Batidos todos os recordes de venda de veículos elétricos em Portugal

Novembro de 2023, o mês de todos os recordes. Foi o mês em que se venderam mais veículos 100% elétricos (BEV) com 4.433 unidades. Foi o mês em que se venderam mais veículos elétricos (VE) no conjunto dos BEV e dos PHEV, com 7.190 veículos vendidos e foi o mês em que se venderam mais veículos elétricos (VE) novos e importados usados num total de 8.654 viaturas matriculadas.


No total dos onze meses de 2023 foram vendidos em Portugal 37.082 veículos 100% elétricos, 24.460 híbridos plug-in e um total de 61.542 veículos elétricos (BEV+PHEV), contabilizando apenas as vendas de veículos novos.

Contabilizando as vendas de veículos elétricos novos e de veículos elétricos importados usados, em todas as categorias de veículos – ligeiros, pesados, motociclos, triciclos e quadriciclos – quer sejam 100% elétricos ou híbridos plug-in, foram matriculados em Portugal no mês de novembro um total de 8.654 unidades, também neste caso, o total de matrículas de novos veículos e de importados usados, foi registado um novo recorde.

Faltando ainda o mês de dezembro para fechar o ano em curso, já se venderam em onze meses mais veículos 100% elétricos (BEV) – 37.082 unidades vendidas -, do que na soma da totalidade das vendas dos dois anos anteriores, (2021 e 2022), onde foram vendidos um total de 36.671 veículos 100% elétricos, em todas as categorias de veículos.


A variação homóloga das vendas dos veículos elétricos (BEV + PHEV) neste mês de novembro, registou um crescimento de 89,8% face a novembro de 2022 e a variação homóloga nestes onze meses de 2023 face a igual período de 2022, registou um crescimento de 88,7%.

Crescimentos muito significativos que se refletiram numa quota de mercado em novembro de 43,2%quatro em cada dez ligeiros de passageiros vendidos em Portugal foram veículos elétricos – e numa quota anual de mercado nestes onze meses do ano de 2023 de 31,1% – quase 1 em cada 3 ligeiros de passageiros vendidos em todo o ano de 2023 foi um veículo elétrico.

Este crescimento cada vez mais consolidado das vendas e das respetivas quotas de mercado, quer mensais quer anuais, é muito significativo e não só revela um mercado com taxas de crescimento muito elevadas, como, simultaneamente, com quotas de mercado com um crescimento consolidado, revelador de um mercado que está a consolidar-se, apesar da sua juventude.

Ao analisarmos apenas os veículos 100% elétricos (BEV), os mais importantes e fundamentais para a eletrificação dos transportes e para a transição energética que urge acelerar, temos taxas de crescimento ligeiramente superiores ao conjunto das dos BEV+PHEV que vimos anteriormente.

Em novembro, com um crescimento de 89,2%, e na totalidade do ano em curso, um crescimento de 104%, permitiu serem atingidas quotas de mercado de 17,7% no ano, e de 25,8% no mês de novembro.

Em cada quatro veículos ligeiros de passageiros vendidos em novembro, um foi 100% elétrico!


Nas quotas de mercado dos ligeiros de passageiros por tipo de energia utilizada, de salientar a queda dos automóveis movidos por motores a gasóleo que caíram, pela primeira vez, da fasquia dos 10%, ao atingirem apenas 9,16% de quota, um valor que se vai aproximando de um número cada vez mais residual e insignificante.

Muito significativa a quota dos 100% elétricos, ou elétricos puros, que com uma quota de 25,75%, no conjunto com os PHEV (17,48%) permitiram que os veículos elétricos (BEV+PHEV) atingissem uma quota de mercado de 43,24%, superior à soma das quotas dos veículos com motores a gasolina (27,9%) e com motores a gasóleo (9,16%) que no seu conjunto apenas atingiram uma quota de 37,13%.

