Novo recorde de vendas de Veículos 100% Elétricos em dezembro de 2023 a fechar o ano com chave de ouro

Em dezembro de 2023 foram matriculados 5.501 veículos 100% elétricos, de todas as categorias, novos e importados usados, um número recorde a fechar mais um ano de acentuado crescimento da Mobilidade Elétrica. As vendas de veículos 100% elétricos novos cresceram 91,7% em relação ao ano 2022.


No mês de dezembro de 2023, foram matriculados um número recorde de 7.291 veículos elétricos novos – incluíndo os veículos 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e os híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle), dos quais 4.605 BEV e 2.686 PHEV. Foi o mês com mais veículos 100% elétricos matriculados.


Tal como previsto, em 2023, foram matriculados mais veículos 100% elétricos novos que o total de 2022 e 2021 somados. O crescimento das vendas dos veículos 100% elétricos novos é absolutamente notável e sinaliza a preferência dos BEV em detrimento dos PHEV por parte dos cidadãos. Isto se deve a uma maior oferta, mais marcas e mais modelos, com mais autonomia e cobrindo todos os segmentos de mercado.


No detalhe de veículos novos e importados usados matriculados em dezembro, por categoria, é evidente que os veículos ligeiros de passageiros (BEV e PHEV) representam a clara maioria dos veículos matriculados (92%), contudo, é importante referir que existem várias outras categorias de veículos 100% elétricos que começam a ganhar expressão e que são essenciais para a eletrificação dos transportes – ligeiros de mercadorias, pesados de passageiros ou mercadorias, motociclos, ciclomotores, quadriciclos e triciclos.


No total de 2023 foram matriculados 81.362 veículos elétricos (BEV e PHEV) novos ou importados usados, dos quais 49.658 são veículos 100% elétricos das várias categorias de veículos ligeiros e pesados, que representam 61 % do total dos veículos.


Quando comparados os valores dos veículos novos e importados usados, verificamos que continuam a ser os veículos 100% elétricos a prevalecer em relação aos híbridos plug-in, ou seja, quer nos veículos novos ou nos importados usados, registamos um sinal cada vez mais claro da preferência dos utilizadores em optarem por veículos 100% elétricos – mais eficientes, mais ecológicos, mais sustentáveis e mais económicos.


No mercado de veículos ligeiros de passageiros, a variação homóloga das vendas de veículos movidos a combustíveis fósseis encontra-se em “território negativo” há seis meses enquanto que os veículos elétricos (BEV e PHEV) mostraram sempre variações homólogas positivas durante todo o ano de 2023, sendo que o valor mais baixo verificou-se em setembro (43,4%) e o valor máximo ocorreu em agosto (144,8%). Em termos de valores anuais, a variação homóloga em relação a 2022, os veículos elétricos (BEV e PHEV), na categoria de ligeiros de passageiros, foi de 86,1%.


Focando apenas nos veículos 100% elétricos, ligeiros de passageiros, o crescimento homólogo anual foi de 101,9%, sendo que o mês com maior crescimento homólogo ocorreu em agosto com 160,4%.


Os veículos ligeiros de passageiros representam a maioria do parque de veículos 100% elétricos novos matriculados em 2023, mesmo analisando todas as categorias de veículos ligeiros e pesados, a variação homóloga mensal manteve-se positiva em relação a 2022, com o crescimento anual de 91,7%.


No conjunto de veículos elétricos (100% elétricos e híbridos plug-in), na categoria de ligeiros de passageiros, a quota final anual foi de 31,8%, um novo recorde, dezembro foi o segundo mês em que foram matriculados mais veículos elétricos em 2023. A quota mensal em dezembro atingiu os 39,9%, a terceira maior de sempre.


Focando a análise nos veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos, o crescimento homólogo foi de 101,9% em relação ao ano de 2022, comprado com o crescimento global do mercado de veículos ligeiros de passageiros (de todas as motorizações), que atingiu apenas 26,9%. De referir ainda que os veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos atingiram uma quota anual de 18,2% (um novo recorde), um valor quase impensável há 3 anos atrás (em 2022, a quota de mercado dos veículos 100% elétricos foi de 11,5%, em 2021 foi de 9,1% e em 2020 foi de 5,4%).


