Em agosto de 2020 as vendas dos veículos elétricos (BEV – 100% elétricos e PHEV – híbridos plug-in) cresceram 73,2% em relação ao mês homólogo de 2019, mantendo assim a tendência de crescimento de vendas verificada nos últimos meses. A Mobilidade Elétrica não tirou férias em Portugal!
Foram vendidos um total de 1.353 Veículos Elétricos, dos quais 470 são BEV – 100% elétricos e 882 PHEV – híbridos plug-in, mantendo a quota de mercado no mês de agosto nos 10% e a quota de 11% na totalidade do ano de 2020 (para veículos elétricos ligeiros de passageiros).
A grande surpresa de agosto é a Tesla com 133 viaturas vendidas, pois apesar de não estarmos em fim de trimestre, sempre um mês forte para a Tesla, consegue o 1º lugar nas vendas dos BEV com mais do dobro de viaturas vendidas que o 2º fabricante, a Renault com 62 unidades. Em 3º ficou a Peugeot, com 55 unidades entregues. A Tesla reforça assim o primeiro lugar nas vendas na totalidade do ano.
Nos híbridos plug-in mantêm-se os três construtores mais fortes nesta categoria. Este mês o podium ficou assim distribuído: 1º lugar para a Mercedes-Benz (328), 2º para a Volvo (176) e 3º para a BMW (141). Na totalidade do ano a distribuição dos primeiros lugares ficou como segue: 1º a Mercedes-Benz (1.588), 2º a BMW (1.354) e 3º a Volvo (1.115).
No acumulado das duas categorias, os BEV e os PHEV, os híbridos plug-in levam vantagem sobre os elétricos puros, muito por força do mercado empresarial e dos incentivos que beneficiam mais as empresas do que os particulares.
Mantém-se assim o crescimento robusto face a 2019, apesar do efeito da pandemia da covid-19, que provocou recuos nos meses de abril e maio e um crescimento moderado em junho. Desde julho que se registam fortes crescimentos em relação ao mês homólogo de 2019.
Crescimento ainda muito moderado no que respeita aos 100% elétricos.
Crescimento muito forte no que diz respeito aos híbridos plug-in.
Chegados a agosto, as vendas dos ligeiros de passageiros dos veículos com motores de combustão interna, em relação ao mês homólogo de 2019, ainda se mantêm negativas (seis meses consecutivos de quedas), enquanto que as vendas dos veículos elétricos, na mesma categoria, registam o terceiro mês consecutivo positivo após as caídas de abril e maio.
Muito interessante verificar que mesmo numa conjuntura recessiva, os Veículos Elétricos, que já tinham mostrado uma grande resiliência durante os meses mais críticos (abril e maio) mostram agora uma grande pujança retomando crescimentos significativos.
O mesmo não se poderá dizer das vendas de veículos com motores de combustão interna, que continuam muito pressionadas por uma cada vez perceção por parte dos consumidores de que se são veículos, menos eficientes, ultrapassados tecnológicamente, com um custo de operação muito mais dispendioso, e muito, muito mais poluidores.
No somatório, as vendas dos elétricos permitem de alguma forma suavizar a atual crise que atravessa a indústria automóvel mundial.
Fica assim, cada vez mais claro para um número cada vez maior de consumidores/utilizadores que está cada vez mais próxima a hora de uma mudança efetiva, a diversidade da oferta, o aumento de autonomia e a expansão da Rede Pública de Carregamento, são fatores que pesam fortemente nas opções mais sustentáveis, amigas do ambiente e económicas que cada vez somos mais a eleger.
Não sejas fóssil, conduz elétrico!
Artigos relacionados
Vendas julho de 2020, elétricos crescem 85.4%
Em julho de 2020 as vendas dos veículos elétricos (BEV – 100% elétricos e PHEV – híbridos plug-in) cresceram 85.4% em relação ao mês homólogo de 2019. Depois da resiliência em abril e maio, temos de novo um forte crescimento nas vendas mensais.
Junho de 2020, veículos elétricos retomam o crescimento
Em junho de 2020 as vendas de veículos elétricos cresceram 3% em relação ao mês homólogo de 2019 e avançaram 58% em relação ao mês de maio de 2020.
No 1º semestre de 2020 venderam-se em Portugal 7.519 unidades no total dos veículos elétricos, no somatório dos veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e dos veículos híbridos plug-in (PHEV – Plug-in Hybrid Electric Vehicle). Registando-se uma distribuição de 50/50 na relação entre o número de BEV e PHEV vendidos.
Vendas de Veículos Elétricos em maio de 2020, depois da resiliência, a recuperação.
As vendas de veículos elétricos – híbridos plug-in e 100% elétricos – depois de terem resistido à hecatombe das vendas totais da indústria automóvel, em abril de 2020, recuperam impulsionadas pelas vendas dos híbridos plug-in no mês de maio de 2020.
Comunicado UVE – Covid-19 e a indústria automóvel
Não queremos voltar à chamada “normalidade” anterior à atual crise, pois foi essa mesma “normalidade” que nos trouxe até aqui.
Incentivo para compra de Veículos Elétricos em 2020
Foi publicado a 10 de março de 2020 o Despacho n.º 3169/2020, que inclui o Regulamento para a atribuição do Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Baixas Emissões (2020), e foi disponibilizado o formulário on-line para candidatura ao mesmo.