Muito importante e significativo da expansão do mercado dos veículos elétricos é constatarmos que analisando todas as categorias de veículos, ligeiros e pesados, de passageiros e de mercadorias e as categorias de 2 e 3 rodas, motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos (tuk tuk, entre outros), os veículos elétricos já vendem mais, 32,45% de quota, do que a totalidade destes veículos movidos por motores a gasolina (31,12% de quota).

Este é um passo muito significativo e só possível pela oferta cada vez maior de comerciais ligeiros elétricos, de autocarros elétricos e da chegada de uma maior oferta nos motociclos e ciclomotores elétricos.


Já não existem palavras para descrever o aumento esmagador da venda dos veículos 100% elétricos por parte da marca Tesla. Os números falam por si – a Tesla mais uma vez no 1.º lugar do pódio vendeu 1.765 viaturas em novembro -, seguindo-se no 2.º lugar a BMW a grande distância com 397 veículos vendidos e a fechar o pódio a Mercedes-Benz com 217 unidades entregues. A Audi com 210 e a Opel com 133 viaturas vendidas alcançaram o 4.º e o 5.º lugar, respetivamente.

Mesmo juntando aos BEV os PHEV, sendo que a Tesla só vende 100% elétricos, a Tesla alcançou também o 1.º lugar com os mesmos 1.765 veículos tendo ficado nos lugares imediatos, a Mercedes-Benz (859), a BMW (763), a Volvo (383) e a Audi (353).

Na totalidade do ano em curso, a Tesla consolidou o seu 1.º lugar tanto nos 100% elétricos (BEV) como no conjunto dos BEV + PHEV, com 8.146 viaturas entregues, sendo que todas foram elétricos puros.

Quanto aos BEV, nas posições imediatas ficaram a BMW (2.966), a Peugeot (2.289), a Volkswagen (2.221) e a Mercedes-Benz (2.112).

No acumulado dos BEV e dos PHEV seguiram-se à Tesla (8.146), a BMW (7.658), a Mercedes-Benz (7.284), a Peugeot (4.300) e a Volvo (3.887).


O mercado português de venda de veículos elétricos está de muito boa saúde e recomenda-se, ao contrário do apregoado por, felizmente cada vez menos, aqueles que ficaram parados no tempo, recusando-se a ver as evidências que mês a após mês temos dado conta nesta análise das vendas dos veículos elétricos em Portugal.

Num recente estudo da Agência Internacional da Energia, o Global EV Data atualizado em agosto de 2023, foi divulgado o ranking por quota de mercado de veículos 100% elétricos por país.

A nível mundial Portugal ocupa o 12.º lugar, com uma quota de mercado de 22%.

Os cinco primeiros lugares do ranking são ocupados pelos países escandinavos: Noruega 88%, Islândia 70%, Suécia 54%, Dinamarca 39% e Finlândia 38%.

Atrás de Portugal estão países como a França 21%, Nova Zelândia 13% ou Espanha e Itália com 9%.

Estamos a viver grandes transformações na forma como nos deslocamos, quer a nível individual ou coletivo, particular ou público, no entanto, seja qual for a forma adotada ela é cada vez mais elétrica, por ser muito mais eficiente, por não produzir emissões localmente, por ter um custo de utilização muito menor do que os veículos equivalentes com motores de combustão interna.

Em Portugal com a crescente produção de energia elétrica através de fontes renováveis, cerca de 62%, tendo atingido recentemente 6 dias completos em que toda a eletricidade utilizada foi de origem renovável, o uso dos veículos elétricos tem um impacto muito positivo na economia do país (menos importações de petróleo e de gás), no ambiente em geral, especialmente nas grandes áreas urbanas com a redução da poluição atmosférica e no bolso dos cidadãos devido ao menor custo de utilização ao longo de toda a vida do veículo elétrico.

Ao aproximarmo-nos de mais um novo ano adote um veículo elétrico, vai confirmar que vale a pena e os seus filhos e netos agradecerão.

Bom Ano Novo de 2024 pleno de opções sustentáveis para todos.