Este mês de setembro registou-se um novo máximo mensal de vendas de veículos 100% elétricos. Venderam-se 1.551 veículos 100% elétricos em Portugal. Uma clara resposta da procura à oferta cada vez maior de novos modelos elétricos em comercialização no país.
No mês de setembro os veículos elétricos (VE) atingiram uma quota de mercado de 25%, número impensável há poucos anos.
Setembro registou o segundo melhor mês do ano com 2.748 veículos elétricos vendidos em Portugal no conjunto dos veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e dos veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV – Plug-in Hybrid Electric Vehicle).
Em nove meses já se venderam 19.673 veículos elétricos em Portugal, indicando que seguramente atingiremos um novo recorde anual de vendas.
Setembro de 2021 foi não só o segundo melhor mês do ano como foi o terceiro melhor mês de sempre nas vendas de veículos elétricos em Portugal, contabilizando as duas categorias: os 100% elétricos e os híbridos plug-in.
Em setembro de 2021 foi batido o recorde mensal de vendas de veículos 100% elétricos em Portugal, registando-se uma variação homóloga de 100%! Este forte crescimento nas vendas dos elétricos puros pode indiciar uma predominância futura dos 100% elétricos sobre os híbridos plug-in, sinalizando um cada vez maior interesse por parte dos compradores em veículos mais limpos e sem emissões de qualquer tipo de gases.
Os híbridos plug-in registaram um crescimento moderado de apenas 1.8%, refletindo o interesse cada vez maior nos 100% elétricos que já apresentam autonomias muito significativas, podendo os futuros compradores prescindir de um motor combustão e de qualquer tipo de combustível fóssil.
O que este mês de setembro nos veio confirmar é uma cada vez maior procura de veículos sem emissões, que não utilizem qualquer tipo de combustível fóssil. Esta alteração também é motivada pelo uso incorreto que alguns utilizadores têm dado ao veículo híbrido plug-in, não tirando partido de todas as possibilidades do uso em modo exclusivamente elétrico.
Variação de Vendas de Veículos em Portugal
2020/2021 – Combustão Interna vs. Elétricos
Quanto aos veículos com motores de combustão interna (VCI) o descalabro, previsível, continua, tendo registado o quinto mês de quedas mensais nas vendas e o terceiro mês consecutivo, acumulando já um crescimento negativo de -0.4% no acumulado destes nove meses do ano em curso. De registar que é uma queda em relação ao período homólogo, grande parte dele já com grandes perdas devido à pandemia da covid-19.
Em completa ascensão estão as vendas dos veículos elétricos (VE). Contabilizando as duas tipologias (BEV+PHEV), os ligeiros de passageiros cresceram 40%, sétimo mês consecutivo de ganhos, registando um crescimento anual de 59.8%. Nesta tabela podemos verificar o aumento consolidado da quota de mercado quer anual, com novo recorde de 17.3% de quota de mercado, quer mensal, com uns fantásticos 25%, também novo recorde. Esperemos que continue a existir oferta para uma cada vez maior procura de ligeiros de passageiros mais sustentáveis e menos poluidores.
Este gráfico do crescimento mensal homólogo das vendas dos VE face aos VCI é demonstrativo da maior resiliência dos elétricos e da contínua queda dos ligeiros de passageiros com motores de combustão interna. Estamos a assistir ao princípio do fim do motor de combustão interna, por várias razões, muito menos eficiente, mais dispendioso na sua utilização e manutenção, e muito especialmente por serem muito poluidores e assim contribuírem para o agravamento das alterações climáticas que estamos a registar.
Se analisarmos apenas os veículos 100% elétricos constatamos que o crescimento das vendas tem vindo a aumentar de uma forma muito consistente, respondendo assim a uma cada vez maior e mais diversificada oferta, incluindo praticamente todas as gamas e versões e com um aumento das autonomias reais muito significativo. A autonomia média dos elétricos puros à venda em Portugal atinge neste momento os 400 km.
Quando afirmamos que os veículos elétricos não são uma moda e vieram para ficar e para destronar os veículos com motores de combustão interna, afirmamo-lo com o conhecimento da experiência e da prática de milhares de utilizadores, muitos deles com centenas de milhares de quilómetros já percorridos em modo elétrico. A melhor projeção que podemos fazer é fundamentada no ouvir os relatos de satisfação do seu dia a dia de utilização de um veículo elétrico e das enormes poupanças que daí advêm.
