A dois meses do final do ano de 2020, foi ultrapassado o total de Veículos Elétricos (100% Elétricos e Híbridos Plug-In) vendidos em 2019.
Foram vendidos 14.407 Veículos Elétricos em Portugal, de janeiro a outubro de 2020. Em outubro, foram vendidos 2.055 Veículos Elétricos, dos quais 622 são BEV – Battery Electric Vehicles (100% Elétricos) e 1.433 são PHEV – Plug In Hybrid Electric Vehicle (Híbridos Plug In).
Na comparação mensal de valores de Vendas de Veículos 100% Elétricos e Veículos Híbridos Plug-In entre os anos de 2019 e 2020, podemos ver que o total anual de vendas de 2019 foi ultrapassado em outubro de 2020:
Comparação da evolução dos valores mensais de vendas de BEV – Battery Electric Vehicles (100% Elétricos), entre 2019 e 2020, de salientar que há quatro meses que as vendas de 2020 superam as vendas homólogas de 2019:
Comparação da evolução dos valores mensais de vendas de PHEV – Plug In Hybrid Electric Vehicle (Híbridos Plug In), entre 2019 e 2020, neste caso registamos que apenas durante um mês (abril de 2020) as vendas foram inferiores ao mês homólogo de 2019:
Comparação da evolução dos valores mensais de vendas de BEV + PHEV, entre 2019 e 2020, na análise das duas categorias só em dois meses (abril e maio de 2020) as vendas foram inferiores aos meses homólogos de 2019, como consequência do período de confinamento total devido à pandemia da covid-19:
Relativamente às marcas, é visível que a aposta no lançamento de novos modelos de Veículos Elétricos continua a ser o posicionamento mais correto por parte dos construtores automóveis. No top das cinco marcas de Veículos 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) mais vendidas em Portugal, no mês de outubro, encontram-se marcas que iniciaram a entrega de novos veículos 100% elétricos em 2020, lado a lado com as marcas mais vendidas nos últimos anos. É o caso da Volkswagen e da Peugeot, que anunciaram em 2019 a chegada dos novos modelos Volkswagem ID.3, Peugeot e-208 e o Peugeot e-2008, que começaram a ser comercializados no nosso país em 2020. De salientar o 6º lugar da Mazda com 46 unidades vendidas do seu primeiro modelo 100% elétrico, o Mazda MX-30.
No total acumulado de vendas de 2020, as cinco marcas que mais venderam Veículos 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) em Portugal mantêm-se em relação ao mês de setembro, com a Tesla a manter o primeiro lugar.
No que diz respeito aos Veículos Híbridos Plug-In (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle), as cinco marcas que mais venderam em Portugal no mês de outubro mostram que, tal como verificado nos Veículos 100% Elétricos, os novos modelos lançados pelas marcas este ano trouxeram um aumento na procura de marcas que apresentavam uma maior oferta de novos modelos.
No total acumulado de vendas de 2020, as cinco marcas que mais venderam Veículos Híbridos Plug-In (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle) em Portugal mantêm-se em relação ao mês de setembro, com a Mercedes-Benz a manter o primeiro lugar.
Juntando os valores das vendas de Veículos 100% Elétricos e Veículos Híbridos Plug-In, as quatro marcas que mais venderam no mês de outubro e no ano de 2020, são as mesmas: Mercedes-Benz, BMW, Volvo e Renault. Em quinto lugar nas vendas BEV+PHEV em outubro encontra-se a Peugeot, enquanto que a Tesla continua no quinto lugar de vendas em 2020.
Em conjunto, a variação das vendas de VCI – Veículos a Combustão Interna e VE – Veículos Elétricos ainda não recuperou da diminuição registada desde o início do ano (sendo fevereiro o único mês com uma variação positiva). No total, desde janeiro de 2020, verifica-se um decréscimo total de vendas de 37,1% em relação ao mesmo período homólogo de 2019.
Analisando somente a variação de vendas de VCI – Veículos de Combustão Interna, comparando os valores de 2019 e 2020, em nove dos dez meses venderam-se menos veículos com motores de combustão interna, sendo os últimos oito meses consecutivos, o que reflete o crescente desinteresse, por parte dos cidadãos, pelas tecnologias mais poluentes. Em 2020, de janeiro a outubro, as vendas de VCI – Veículos de Combustão Interna caíram 41.5%.
Por oposição, a variação de vendas de VE – Veículos Elétricos mostrou um crescimento em relação a 2019 em oito dos dez meses já decorridos, sendo que os últimos cinco meses registam crescimentos consecutivos, mostrando uma enorme resiliência face à derrocada nas vendas dos veículos mais poluentes e portanto menos amigos do ambiente.
Naturalmente, o crescimento na variação de vendas de Veículos Elétricos contribuiu para o consequente aumento da quota de mercado, atingindo os 14,9% durante o mês de outubro e encontra-se perto de atingir os 12% (11,9%) em 2020.
Com menos de dois meses para o final do ano, é visível a recuperação na variação dos valores de vendas de Veículos Elétricos (quando comparados com os valores de 2019), depois do abrandamento durante o período de maior confinamento, consequência da pandemia da covid-19.
O Governo já deu a garantia em continuar a apoiar, durante o próximo ano de 2021, a compra de Veículos Elétricos através do Incentivo à Aquisição, prolongando mesmo essa garantia até ao final da presente legislatura, mantendo a dotação total, que é de quatro milhões de euros, mas fazendo uma redistribuição beneficiando mais os particulares em relação às empresas, por estas já terem acesso a um pacote de benefícios fiscais dos mais atrativos na Europa. É de esperar, assim, que a transição para a Mobilidade Elétrica e o seu consequente contributo para a sustentabilidade e neutralidade carbónica da economia, aconteça de uma forma cada vez mais consistente.
Artigos relacionados
Portugal em 4.º lugar na venda de Veículos Elétricos na Europa
Segundo o relatório publicado pela T&E – Transport & Environment, Portugal ocupa o 4.º lugar em vendas na Europa de Veículos Elétricos (BEV – 100% elétricos e PHEV – Híbridos Plug-In). Mais um sinal que a Mobilidade Elétrica não é uma moda, mas sim um meio para um objetivo comum de descarbonização urgente da sociedade.
Recorde de vendas de Veículos Elétricos em setembro 2020
Em setembro foi batido o recorde mensal de vendas de Veículos Elétricos (VE), com 1.952 unidades vendidas de veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e de híbridos plug-in (PHEV – Plug-in Hybrid Electric Vehicle).
Incentivo para compra de Veículos Elétricos em 2020
Foi publicado a 10 de março de 2020 o Despacho n.º 3169/2020, que inclui o Regulamento para a atribuição do Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Baixas Emissões (2020), e foi disponibilizado o formulário on-line para candidatura ao mesmo.