Na categoria de ligeiros de passageiros, o conjunto de BEV + PHEV ultrapassou uma vez mais as restantes motorizações, com uma quota de mercado de 39,93%, dos quais, 23,79% são veículos 100% elétricos, cada vez mais próximo da quota de mercado dos veículos movidos a gasolina (29,51% de quota de mercado) e ultrapassando largamente os veículos a gasóleo que representaram apenas 10,50% do mercado de veículos ligeiros de passageiros em dezembro.


Pelo segundo mês consecutivo, considerando todas as categorias de veículos ligeiros e pesados, motociclos, ciclomotores, etc. os veículos elétricos (BEV e PHEV) ultrapassaram as restantes motorizações, com uma quota de mercado de 31,65%, face aos veículos com motores movidos a gasolina que alcançaram 29,36% e os de gasóleo com 24,52%. Mais um grande mês para a mobilidade elétrica!


Sem grandes surpresas, a Tesla voltou a ser a marca com mais veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos vendidos em dezembro – tanto no top de vendas de BEV, como no acumulado BEV + PHEV – com 1.183 veículos, seguida da BMW com 514, Mercedes-Benz com 296, Renault com 220 e Audi com 194 no ranking dos 100% elétricos. No mês de dezembro, considerando todas as motorizações de veículos ligeiros de passageiros, a Tesla alcançou o 6º lugar.


No acumulado do ano de 2023, a Tesla é a grande vencedora nas vendas de veículos novos ligeiros de passageiros 100% elétricos, com 9.329 veículos (considerando todas as motorizações de veículos ligeiros de passageiros, a Tesla ficou em 8º lugar de vendas em 2023). Mesmo no conjunto de BEV + PHEV, a Tesla ficou em primeiro lugar com os mesmos 9.329 veículos matriculados ao longo de 2023 (naturalmente, todos 100% elétricos), seguida da BMW com 8.435, Mercedes-Benz com 8.324, Peugeot com 4.753 e Volvo com 4.214 veículos.


Embora o mercado de veículos elétricos seja dominado por um maior número de modelos de veículos ligeiros de passageiros, a quantidade de novas marcas no mercado, com mais categorias de veículos 100% elétricos, começa a ganhar expressão com, por exemplo, mais veículos pesados de mercadorias ou passageiros, ciclomotores e motociclos, ligeiros de mercadorias, triciclos e quadriciclos. Em todo o ano de 2023, estas foram as marcas que dominaram as vendas nas restantes categorias de veículos 100% elétricos.


O ano de 2023 superou todos os recordes de vendas de veículos elétricos e validou as previsões que a UVE tinha antecipado em dezembro de 2022.

O que podemos esperar para 2024?

O aumento cada vez mais pronunciado das vendas dos veículos 100% elétricos em detrimento dos híbridos plug-in, uma maior oferta 100% elétrica nas categorias dos ligeiros de mercadorias, dos pesados de passageiros e de mercadorias; o aumento significativo da oferta nos motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos elétricos, que já este ano pudemos registar; uma oferta que cubra todos os segmentos de mercado nos ligeiros de passageiros; a redução do preço de venda ao público dos veículos 100% elétricos, sendo de esperar modelos entre os 20.000€ e os 25.000€, o que permitirá o acesso de cada vez mais pessoas ao veículo elétrico.

Uma expansão ainda mais acentuada da Rede Nacional de Carregamento, com mais postos com mais potência e a cobrirem todas as regiões do país – incluindo os Açores e a Madeira -, com estações multi-carregadores (HUB’s) com oferta de diversas potências, com destaque para os carregadores super-rápidos e ultrarrápidos, muito especialmente nas principais auto-estradas e vias rodoviárias do país.

Um combate muito mais eficaz às alterações climáticas e às suas consequências, que já são visíveis um pouco por todo o Mundo, que nesta área dos transportes, exige a redução acelerada e urgente do consumo dos combustíveis fósseis.

Terminado mais um ano de análise de vendas dos veículos motorizados, a conclusão é clara: os veículos 100% elétricos estão para ficar.

Se ainda não sabe qual o tipo de veículo elétrico pelo qual deve optar – 100% Elétrico ou híbrido plug-in – sugerimos a consulta do seguinte artigo UVE “Veículo 100% Elétrico ou Híbrido Plug-In, como escolher a melhor opção?” e comece o ano 2024 com uma decisão em prol de um futuro mais sustentável.


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