida nos Veículos 100% Elétricos e a Mercedes-Benz foi a marca mais vendida nos veículos híbridos plug-in e no conjunto de ambas as motorizações.
Nos Veículos 100% Elétricos, a BMW + BMWi encontra-se em 1º lugar com 164 veículos, seguida da Mercedes-Benz e da Tesla, com 120 e 104 veículos vendidos, respetivamente.
No caso dos veículos híbridos plug-in, a Mercedes-Benz assegurou claramente o 1º lugar com 306 veículos vendidos, seguida da BMW + BMWi com 92 veículos e a Volvo com 85 veículos.
No total de veículos BEV e PHEV, o top 5 é composto pela Mercedes-Benz com 426 veículos, seguida da BMW + BMWi e da KIA, com 256 e 142 veículos vendidos, respetivamente. De notar que a Tesla – que apenas comercializa veículos 100% elétricos – ocupa o quinto lugar do top das vendas de BEV + PHEV em agosto.
No total anual das vendas de veículos novos na categoria de ligeiros de passageiros, a Tesla mantém o 1º lugar das vendas de Veículos 100% Elétricos, com 1.165 unidades vendidas, seguida da Peugeot e BMW + BMWi, com 1.013 e 852 viaturas vendidas, respetivamente.
Nos veículos híbridos plug-in, o top 3 mantém-se inalterável. A BMW + BMWi, a Mercedes-Benz e a Volvo conservam confortavelmente os primeiros lugares, seguidas da Peugeot e Volkswagen no 4º e 5º lugar.
Considerando ambas as motorizações – Veículos 100% Elétricos e híbridos plug-in – a BMW + BMWi encontra-se na liderança, com 2.800 veículos vendidos, seguida da Mercedes-Benz com 2.577 viaturas entregues, da Peugeot com 1.703 unidades vendidas e da Volvo e Tesla, com 1.508 e 1.165 veículos ligeiros de passageiros vendidos desde o início do ano, respetivamente.
O confronto diário com situações que refletem o enorme impacto das alterações climáticas, que nos mostram claramente a devastação do meio natural e as perdas humanas que enfrentamos e enfrentaremos nos próximos anos – caso não sejam tomadas ações concretas para reduzir o consumo de combustíveis fósseis e outros recursos finitos – tem se revelado uma motivação suplementar para impulsionar a mudança para os veículos elétricos.
A nossa ação terá de começar localmente, mas tem imperativamente que começar! Realize um exercício de reavaliação dos recursos e meios de mobilidade que utiliza diariamente e verifique se existe espaço para uma readaptação para que utilize preferencialmente veículos elétricos. Se ainda não utiliza veículos elétricos no seu dia-a-dia, mas já considerou trocar para um veículo elétrico, de que está à espera?
Os transportes rodoviários representam uma fatia considerável na emissão de gases com efeito de estufa (GEE), altamente prejudiciais à saúde dos Humanos.
A Mobilidade Elétrica é decisiva para a mudança dos nossos hábitos e, embora não seja a única área que vá trazer a erradicação das emissões de GEE, tem um potencial de mudança muito significativo pois rapidamente nos apercebemos que os Veículos Elétricos são mais eficientes, mais económicos e dão-nos um prazer enorme na sua condução.
Não existe Planeta B!
O Futuro é Hoje.
O Futuro é Elétrico!
Artigos relacionados
Vendas de Veículos Elétricos em Portugal
Consulte todos os artigos mensais da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, onde são analisados os valores de vendas de veículos Elétricos em Portugal.
Assine a Petição Pública submetida pela UVE, para que sejam impostas restrições de vendas de veículos convencionais com motor de combustão interna, a partir de 2030.
O seu apoio é muito importante!
Veículo Elétrico ou Combustão Interna, o que polui mais?
A desinformação e as dúvidas levantadas pela poluição global causada pelos Veículos Elétricos, por comparação com os veículos com motor de combustão interna, são constantes. Recentemente, pelo canal de YouTube GasTroll, surgiu um trabalho bastante completo que analisa esta comparação.
A UVE procedeu à tradução do vídeo para português!