A fasquia dos dois mil veículos 100% elétricos vendidos num mês foi ultrapassada! Em setembro de 2022 foram vendidos 2.307 Veículos 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e 1.524 veículos híbridos plug-in (PHEV – Plug-in Hybrid Electric Vehicle), num total de 3.831 veículos – o valor mais elevado do ano.
Além destes números, no mês passado verificou-se mais um facto importante: em termos das vendas por tipo de energia, os veículos movidos a energias alternativas ultrapassaram os 50%, tendo atingido o valor de 50,31%, o que significa que se venderam mais veículos 100% elétricos, híbridos plug-in e híbridos convencionais do que veículos movidos exclusivamente a combustíveis fósseis. A transição é inegável e está a acontecer. Seja por motivos económicos ou de cariz ambiental, as pessoas já preferem soluções mais sustentáveis e amigas do ambiente.
Em termos anuais, setembro de 2022 foi o mês em que mais veículos 100% elétricos se venderam nos últimos três anos. A opção por esta categoria está cada vez mais consolidada e a tendência continua a evoluir no nosso mercado automóvel. Olhando para os três últimos anos houve apenas três meses em que se ultrapassaram os dois mil BEV vendidos.
Setembro foi um mês em que os valores homólogos das vendas de PHEV dos dois últimos anos foram ultrapassados. Este ano apenas aconteceu por três vezes, uma vez que se verifica uma diminuição na tendência das vendas deste tipo de veículo. Como temos vindo a referir, tal deve-se à existência de um leque cada vez maior na oferta de veículos com baterias de maior capacidade e também pelas potências de carregamento serem cada vez maiores e permitirem aos utilizadores de VE esperar cada vez menos tempo pelos seus carregamentos.
Pelo exposto anteriormente, a soma das vendas das duas categorias – BEV e PHEV –, registou o maior valor dos últimos três anos, com 3.831 veículos vendidos num só mês.
A três meses do final do ano, o país prepara-se para assinalar mais um recorde anual nas vendas, uma vez que – mantendo este ritmo –, seguramente será ultrapassada a fasquia dos 30.000 mil VE vendidos (relembrando que o mercado dos veículos elétricos usados importados também regista grandes valores de vendas).
Quota de Vendas de Veículos Elétricos em Portugal
As vendas dos veículos elétricos ligeiros de passageiros (BEV + PHEV) registaram um crescimento de 35,8% neste mês de setembro. A quota mensal fixou-se nos 29,4%, reveladora do que tem sido a expansão das vendas de veículos elétricos em Portugal e a quota anual consolida-se acima dos 20%, isto é, um em cada cinco ligeiros de passageiros vendidos é elétrico.
As vendas de veículos exclusivamente elétricos, tiveram um crescimento homólogo, em setembro, de 47,7% e um crescimento homólogo anual, de janeiro a setembro, de 55,5%, continuando a registar um forte crescimento. A quota de mercado anual confirma que um em cada dez ligeiros de passageiros vendidos continua a ser 100% elétrico, sendo que a quota mensal atingiu um valor muito significativo de 17,2%, portanto um em cada seis ligeiros de passageiros vendidos em setembro foi um veículo 100% elétrico.
Entre veículos ligeiros e pesados, de passageiros e mercadorias, setembro registou uma variação homóloga de 48,7%. Em termos anuais esta variação foi de 71,2% mantendo-se assim um forte ritmo de crescimento. Este valor surge na sequência de que também nas nas restantes categorias além dos ligeiros de passageiros, a oferta que o mercado apresenta já permite que empresas e outras instituições que recorram a frotas possam substituir veículos com motor a gasolina e a gasóleo por veículos 100% elétricos.
Contrariamente ao que tinha vindo a acontecer, no contexto de todas as categorias dos veículos PHEV, verificou-se uma inversão na tendência das vendas. Setembro registou um aumento de 27,3%, mas em comparação com o ano passado o valor homólogo total continua a ser negativo: -2,6%.
