Em setembro foi batido o recorde mensal de vendas de Veículos Elétricos (VE), com 1.952 unidades vendidas de veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e de híbridos plug-in (PHEV – Plug-in Hybrid Electric Vehicle).
Para este novo recorde mensal de vendas de VE muito contribuíram as vendas dos híbridos plug-in que estabeleceram um novo recorde mensal com 1.176 viaturas vendidas. De registar também o melhor mês de vendas dos automóveis 100% elétricos com 776 unidades vendidas, registo só ultrapassado pelos primeiros três meses do ano, antes do efeito da pandemia nas vendas em todo o setor automóvel.
Por marcas a Tesla repete o primeiro lugar este mês de setembro, com 207 unidades entregues, seguida da Renault com 100 viaturas vendidas, ficando o terceiro lugar reservado para uma surpresa, a Volkswagen com 81 veículos vendidos, que apenas iniciou as entregas do seu muito aguardado modelo VW ID.3 justamente no final do mês, durante o media day no Encontro Nacional de Veículos Elétricos – ENVE 2020, que se realizou em Lisboa.
No acumulado do ano a Tesla mantém a liderança com 1.064 automóveis vendidos, aumentando mesmo a sua distância face ao 2º lugar, ocupado pela Renault (869) e face à terceira posição detida pela Nissan (857), estes três primeiros construtores bem afastados de todas as outras marcas.
No segmento dos híbridos plug-in as três primeiras posições mantêm-se nas mesmas marcas. A Mercedes-Benz em primeiro com 334 viaturas entregues, seguida da BMW/BMWi (aqui incluímos os PHEV da BMW e o modelo PHEV da BMWi, o i8) com 291 e a Volvo com 241. Estas três marcas mantêm também os três primeiros lugares no somatório do ano, aqui com uma enorme vantagem sobre as restantes marcas. Em 1º lugar a Mercedes-Benz com 1.922, em 2º a BMW/BMWi com 1.650 e em 3º a Volvo com 1.356 unidades entregues.
Ao analisarmos a totalidade das vendas dos veículos elétricos (BEV+PHEV), são os híbridos plug-in que se destacam nos três primeiros lugares, sendo a Tesla, fabricante de viaturas exclusivamente elétricas, logicamente a aparecer na quarta posição.
Este gráfico das vendas comparativas entre 2019 e 2020 mostra a recuperação das vendas dos elétricos, tendo este mês de setembro registado um aumneto de 65.3% em relação ao mês homólogo de 2019, voltando assim a fortes crescimentos nas vendas dos VE.
Embora mais moderado este crescimento de vendas por parte dos 100% elétricos (BEV), cifrando-se nos 9.3%, vem consolidar o crescimento das vendas neste segmento que começou a verificar-se a partir do mês de julho.
Foi de facto no segmento dos híbridos plug-in (PHEV) que se está a verificar a explosão nas vendas com um crescimento em relação ao mês homólogo de 150%. Este crescimento é justificado pelas vendas para o setor empresarial que beneficiam de grandes vantagens fiscais.
Em comparação com os valores do total de vendas de veículos elétricos (VE) de 2019, o total de vendas de híbridos plug-in, em apenas nove meses de 2020 já ultrapassou o total de PHEVs vendidos em 2019. No total dos dois segmentos (BEV+PHEV) o recorde anual será batido já no próximo mês de outubro.
O mercado dos automóveis ligeiros de passageiros tradicionais e poluentes (VCI–Veículos com motor de Combustão Interna, com motores a gasolina e a gasóleo), voltou a registar uma queda em setembro em relação ao mês de agosto, invertendo assim um aténue recuperação, o que é um indicador muito positivo para o mercado dos automóveis elétricos, pois poderá indiciar uma atitude cada vez mais esclarecida por parte dos compradores.
Se tivermos em conta também as vendas dos Veículos Elétricos (VE) juntando-as às dos veículos com motor de combustão interna (VCI) podemos ver como a queda das vendas da indústria automóvel em geral ficou mais atenuada pela venda dos Veículos Elétricos como iremos analisar no último quadro.
Neste último quadro podemos ver como as vendas dos automóveis ligeiros de passageiros elétricos (BEV+PHEV) crescem pelo quarto mês consecutivo, com crescimentos muito significativos neste último trimestre, neste ano tão especial, fortemente influenciado pelos efeitos negativos da pandemia a afetarem a generalidade da economia e do país. Registar um novo recorde na quota de mercado dos VE em relação à totalidade das vendas da indústria automóvel, atingindo a marca de 14.6% no mês de setembro e os 11.5% na totalidade do ano de 2020.
As vendas dos Veículos Elétricos neste mês de setembro, assim como no somatório do ano em curso, são fortemente animadoras duma cada vez mais esclarecida opção de compra na hora de adquirir uma viatura.
A divulgação da Mobilidade Elétrica, dos modelos disponíveis, das suas diferenças, da poupança nos custos de utilização de um Veículo Elétrico, do aumento da Rede Pública de Carregamento, fazem parte da Missão e da Ação da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos – UVE, por isso todos nos congratulamos com estes números, e o Planeta agradece.
Artigos relacionados
Vendas de veículos elétricos em Agosto 2020
Em agosto de 2020 as vendas dos veículos elétricos (BEV – 100% elétricos e PHEV – híbridos plug-in) cresceram 73,2% em relação ao mês homólogo de 2019, mantendo assim a tendência de crescimento de vendas verificada nos últimos meses. A Mobilidade Elétrica não tirou férias em Portugal!
Vendas julho de 2020, elétricos crescem 85.4%
Em julho de 2020 as vendas dos veículos elétricos (BEV – 100% elétricos e PHEV – híbridos plug-in) cresceram 85.4% em relação ao mês homólogo de 2019. Depois da resiliência em abril e maio, temos de novo um forte crescimento nas vendas mensais.
Junho de 2020, veículos elétricos retomam o crescimento
Em junho de 2020 as vendas de veículos elétricos cresceram 3% em relação ao mês homólogo de 2019 e avançaram 58% em relação ao mês de maio de 2020.
No 1º semestre de 2020 venderam-se em Portugal 7.519 unidades no total dos veículos elétricos, no somatório dos veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e dos veículos híbridos plug-in (PHEV – Plug-in Hybrid Electric Vehicle). Registando-se uma distribuição de 50/50 na relação entre o número de BEV e PHEV vendidos.
Vendas de Veículos Elétricos em maio de 2020, depois da resiliência, a recuperação.
As vendas de veículos elétricos – híbridos plug-in e 100% elétricos – depois de terem resistido à hecatombe das vendas totais da indústria automóvel, em abril de 2020, recuperam impulsionadas pelas vendas dos híbridos plug-in no mês de maio de 2020.
Incentivo para compra de Veículos Elétricos em 2020
Foi publicado a 10 de março de 2020 o Despacho n.º 3169/2020, que inclui o Regulamento para a atribuição do Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Baixas Emissões (2020), e foi disponibilizado o formulário on-line para candidatura ao mesmo.