Em novembro de 2022 foi ultrapassado o total de Veículos Elétricos vendidos durante todo o ano de 2021

Em novembro foram vendidos 3.715 veículos elétricos, o segundo melhor mês de sempre de vendas de veículos elétricos novos, considerando os Veículos 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e os veículos híbridos plug-in (PHEV – Plug-in Hybrid Electric Vehicle) em todas as categorias de ligeiros e pesados. Os 100% elétricos venderam 2.278 viaturas que corresponde a um crescimento de 35,2% face a outubro.

No total das duas motorizações (BEV e PHEV), considerando ligeiros e pesados, venderam-se 31.989 veículos elétricos, ultrapassando assim o total das vendas dos veículos elétricos na totalidade do ano de 2021 que se cifrou em 29.724. Estando a faltar ainda o mês de dezembro, o ano de 2022 fechará com um novo recorde de vendas de veículos elétricos em Portugal.

Considerando apenas os veículos 100% elétricos (BEV) esse crescimento é ainda mais pronunciado, pois foram vendidos em 2022, até ao mês de novembro, 17.831 veículos 100% elétricos, com um novo recorde de vendas anual nesta categoria, face às 14.057 unidades, vendidas na totalidade do ano de 2021.

Na categoria dos híbridos plug-in regista-se um abrandamento nas vendas, tendo sido vendidas 14.176 unidades, face ao total do ano anterior que registou 15.667 viaturas vendidas. Veremos o que nos dirá dezembro, mas o número final do ano ficará muito perto do total de vendas de 2021 nesta categoria.


Variação de Vendas de Veículos Elétricos

Ligeiros de Passageiros

No que respeita aos ligeiros de passageiros, novembro foi o oitavo mês com um crescimento homólogo do ano de 2022, tendo apenas em três meses se registado quebras muito residuais. Ao fim de onze meses foram vendidos 29.886 ligeiros de passageiros 100% elétricos e híbridos plug-in que atingiram uma quota de mercado anual de 21,1% e uma quota mensal de 23,4%.

É possível antever que fecharemos o ano de 2022 com uma quota mensal e anual confortavelmente acima dos 20%, consolidando as vendas de veículos elétricos em Portugal. Mais do que 1 veículo ligeiro de passageiros vendido em Portugal em cada 5, é já hoje, um ligeiro de passageiros elétrico (BEV ou PHEV).

Se analisarmos apenas os ligeiros de passageiros 100% elétricos, também podemos inferir que fecharemos o ano com uma quota mensal e anual acima dos 10%, que se tem consolidado ao longo deste ano. Desta forma, teremos assim em Portugal 1 em cada 10 automóveis ligeiros de passageiros vendidos será um veículo 100% elétrico.


Todas as Categorias de Veículos

Considerando todas as categorias de veículos, ligeiros e pesados, o conjunto dos Veículos 100% Elétricos e dos híbridos plug-in em todos os meses deste ano registou crescimentos mensais homólogos, terminando estes onze meses já decorridos de 2022 com uma variação homóloga no período de 20,8%.

Se analisarmos apenas os 100% elétricos, em dez dos onze meses já transcorridos a variação mensal homóloga foi sempre positiva e considerando o período em análise, de janeiro a novembro, o crescimento homólogo é de 48.8%, muito perto de atingirmos os 50% – crescimento muito significativo e importante face ao período conturbado que atravessamos desde o início da pandemia da covid-19 e que se tem prolongado este ano de 2022 devido à guerra em curso na Ucrânia.


Venda de Veículos por Tipo de Energia

O total das vendas de veículos 100% elétricos (13,94%) e de veículos híbridos plug-in (9,45%) atingiu este mês de novembro uma quota de 23,39%, consolidando assim a sua vantagem em relação à quota de mercado dos veículos com motores a gasóleo que registaram uma quota de 15,38%.


Marcas de Veículos Elétricos mais vendidas em Portugal

Nas marcas mais vendidas de veículos ligeiros de passageiros, a Tesla volta a destacar-se no primeiro lugar de vendas de Veículos 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicles) com 541 unidades, seguida da BMW, Mercedes-Benz, Peugeot e Audi. Nos veículos híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicles), a Mercedes-Benz, BMW e Volvo são os líderes indiscutíveis do pódio. Quando analisadas as duas motorizações elétricas, BEV e PHEV, destacamos novamente a Tesla, por ser uma marca que comercializa exclusivamente veículos 100% elétricos, sendo a 2ª marca mais vendida no mês de novembro, no conjunto das duas tipologias.

No total acumulado do ano, a Tesla continua a liderar as vendas de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos, com um total de 2.195 veículos vendidos, seguida da Peugeot e BMW em segundo e terceiro lugar, com 1.378 e 1.362 unidade vendidas, respetivamente. Nos PHEV, o trio Mercedes-Benz, BMW e Volvo – que lideram os números mensais – mantêm os três primeiros lugares de vendas anuais.

No total combinado de BEV + PHEV, a ordem mantém-se inalterada desde o mês passado, com a Mercedes-Benz a liderar a tabela, seguida da BMW, Peugeot, Volvo e Tesla.


Vendas de Veículos Elétricos Novos e Importados Usados

Tal como referido no início do artigo, venderam-se 31.989 veículos elétricos, ultrapassando assim o total das vendas dos veículos elétricos na totalidade do ano de 2021 que se cifrou em 29.724. Contudo, estes valores são baseados nos valores apresentados pelos ROM – Representantes Oficiais das Marcas. Se a este valor acrescentarmos os veículos vendidos por NROM – Representantes Não Oficiais das Marcas e os veículos importados usados, o total de matrículas de Veículos 100% Elétricos registado em Portugal ascende aos 25.162 veículos, somando aos veículos híbridos plug-in com 16.017, faz com que o total de veículos BEV + PHEV em 2022 ultrapasse os 40.000 veículos (com 41.179 unidades), quase mais 10.000 unidades que os valores registados pelos ROM.

A importação de veículos elétricos usados representa uma média de 700 viaturas mensais (considerando todas as categorias de veículos ligeiros e pesados) desde o início do ano, o que tem ajudado a colmatar os constrangimentos de veículos elétricos novos para entrega por parte das marcas.


Aproximamo-nos do final de 2022, ano muito conturbado pelas consequências de dois anos da pandemia de covid-19 e pela guerra na Ucrânia, que têm perturbado quer a produção de novos veículos, quer a indisponibilidade de diversos componentes e materiais (semi-condutores, vidro, alumínio, ferro, etc.), ou a logística de armazenagem e de transporte, especialmente o marítimo.

Ainda assim continuamos a assistir a crescimentos significativos das vendas de veículos elétricos o que tem contribuído para a eletrificação dos transportes rodoviários e a consequente descarbonização da economia.

Para 2023 abrem-se excelentes perspetivas de um crescimento das vendas de veículos elétricos com a oferta cada vez mais diversificada de novas marcas de fabricantes de automóveis elétricos e de novos modelos, com maior autonomia e com preços mais acessíveis para a generalidade dos cidadãos.

Desejamos a todos umas Festas Felizes e um Ano Novo de 2023 pleno de opções sustentáveis também na nossa mobilidade.

Artigos relacionados


Vendas de Veículos Elétricos em Portugal

Consulte todos os artigos mensais da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, onde são analisados os valores de vendas de veículos Elétricos em Portugal.


Petição Pública UVE: Restrições de vendas de veículos convencionais com motor de combustão interna, a partir de 2030

Assine a Petição Pública submetida pela UVE, para que sejam impostas restrições de vendas de veículos convencionais com motor de combustão interna, a partir de 2030.
O seu apoio é muito importante!