Quotas de mercado por Tipo de Energia
A grande novidade do mês de setembro foi sem dúvida o facto de que, pela primeira vez, terem sido vendidos mais veículos ligeiros de passageiros das categorias BEV, PHEV e HEV do que o conjunto dos ligeiros de passageiros movidos a combustíveis fósseis. O valor 50,31% superou os 49,68% de veículos movidos a gasolina e gasóleo. Sem dúvida que foi um marco para Portugal e esperamos que daqui em diante esta diferença seja cada vez mais significativa, a favor das vendas dos veículos elétricos.
Em relação às vendas de setembro o conjunto, BEV e PHEV, com uma quota de mercado de 29,4%, superam as vendas dos veículos movidos a gasóleo que registam uma quota de 18,47%. Há uns meses saíram as primeiras notícias dessa ultrapassagem, mas agora os números apontam para um reforço desta tendência, com uma cada vez maior preferência para a compra de veículos eletrificados em lugar de veículos exclusivamente movidos a combustíveis fósseis.
Marcas de Veículos Elétricos mais vendidas em Portugal
Mantendo a tradição dos finais de trimestre, novamente a marca Tesla ocupou o primeiro lugar das vendas nacionais de BEV, com 457 unidades vendidas. A segunda marca mais vendida foi a Mercedes-Benz e em terceiro lugar ficou a BMW + BMW i, com 250 e 178 unidades, respetivamente.
Nos veículos PHEV, a Mercedes-Benz distanciou-se bastante da BMW + BMW i e Peugeot, visto que os 531 veículos vendidos superaram em larga escala os 160 e 139 veículos vendidos, respetivamente.
No quadro relativo às vendas de BEV + PHEV, a Tesla (que apenas vende BEV) ocupou o segundo lugar, sendo que o primeiro lugar continua a ser atribuído à Mercedes Benz, enquanto que este mês foi a vez da BMW + BMW i ocupar terceiro lugar.
Setembro foi um mês que permitiu à Tesla distanciar-se em mais de 500 unidades relativamente à segunda marca mais vendida em termos de BEV. Nos primeiros nove meses do ano, a Tesla já vendeu 1.622 unidades, enquanto que Peugeot e BMW + BMW i seguem nas segundas e terceiras posições, com 1.106 e 1.030 unidades vendidas, respetivamente.
No total de vendas BEV + PHEV, as primeiras cinco marcas mais vendidas mantiveram exatamente a mesma ordem relativamente ao mês de agosto, sendo que Mercedes Benz e BMW + BMW i já ultrapassaram as 3.000 vendas anuais cada uma.
Outubro é o mês em que o Orçamento do Estado será aprovado. Para o OE 2023 a UVE já divulgou as suas propostas que visam o reforço dos incentivos à aquisição de veículos elétricos e o aumento dos apoios à instalação de postos de carregamento, fomentando o crescimento da mobilidade elétrica em Portugal.
Será cada vez mais necessário e urgente que o país transite rapidamente do modelo assente nas energias de origem fóssil para um modelo económico baseado nas energias renováveis, na descarbonização da economia e na eletrificação dos transportes rodoviários, de modo a vivermos e trabalharmos numa sociedade mais eficiente em termos energéticos e, consequentemente, mais limpa e saudável.
Não existe Planeta B!
O Futuro é Hoje.
O Futuro é Elétrico!
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Conheça as propostas que a UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos apresentou para o Orçamento do Estado de 2023 com o objetivo de fomentar a mobilidade elétrica em Portugal e a descarbonização da nossa economia, contribuindo assim para a mitigação urgente e eficaz das Alterações Climáticas. As propostas foram entregues junto da tutela da Mobilidade Elétrica, nomeadamente o Ministro do Ambiente e da Ação Climática e o Secretário de Estado da Mobilidade Urbana.
Assine a Petição Pública submetida pela UVE, para que sejam impostas restrições de vendas de veículos convencionais com motor de combustão interna, a partir de 2030.
O seu apoio é muito importante!