Como já referimos, com a muito maior oferta dos veículos 100% elétricos, com praticamente todas as marcas a oferecerem gamas elétricas com autonomias reais já perfeitamente aceitáveis para a esmagadora maioria da sua utilização e, também, muito importante, com o aumento considerável da Rede Pública de Carregamento para veículos elétricos, quer em capilaridade quer em potência disponibilizada, vão desaparecendo gradualmente os medos e as ansiedades, e vão-se desfazendo os mitos que alguns teimam em veicular.
Vendas por tipo de energia em setembro de 2021
Ao compararmos os veículos movidos a energias alternativas (100% elétricos, híbridos plug-in e híbridos convecionais) que obtiveram uma quota de mercado de 39.3%, quase que igualaram o número de veículos com motor de combustão interna a gasolina, com uma quota de mercado de 40.8%, ultrapassando claramente a quota de mercado dos veículos com motor de combustão interna a gasóleo de 19.9%, vendidos em Portugal este mês de setembro. Este é um indicador muito fiel das transformações a que estamos a assistir no setor automóvel em Portugal.
Se melhor analisarmos as diferentes categorias, separando todos os veículos híbridos convencionais dos veículos elétricos (100% elétricos e híbridos plug-in), constatamos que os veículos elétricos, com 25.1% já superam os veículos ligeiros de passageiros movidos com motores de combustão interna a gasóleo com 19.9%. Este é, sem dúvida, um marco que irá marcar o setor automóvel em Portugal, acelerando o fim de todos os veículos com motores de combustão interna, altamente ineficientes e poluidores, especialmente os que utilizam o gasóleo.
Marcas de Veículos Elétricos mais vendidos em Portugal
em setembro de 2021
No que respeita aos veículos 100% elétricos, sendo setembro o mês final do terceiro trimestre, aconteceu, como tem acontecido nos finais de todos os trimestres, que a Tesla aí concentrou as vendas do respetivo trimestre, catapultando a marca norte-americana para o primeiro lugar destacado com 321 viaturas entregues, ocupando o segundo lugar a Peugeot, com 198 veículos vendidos e o terceiro e último lugar do pódio, a Hyundai com 144 unidades entregues. No acumulado do ano, a Tesla reforça a primeira posição com 1.031 viaturas vendidas, estando no segundo lugar a Peugeot (873), e no terceiro a Nissan (815).
Em relação aos híbridos plug-in mantêm-se as três marcas com uma nuance, a BMW (330) obtém a primeira posição no mês, a Mercedes-Benz (199) a segunda, e a Volvo (134) a terceira, sendo que no acumulado do ano é a Mercedes-Benz (2.996) a ocupar a 1ª posição, a BMW (2.504) a terminar em 2º lugar, e a Volvo (1.591) a manter a 3ª posição.
No conjunto das duas categorias, BEV e PHEV, o destaque no mês vai para a Tesla (321), que só tem oferta 100% elétrica, a ocupar a 2ª posição logo atrás da BMW (395) e também nota para a Peugeot (282) que ultrapassa a Mercedes-Benz (231). No acumulado do ano, os três primeiros lugares são mantidos pelo trio Mercedes-Benz (3.360), BMW (2.890) e Volvo (1.647), e o destaque vai mais uma vez para a Tesla (1.031) que consegue o 6.º lugar, competindo apenas com veículos elétricos puros.
Foi um mês fantástico para a mobilidade elétrica em Portugal, com a queda de vários recordes e com uma manifestação clara de que os veículos elétricos e em especial os veículos 100% elétricos, irão ser a opção mais elegida pelos portugueses como veículo ligeiro de passageiros e até mesmo ligeiro de mercadorias.
O Futuro que desejamos para todos nós e para as gerações vindouras constrói-se hoje, no presente, com opções mais sustentáveis, sem emissões de gases com efeito de estufa, mais eficientes, mais económicas e muito mais amigas do ambiente e das pessoas.
Artigos relacionados
Vendas de Veículos Elétricos em Portugal
Consulte todos os artigos mensais da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, onde são analisados os valores de vendas de veículos Elétricos em Portugal.
Veículo Elétrico ou Combustão Interna, o que polui mais?
A desinformação e as dúvidas levantadas pela poluição global causada pelos Veículos Elétricos, por comparação com os veículos com motor de combustão interna, são constantes. Recentemente, pelo canal de YouTube GasTroll, surgiu um trabalho bastante completo que analisa esta comparação.
A UVE procedeu à tradução do vídeo para português!