Em julho de 2020 as vendas dos veículos elétricos (BEV – 100% elétricos e PHEV – híbridos plug-in) cresceram 85.4% em relação ao mês homólogo de 2019. Depois da resiliência em abril e maio, temos de novo um forte crescimento nas vendas mensais.
As vendas mensais voltam a crescimentos exponenciais, muito pelo peso das vendas dos híbridos plug-in, que representam 70% (1.068 unidades) do total das vendas dos VE (1.529 unidades). Os BEV venderam 30% do total (461 viaturas).
No que se refere aos 100% elétricos, depois da Renault ter sido a marca mais vendida em maio e junho, a Nissan recupera o primeiro lugar no mês de julho. Destaque para o segundo lugar da Peugeot que oferece atualmente dois modelos 100% elétricos. A Nissan alcança ainda o primeiro lugar no total anual, ultrapassando a Tesla, que fica na segunda posição à frente da Renault.
Nos híbridos plug-in, o trio da frente mantem-se com a Mercedes-Benz em 1º lugar com 316 unidades vendidas, a Volvo em 2º lugar com 261 viaturas entregues e a BMW em 3º lugar, a fechar o podium com 199 unidades vendidas. De referir as 1.068 viaturas vendidas, apenas num mês, no total de todas as marcas.
No total acumulado do ano a BMW alcançou a liderança com 1.368 viaturas vendidas, a Mercedes-Benz está na segunda posição com 1.360 e a Volvo fecha o podium com 939 unidades vendidas.
Na totalidade dos veículos elétricos (BEV+PHEV) de registar o aumento de mais de 85% de variação homóloga, em relação a julho de 2019. Um excelente resultado tendo em conta o atual período conturbado que vivemos.
Se considerarmos apenas os veículos 100% elétricos essa variação, embora já positiva, foi de apenas pouco mais de 1%, ainda assim um valor positivo quando comparado com as fortes quedas dos veículos com motores de combustão interna.
A grande parcela que contribuiu para o aumento das vendas globais de VE veio da parte dos veículos híbridos plug-in que registaram um crescimento homólogo de 188%, fruto do grande aumento das vendas para as frotas comerciais das empresas.
Neste gráfico comparativo das vendas dos VE e dos VCI (Veículos com motor de Combustão Interna), de janeiro a julho de 2020, é perceptível o afundamento das vendas dos VCI e a grande resiliência que as vendas dos VE mostraram, voltando aos valores de crescimento do início do ano.
A quota de mercado dos veículos elétricos foi de 10% neste mês de julho e está nos 11% no acumulado do ano, devido não só ao aumento das vendas dos VE mas também à enorme queda nas vendas dos VCI. Importante a sua manutenção nos dois dígitos, pois revela um crescimento sustentado, apesar da grave crise que a indústria automóvel tradicional está a atravessar.
Os números das vendas dos veículos com motores de combustão interna, portanto automóveis ligeiros de passageiros movidos a gasolina ou a gasóleo, com emissões de gases tóxicos, altamente poluentes, continuam a manifestar fortes quedas, acumulando uma queda de 49.3% em relação ao período homólogo de 2019. De janeiro a julho venderam-se praticamente metade das viaturas que se tinham vendido em 2019.
As vendas de veículos elétricos este mês de julho de 2020 retomam assim o crescimento muito forte, tirando partido da fortíssima queda nas vendas dos automóveis ligeiros de passageiros movidos a motores de combustão interna, fortemente poluidores. Os tempos que estamos a atravessar vieram tornar mais visível para todos o quão perniciosos são os transportes rodoviários poluentes e o impacto que têm nas grandes áreas metropolitanas, ajudando assim muitas pessoas a darem o passo decisivo na eletrificação da sua mobilidade.
Pela eletrificção dos transportes e da mobilidade dos humanos.
Pela descarbonização da economia.
Não sejas fóssil, conduz elétrico, vive elétrico!
Nota: Artigo corrigido a 7 de setembro de 2020, com a retificação dos valores totais das marcas mais vendidas, BEV + PHEV.
Artigos relacionados
Junho de 2020, veículos elétricos retomam o crescimento
Em junho de 2020 as vendas de veículos elétricos cresceram 3% em relação ao mês homólogo de 2019 e avançaram 58% em relação ao mês de maio de 2020.
No 1º semestre de 2020 venderam-se em Portugal 7.519 unidades no total dos veículos elétricos, no somatório dos veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e dos veículos híbridos plug-in (PHEV – Plug-in Hybrid Electric Vehicle). Registando-se uma distribuição de 50/50 na relação entre o número de BEV e PHEV vendidos.
Vendas de Veículos Elétricos em maio de 2020, depois da resiliência, a recuperação.
As vendas de veículos elétricos – híbridos plug-in e 100% elétricos – depois de terem resistido à hecatombe das vendas totais da indústria automóvel, em abril de 2020, recuperam impulsionadas pelas vendas dos híbridos plug-in no mês de maio de 2020.
Vendas de Veículos Elétricos em abril de 2020 resistiram à hecatombe
Apesar do descalabro nas vendas dos automóveis ligeiros com motores poluentes (gasolina e gasóleo) – que caíram 86.5% -, as vendas de veículos elétricos em abril retrocederam apenas 35.4%, tendo atingido uma quota de mercado de 14.4%.
Comunicado UVE – Covid-19 e a indústria automóvel
Não queremos voltar à chamada “normalidade” anterior à atual crise, pois foi essa mesma “normalidade” que nos trouxe até aqui.
Incentivo para compra de Veículos Elétricos em 2020
Foi publicado a 10 de março de 2020 o Despacho n.º 3169/2020, que inclui o Regulamento para a atribuição do Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Baixas Emissões (2020), e foi disponibilizado o formulário on-line para candidatura ao mesmo.