O mês da realização do ENVE 2024 – Encontro Nacional de Veículos Elétricos, foi sinónimo de vendas espetaculares! Em setembro, foram matriculados em Portugal 8.534 veículos elétricos (100% elétricos e híbridos plug-in), dos quais 6.600 veículos novos e 1.934 importados usados. Foi registado um aumento em todas as categorias relativamente ao mês anterior.
Olhando somente para as vendas de veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), setembro foi o melhor mês de 2024 para a venda de veículo novos, com 4.406 veículos.
As quotas mensal e anual, relativa a veículos novos, 100% elétricos e híbridos plug-in, ligeiros de passageiros, aumentaram para os maiores valores do ano: 41,49% e 31,46%, respetivamente.
As novidades de setembro não ficaram por aqui. Considerando os veículos novos, por tipo de energia, registou-se um marco importantíssimo: os veículos 100% elétricos, ligeiros de passageiros, superaram pela primeira vez as vendas de veículos movidos combustíveis fósseis, sendo a motorização mais vendida no mês de setembro. Em números, estamos a falar de 26,92% (100% elétricos) vs. 24,57% (veículos a gasolina)! Ou seja, o mercado português continua a revelar um crescimento sustentável da mobilidade elétrica em detrimento da mobilidade com uso de combustíveis fósseis.
Veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle), de todas as categorias, novos e importados usados, matriculados durante o mês de setembro em Portugal. Num total de 8.534 veículos, dos quais 5.562 são 100% elétricos e 2.972 são híbridos plug-in.
Veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle), de todas as categorias, novos e importados usados, matriculados mensalmente nos últimos 12 meses em Portugal.
Veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), de todas as categorias, novos, matriculados mensalmente em Portugal, nos últimos 5 anos.
Variação das vendas e quotas de mercado de veículos elétricos
Variação homóloga de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle), matriculados em Portugal e a quota mensal e anual ao longo de cada mês desde janeiro de 2024.
Variação homóloga de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), matriculados em Portugal e a quota mensal e anual ao longo de cada mês desde janeiro de 2024.
Variação homóloga de veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle), de todas as categorias, matriculados em Portugal desde janeiro de 2024.
Quota de mercado – Por tipo de Energia
Veículos ligeiros de passageiros, novos, por tipo de energia, matriculados em Portugal no mês de setembro e a respetiva quota mensal.
Todas as categorias de veículos, novos, por tipo de energia, matriculados em Portugal no mês de setembro e a respetiva quota mensal.
Marcas de Veículos Elétricos mais vendidas em Portugal
Marcas de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle), novos, matriculados em Portugal no mês de setembro de 2024.
Marcas de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle), novos, matriculados em Portugal desde o início do ano de 2024.
Marcas de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle), novos, matriculados em Portugal desde o início do ano de 2024.
A três meses de encerrar o ano dois mil e vinte e quatro, estamos a cerca de nove mil veículos de atingir a marca recorde do ano anterior. Resta saber se esta será alcançada já no próximo mês, ou se acontecerá no mês seguinte.
Viajar em Portugal a bordo de um veículo elétrico é já uma constante em muitas das nossas localidades, mas continuamos a necessitar de aumentos análogos na instalação de postos de carregamento. Algumas das principais áreas de serviço das autoestradas já promoveram aumentos do número de postos disponíveis, todavia deixamos nota que o ritmo da sua instalação e disponibilização na rede de carregamento não é suficiente! O ritmo das vendas de veículos elétricos suplanta, claramente, o ritmo da instalação de postos. Este é um dos assuntos mais sensíveis à comunidade de utilizadores, uma vez que viajar com veículos elétricos pode revelar alguns constrangimentos e tempos de espera indesejáveis para chegar do ponto A ao ponto B. A Europa está a trabalhar para isso, mas em Portugal é urgente aumentar o ritmo das instalações de mais pontos de carregamento.
Não obstante, setembro é um mês histórico para a Mobilidade Elétrica em Portugal e prevê-se que o ano de 2024 tenha a mesma conotação, com um novo recorde de vendas de veículos elétricos.